O ano de 2016 foi marcante tanto para Zé Ricardo quanto para Felipe Vizeu. Naquela temporada, os dois começavam as carreiras de técnico e jogador, respectivamente, no time profissional do Flamengo Uma década depois, neste abril de 2026, eles se reencontraram em outro país. Ambos trabalham no Sporting Cristal, do Peru, que vai enfrentar o Palmeiras pela CONMEBOL Libertadores na próxima quinta-feira (16).
O atacante está no clube desde agosto de 2025. Zé Ricardo foi anunciado no último dia 3 e estreou já pela Libertadores, na última semana, contra o Cerro Porteño. O time peruano venceu por 1 a 0, com gol marcado justamente por Vizeu, que começou no banco de reservas.
"Ele (Vizeu) não passava por uma fase muito boa no Campeonato Peruano. E todo artilheiro é cobrado, não tenha dúvida. Ainda mais quando não é local, é estrangeiro. Vem para um clube, tem que jogar, tem que marcar gols. E isso não vinha acontecendo. E eu passei tranquilidade para ele. Porque, acredito, trabalhamos muito nos primeiros três dias", disse Zé Ricardo, em entrevista exclusiva à ESPN.
"O tempo todo eu vinha falando para o Vizeu estar preparado, que as coisas iam acontecer. Feliz que ele tenha feito o gol. Ele me ajudou, mas eu ajudei ele também", completou.
O estilo "paizão" do treinador com o atacante começou ainda na base do Flamengo. Juntos, eles foram campeões da Copinha de 2016.
"O Vizeu foi o artilheiro da nossa equipe. Trouxemos o título na final contra o Corinthians. Foi inesquecível. E o Vizeu foi muito importante naquela campanha. Logo depois (em fevereiro), ele sobe ao profissional. Tinha um elenco bom de sub-20. E depois, em maio, eu acabo subindo também", lembrou o treinador.
"A gente tem uma relação muito boa. Eu conheço bem o Vizeu. É um jogador que se dedica bastante. Passou por alguns problemas, como todos passam, às vezes, de ficar alguns longos períodos sem marcar, algumas contusões que atrapalharam ele. Reencontro ele aqui de forma muito positiva e muito tranquila. Eu acho que tem tudo para ele me ajudar, e também eu ajudá-lo por conhecê-lo", acrescentou.
Zé Ricardo, que comandava o time sub-20 do Flamengo, foi promovido ao profissional em maio de 2016, após a saída de Muricy Ramalho. Ele foi efetivado em julho daquele ano e só deixou o clube em agosto do ano seguinte. De lá, continuou a carreira como técnico.
O treinador e o jogador conquistaram, também juntos, o Campeonato Carioca de 2017. O time foi o terceiro colocado no Brasileirão de 2016.
No primeiro ano como profissional, Vizeu fez oito gols em 26 jogos. Já no ano seguinte, anotou nove bolas na rede em 38 partidas.
Próximos jogos do Palmeiras:
Sporting Cristal (C) - 16/04, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
Athletico-PR (C) – 19/04, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
Jacuipense (C) - 23/04, 19h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
