<
>

River x Vélez pela Libertadores: Conmebol divulga áudios da polêmica; VAR brasileiro 'crava' mão, mas árbitro chileno queria dar gol

Conmebol divulgou nesta quinta-feira (7) os áudios da análise do VAR na partida entre River Plate x Vélez Sarsfield pela Conmebol Libertadores


O empate por 0 a 0 entre River Plate e Vélez Sarsfield que classificou o Fortín para as quartas da Conmebol Libertadores foi marcado por uma grande polêmica: o gol anulado de Matías Suárez. Nesta quinta-feira (7), a Conmebol divulgou os áudios do VAR.

A equipe que operava o vídeo era brasileira. Rafael Traci foi o encarregado da arbitragem de vídeo, enquanto Bráulio da Silva Machado foi o seu auxiliar. Em todo o momento da chamada a dupla sentenciava a mão do atacante argentino.

No entanto, Roberto Tobar não cravava o toque. Durante a análise, o árbitro chileno, por diversos momentos, pedia outros ângulos para enxergar a possível infração de Suárez. Por fim, o comandante do apito anulou o gol da equipe de Marcelo Gallardo.

O gol saiu aos 33 minutos do segundo tempo. Após passe de Enzo Pérez, Barco tirou a marcação e cruzou na segunda trave para Matías Suárez chegar completando para o gol. No entanto, no momento em que cabeceia, a bola toca em seu braço.

Veja abaixo o diálogo:

VAR: “Vamos ao cruzamento. Mais atrás, vamos pegar direto. Vem de trás. Quero a micro para ver se é só cabeça. Pausa, aí. Uma outra câmera. Estamos checando uma possível mão do atacante. Looping. Pega na mão. Quando bate, pode ver que toca”.

VAR: "Tobar, possível mão no gol”.

Roberto Tobar: “Vamos, estou aqui”.

VAR: “Está no ponto de contato”.

Roberto Tobar: “Deixa ela correr. Me dá outro ângulo”.

Roberto Tobar: “Para mim é gol”.

VAR: “Creio que é a melhor imagem. Cabeceia e há uma troca de direção”.

Roberto Tobar: “Não me parece. Tenho que ver de novo”.

VAR: “Pega na mão. O atacante cabeceia em seu próprio braço que está aberto e faz o gol”.

Roberto Tobar: “A ver. Me dá outro (ângulo). Esta para trás. Outra mais”.

VAR: “Calma, vamos mostrar de novo. Tranquilo, tome o seu tempo. Olha, o atacante cabeceia, pega em seu braço e há mudança de direção”.

VAR: “Está aí o ponto de contato. Ele cabeceia e está em ponto de contato, certo? Deixa continuar. Tira com a mão, braço. Me parece mão, me parece para anular”.


Agora, o Vélez enfrentará o Talleres nas quartas de final. O time eliminou o Colón nas oitavas com vitória por 2 a 0 fora de casa na última quarta-feira.

No final de semana, as duas equipes voltam a campo pela 7ª rodada do Campeonato Argentino. O River enfrentará o Godoy Cruz, enquanto o Vélez encara o Colón.