De um lado, Vinicius Jr. e Rodrygo com a companhia de Jude Bellingham. Do outro, Robert Lewandowski lado a lado novamente com Ilkay Gundogan e companhia. Que Real Madrid e Barcelona puxam toda a atenção do futebol espanhol, ninguém duvida. Mas resumir LALIGA a essas duas potências é injusto.
No dia que o Campeonato Espanhol inicia a temporada 2023/24 com duas partidas (Almería x Rayo Vallecano e Sevilla x Valencia, ambas com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+), o ESPN.com.br apresenta a você, fã de esporte, o Guia completo de LALIGA, com dados, informações e opiniões sobre os 20 clubes da elite do país.
Para a edição deste ano, escalamos a dupla Rogério Vaughan e Paulo Calçade para o desafio de montar um "Power Ranking" do campeonato, que nada mais é que do apontar quem chega mais forte para a disputa e por quê. Vale ressaltar que não se trata de uma previsão da classificação final, mas sim um roteiro do que esperar de cada equipe.
Para tornar a análise mais precisa, elencamos quatro categorias:
ELENCO - qualidade do plantel que cada equipe tem à disposição
TÉCNICO - capacidade do treinador escolhido para estar à frente do projeto
MERCADO - desempenho dos clubes na janela de transferência, entre chegadas e saídas
ÚLTIMAS CAMPANHAS - rendimento dos times em anos recentes na competição
Cada uma dessas categorias vale de 1 a 5 pontos. Ou seja, os clubes podem ter de 4 a 20 pontos ao todo nessa projeção feita pelo nosso time. A partir disso, tentamos chegar a algumas respostas que certamente passam pela cabeça do fã de LaLiga.
Real Madrid ou Barcelona, quem chega mais forte para a disputa do título? O Atlético de Madrid, em mais um ano com Diego Simeone, pode se intrometer entre eles? Existe alguém capaz de surpreender? Tentamos responder essas e outras questões abaixo:

(Conteúdo patrocinado por Betfair, Motorola, Claro, Ford e Corega)
Real Madrid - 18 pontos
ELENCO -
A qualidade é impressionante. Aposta bastante em jovens e já trabalha no processo de renovação de estrelas. Falta um goleiro na vaga do machucado Courtois e um 9 para assumir o lugar de Benzema.
TÉCNICO -
Carlo Ancelotti é fenomenal, um dos mais vitoriosos da história (não à toa, é o maior campeão da Champions League). Vai conviver com especulações sobre assumir a seleção brasileira, mas isso não deve tirar seu foco.
MERCADO -
Jude Bellingham é tiro certo, enquanto as apostas em Arda Güler e Brahim Díaz também são interessantes. Pecou ao não encontrar o substituto de Karim Benzema até a estreia, mas a janela continua aberta.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Campeão duas vezes nos últimos cinco anos e presença constante no G-4 desde 1999/00. Tanta regularidade é prova da mistura de tradição da camisa e trabalho feito com qualidade, além, claro, do dinheiro.
TIME-BASE
Lunin; Carvajal, Éder Militão, Alaba e Mendy; Valverde, Kroos (Tchouaméni) e Camavinga; Bellingham; Rodrygo e Vinicius Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.
COTAÇÃO ESPN: GRANDE FAVORITO
Provavelmente seria o time a ser batido caso conseguisse contratar Mbappé, o que possivelmente deve ficar para 2024 (quando chegará também Endrick). Sem um atacante para fazer companhia a Rodrygo e Vinicius Jr., vai ter que mudar sua maneira de jogar e fortalecer o meio-campo, onde possui um número mais vasto de opções. O sucesso na liga dependerá dessa adaptação tática.
Barcelona - 17 pontos
ELENCO -
Possivelmente sofrerá alterações até o fechamento da janela, mas o que Xavi tem à disposição é suficiente para garantir uma boa temporada, sobretudo no Campeonato Espanhol.
TÉCNICO -
Xavi tem excelentes ideias e identificação com o clube, mas é jovem e precisa de mais experiência. Tem o grande desafio de reinserir o Barça no cenário europeu.
MERCADO -
Sonhou com a volta de Messi, que não aconteceu. Venceu a queda de braço com o Manchester City por Gundogan, mas ainda busca um substituto para Dembélé. Neymar, de saída do PSG, não parece estar nos planos.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Como o Real Madrid, venceu duas das últimas cinco edições de LaLiga. É presença constante no topo da tabela, mesmo em momentos recentes de turbulências nos bastidores.
TIME-BASE
Ter Stegen, Koundé, Ronald Araújo, Christensen e Balde; Gündogan, Frenkie de Jong e Pedri; Raphinha, Lewandowski e Gavi. Técnico: Xavi.
COTAÇÃO ESPN: GRANDE FAVORITO
Nesse momento, com mais três semanas de janela e antes de a bola rolar, é praticamente impossível deixar Real Madrid e Barcelona em prateleiras diferentes. É o atual campeão, com um ano de adaptação ao modelo de Xavi e com novidades interessantes no elenco. Certamente brigará pelo título, mas ficará ainda mais forte se conseguir adicionar mais duas ou três peças para o time titular.
Atlético de Madrid - 16 pontos
ELENCO -
Rivaliza com as duas grandes potências do país, embora não tenha jogadores como Vinicius Jr. ou Lewandowski para fazer a diferença. Ainda assim, se dá ao luxo de "esnobar" o talentoso João Félix.
TÉCNICO -
Diego Simeone revolucionou o clube quando assumiu, há mais de uma década, e ainda ostenta o título de técnico mais longevo da liga. Entra em seu último ano de contrato como o grande nome colchonero.
MERCADO -
Não é tão animador, mas conseguiu dar mais experiência ao elenco com nomes como Soyuncu, ex-Leicester, e Azpilicueta, ex-Chelsea. Ainda falta peças, sobretudo na parte ofensiva.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
É sempre uma equipe competitiva e valente, a ponto de ser o único a tirar Real Madrid e Barcelona do topo da tabela. Foi campeão há dois anos quando ninguém esperava.
TIME-BASE
Oblak; Nahuel, Giménez, Savic, Soyuncu e Carrasco; De Paul, Koke e Llorente; Griezmann e Morata. Técnico: Diego Simeone.
COTAÇÃO ESPN: INTROMETIDO PELO TÍTULO
Quem duvida do Atlético de Madrid dirigido por Simeone, não sabe bem do que clube e técnico são capazes. Se Barça e Real largam como grandes favoritos ao título, a equipe colchonera tem material humano e trabalho para se infiltrar nessa disputa e aproveitar algum deslize dos rivais para festejar ao fim da temporada.
Betis - 14 pontos
ELENCO -
Manteve referências (Bravo, Guardado, Fekir), apesar da aposentadoria de Joaquín, e ainda se fortaleceu com Isco, ex-Real Madrid. Ganhou casca para a temporada.
TÉCNICO -
Manuel Pellegrini comandou Real Madrid e Manchester City. É um cara experiente, de personalidade tranquila e que já foi campeão com o Betis, da Copa do Rei. Sem dúvida um diferencial.
MERCADO -
Isco é o grande nome de um time que não gastou um centavo em reforços. Ayoze Pérez (ex-Leicester), Marc Bastra (ex-Barcelona) e Marc Roca (ex-Leeds) também chegaram.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Depois de muito penar na parte inferior da tabela, se consolidou como quinta ou sexta força da Espanha em anos recentes. O 6º lugar da temporada passada é parâmetro para a atual.
TIME-BASE
Bravo; Sabaly, Luiz Felipe, Bartra e Miranda; Guido, Marc Roca e Isco; Rodri, Borja Iglesias e Ayoze Pérez. Técnico: Manuel Pellegrini.
COTAÇÃO ESPN: BRIGA POR CHAMPIONS
Tem jogadores de qualidade, uma base já montada, o mesmo técnico para a quarta temporada seguida e tradição. Os ingredientes são completamente favoráveis ao Betis, que entra no Campeonato Espanhol disposto a brigar por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Conseguir atingir esse objetivo vai depender de outros fatores.
Comentarista da ESPN, Ubiratan Leal destrincha clubes que podem surprender rivais de El Clásico na temporada
Real Sociedad - 14 pontos
ELENCO -
Perdeu o agora aposentado David Silva, que já não era tão utilizado assim, mas ainda consegue extrair muita coisa no cenário nacional. Precisa ver como vai reagir com o calendário da Champions.
TÉCNICO -
Imanol Alguacil é muito bom treinador. No clube desde dezembro de 2018, mudou o patamar da equipe e a levou novamente à Champions League, um feito e tanto.
MERCADO -
Poucos nomes interessantes chegaram (Traoré, ex-Rennes, e André Silva, ex-Leipzig, são as maiores novidades). Tem o restinho de janela para buscar uma oportunidade.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Desde que o atual técnico assumiu, jamais ficou abaixo do 11º lugar. E tem crescido ano a ano, a ponto de acabar a temporada passada atrás somente de Barcelona, Real Madrid e Atlético.
TIME-BASE
Remiro; Traoré, Zubeldia, Le Normand e Aihen Muñoz; Zubimendi, Brais Méndez e Mikel Merino; Kubo, Sadio e Oyarzabal. Técnico: Imanol Alguacil.
COTAÇÃO ESPN: BRIGA POR CHAMPIONS
Se chegou à Liga dos Campeões na temporada passada, com basicamente a mesma base e o método de trabalho do mesmo treinador, é naturalmente um candidato a repetir isso. Sonhar com o top 3 parece irreal para o atual momento, mas o clube tem a capacidade de se consolidar cada vez mais.
Sevilla - 14 pontos
ELENCO -
Conta com jogadores importantes, desde os mais veteranos (Navas, Rakitic e Papu Gómez) até os mais jovens. Elenco é capaz de entregar uma boa campanha na liga.
TÉCNICO -
José Luis Mendilibar consertou um navio que estava afundando nas mãos de Jorge Sampaoli. O trabalho excepcional rendeu o título da Europa League, mas precisa ser mais consistente em LaLiga.
MERCADO -
Raras novidades, como Badé, ex-Rennes, e Sow, que estava no Eintracht Frankfurt. Preferiu apostar no elenco que já tinha em vez de buscar uma reformulação. Janela aberta ainda é aliada.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Se a temporada passada foi ruim, com o 12º lugar, os últimos anos pesam para uma nota maior. Sempre fica entre 4º e 6º lugar, algo que certamente será meta para a nova campanha.
TIME-BASE
Dimitrovic; Jesús Navas, Bade, Gudelj e Acuña; Fernando, Sow e Rakitic; Ocampos, En Nesyri e Suso. Técnico: José Luis Mendilibar.
COTAÇÃO ESPN: BRIGA POR CHAMPIONS
No ano passado, foi vítima de um movimento ruim de mercado, que deixou o clube sem a dupla de zaga menos vazada do país (Koundé e Diego Carlos). Agora, fortaleceu um time já experiente e entra respaldado pela conquista da Europa League para retomar o patamar de G-4 com a qual se acostumou na última década.
Villarreal - 12 pontos
ELENCO -
É o sétimo grupo mais valioso de LaLiga, então não dá para dizer que falte qualidade. Talvez ainda precise de um jogador que desequilibre para sonhar alto.
TÉCNICO -
Quique Setién tem passagens por Betis e também Barcelona, onde realizou um trabalho curtíssimo e de pouco sucesso. É um treinador criativo e que às vezes peca por ser ousado demais.
MERCADO -
A grande novidade é Alexander Sorloth, atacante que estava no Leipzig e chega para fazer companhia a Gerard Moreno. Mas vai lamentar as saídas de Nicolas Jackson, Pau Torres e Samuel Chukwueze.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Foi o 5º colocado no ano passado, embora não tenha disputado tanto assim a vaga na Champions com a Real Sociedad. É consistente: nos últimos dez anos, só ficou uma vez abaixo do 7º lugar.
TIME-BASE
Reina; Foyth, Mandi, Jorge Cuenca e Pedraza; Parejo, Capoue e Baena; Gerard Moreno, Sorloth e Yéremi Pino. Técnico: Quique Setién.
COTAÇÃO ESPN: LUTA PELO G-6
Sempre está na disputa por vagas em torneios europeus, mesmo que ainda falte algo para ser efetivamente um time de Liga dos Campeões. Se repetir as campanhas recentes, em que garante uma média de 60 pontos, pode sonhar com algo maior desde que os concorrentes ajudem.
🟡 𝐃𝐎𝐑𝐒𝐀𝐋𝐄𝐒 𝐃𝐄𝐋 𝐕𝐈𝐋𝐋𝐀𝐑𝐑𝐄𝐀𝐋 𝟐𝟑-𝟐𝟒 🟡
— Villarreal CF (@VillarrealCF) August 8, 2023
➕ Info: https://t.co/6G3aLEAUA7 pic.twitter.com/Suotv2NiH4
Athletic Bilbao - 11 pontos
ELENCO -
O Athletic tem um grupo consistente e homogêneo, com um ou outro foco maior de qualidade, mas que é "prejudicado" pela regra de não poder contar com nomes fora do país basco.
TÉCNICO -
Ernesto Valverde é um trunfo desse time. Já foi do Barcelona, onde acabou defendido publicamente por Messi ao ser dispensado, e está na 4ª passagem pelo clube. Muito experiente.
MERCADO -
Tem a dificuldade de não abrir exceções na regra de contratar nomes que não têm origem basca. Chegou a sonhar com a volta de Aymeric Laporte, zagueiro do City, mas por enquanto vai com poucas novidades.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Pela tradição que possui, poderia estar até melhor, mas é fato que não passa apertos na liga. Nas últimas cinco edições, variou entre 11º e 8º, posição da temporada passada, já com Valverde.
TIME-BASE
Unai Simón; De Marcos, Yeray, Dani Vivian e Lekue; Ruiz de Galarreta, Sancet e Vesga; Nico Williams, Guruzeta e Iñaki Williams. Técnico: Ernesto Valverde.
COTAÇÃO ESPN: MEIO DE TABELA
Pela restrita política de contratações, tem uma imensa dificuldade de competir com equipes que podem contratar jogadores de fora do país e, portanto, qualificar seus elencos. O Athletic conta com bones nomes, mas a limitação do elenco é um ponto que não permite que o clube voe mais alto do que tem acontecido recentemente.
👕 Los dorsales del Athletic Club para la temporada 2023-24.
— Athletic Club (@AthleticClub) August 9, 2023
🔗 https://t.co/l84vTkxyhB
🔥 ¡Esto empieza ya! #AthleticClub 🦁 pic.twitter.com/nymhV5Oa6F
Osasuna - 10 pontos
ELENCO -
Oferece poucas opções para quem sonha em disputar ano a ano vagas em competições europeias. Vai precisar se desdobrar para atingir objetivos maiores em 2023/24.
TÉCNICO -
Jagoba Arrasate está no clube desde julho de 2018 e fez um trabalho magnífico na temporada passada. Além de bem na liga, foi vice da Copa do Rei. É o destaque do clube.
MERCADO -
Sem tanto dinheiro, o clube investe jogadores a custo zero, como o zagueiro Catena, ex-Rayo Vallecano, e o ponta Arnáiz, que era do Leganés. Pouco animador, mas pode dar liga.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Ser o 7º colocado, à frente de equipes com Athletic Bilbao, Valencia e Sevilla, é motivo de comemoração para o clube, que terá o desafio de fazer algo parecido no próximo ano.
TIME-BASE
Aitor; Rubén Peña, Catena, David García e Mojica; Lucas Torró, Moncayola e Aimar Oroz; Chimy, Budimir e Moi Gómez. Técnico: Jagoba Arrasate.
COTAÇÃO ESPN: MEIO DE TABELA
Repetir a campanha da temporada passada, com a 7ª posição e uma vaga nos playoffs da Conference League, seria um sonho e tanto para o modesto clube de Pamplona. Entra inicialmente para se garantir no top 10, mas com chance de se aproveitar de tropeços dos concorrentes para, quem sabe, beliscar colocações melhores.
❤️ Europa, mañana nos volvemos a ver.#WeAreConference pic.twitter.com/jDZuG4QTO5
— C. A. OSASUNA (@Osasuna) August 6, 2023
Celta - 9 pontos
ELENCO -
Um grupo de trabalho de poucas peças, mas com algum resquício de qualidade. Se conseguir segurar Gabri Veiga, desejado por times ingleses e o Napoli, ótimo. Sem ele, a vida será mais complicada...
TÉCNICO -
Rafe Benítez já dirigiu alguns dos maiores times do mundo, tem uma porção de títulos e trabalhos de sucesso. Neste momento, empresta sua experiência ao Celta, que lhe oferece a chance de voltar ao mercado.
MERCADO -
Movimentos pouco empolgantes, com as chegadas de Carles Pérez (ex-Roma), Manu Sánchez (ex-Atlético de Madrid) e Jonathan Bamba (ex-Lille). Meta é segurar Veiga ou repor com o dinheiro que entrar.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Vem de um modestíssimo 13º lugar, três pontos acima do primeiro rebaixado, que foi o Valladolid. É ruim para quem, há menos de dez anos, chegou a ser o 6º colocado.
TIME-BASE
Iván Villar; Mingueza, Aidoo, Unai Núñez e Manu Sánchez; Fran Beltrán, Gabri Veiga, Carles Pérez e Bamba; Iago Aspas e Larsen. Técnico: Rafa Benítez.
COTAÇÃO ESPN: FIGURANTE
Destaque do Celta nesse momento é o treinador, num típico casamento de "um precisa do outro". Se o clube buscava alguém experiente para assumir o projeto, Benítez tem a chance de, fora dos holofotes dos grandes clubes, mostrar o que é capaz de produzir com recursos tão limitados.
Getafe - 9 pontos
ELENCO -
Como a maioria dos times da primeira divisão espanhola, careca de qualidade no grupo de jogadores e vai precisar trabalhar de maneira reativa para obter resultados.
TÉCNICO -
Pepe Bordalás é um especialista na criação de sistemas defensivos muito fortes e bem difíceis de penetrar. A tendência é que aplique essas ideias no Getafe, o que dificultará a vida dos adversários.
MERCADO -
Omar Alderete, ex-Hertha, e Portu, que estava na Real Sociedad, são os reforços que custaram mais caro ao clube. Não há dinheiro em abundância, o que atrapalha qualquer realização de mercado.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Apenas o 15º colocado na temporada passada, acima somente de Valencia e Almería entre os times não rebaixados. Vai precisar superar essa posição, que repetida nas últimas três temporadas.
TIME-BASE
David Soria; Damián, Mitrovic, Alderete e Gastón; Djene, Maksimovic, Aleña e Portu; Latasa e Mata. Técnico: Pepe Bordalás.
COTAÇÃO ESPN: MERO FIGURANTE
Não esperem um Getafe afeito a jogos ofensivos e criatividade para furar defesas adversárias. O clube tem tudo para fazer o manual básico de quem precisa sobreviver: se defender com muita energia e buscar uma bola no contra-ataque. É assim que a equipe espera evitar riscos maiores de rebaixamento.
🙌 ¡No se para! 🙌#VamosGeta pic.twitter.com/3ZdJdVesu7
— Getafe C.F. (@GetafeCF) August 9, 2023
Girona - 9 pontos
ELENCO -
Um elenco que mescla jovens, como o recém-chegado Pablo Torre, ex-City, e o brasileiro Savinho, que era do Atlético-MG, com veteranos, como Cristhian Stuani e Daley Blind, outra novidade.
TÉCNICO -
Míchel está no clube desde julho de 2021 e possui contrato longo, até 2026. Fez boa campanha no ano passado, o que coloca pressão extra para tentar subir de patamar agora.
MERCADO -
Tem uma posição privilegiada em relação à boa parte do campeonato, por fazer parte do Grupo City, mas nem assim consegue elevar o potencial de seu time nas janelas de transferência. Perdeu Castellanos e repôs com o ucraniano Artem Dovbyk.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Em dois anos com Míchel, subiu na segunda divisão após o 6º lugar no geral e depois ficou em 10º, em uma campanha que teve mais derrotas que vitórias.
TIME-BASE
Gazzaniga; Arnau, David López, Blind e Miguel Gutiérrez; Aleix García, Yangel Herrera e Pablo Torre; Tsygankov, Dovbyk e Savinho. Técnico: Míchel.
COTAÇÃO ESPN: MERO FIGURANTE
Pela ligação com o Manchester City, tem a obrigação de pensar em campanhas melhores em LaLiga. O máximo que já conseguiu foi o 10º lugar, na temporada passada e antes em 2017/18. Tem capacidade para mais, embora mirar uma vaga na Europa neste momento soe irrealista.
El 9⃣ ja té propietari!
— Girona FC (@GironaFC) August 9, 2023
Mallorca - 9 pontos
ELENCO -
Time rodado, com só um jogador abaixo dos 23 anos, o que ajuda nos momentos mais "enroscados". Tem bagagem para encarar o peso do campeonato.
TÉCNICO -
Javier Aguirre larga na frente de outros pela experiência, inclusive internacional, com passagem pela seleção do México. Sua rodagem pode ser um trunfo na hora decisiva da temporada.
MERCADO -
Principal novidade é o atacante Cyle Larin, que era do Valladolid e foi comprado por 7,5 milhões de euros. Aguirre ganhou reforços também no meio-campo e na defesa, mas nada acima da média.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Melhorou consideravelmente de uma temporada para a outra, saltando do 16º lugar para o 8º. É costumeiramente um time que fica abaixo do top 10, mas a última campanha anima.
TIME-BASE
Rajkovic; Maffeo, Valjent, Raíllo, Copete e Jaume Costa; Mascarell, Dani Rodríguez e Morlanes; Muriqi e Larin. Técnico: Javier Aguirre.
COTAÇÃO ESPN: MEIO DE TABELA
Primeiro objetivo precisa ser evitar o rebaixamento, que é a maior preocupação para grande parte dos times da liga. Muito além disso é um sonho de difícil realização.
🇨🇦 𝟭𝟳. Cyle Larin pic.twitter.com/4Wpdh77UZk
— Real Mallorca (@RCD_Mallorca) August 6, 2023
Cádiz - 8 pontos
ELENCO -
Limitado, mas com quantidade maior de jogadores do que os concorrentes pela parte inferior da tabela.
TÉCNICO -
Sergio está no comando do Cádiz desde janeiro de 2022 e mais dois anos de contrato, até 2025. O desafio é fazer de tudo para manter o clube na primeira divisão.
MERCADO -
Bastante movimentado, com 14 contratações e 12 saídas, o que naturalmente atrapalhará uma equipe que precisa conseguir conjunto rapidamente.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Em três temporadas na primeira divisão, passou duas raspando na luta contra o rebaixamento. A boa notícia é que se salvou.
TIME-BASE
Ledesma; Iza Carcelén, Fali, Luis Hernández e Javi Hernández; Escalante, Alcaraz, Rubén Sobrino e Darwin Machis; Guardiola e Roger Martí. Técnico: Sergio.
COTAÇÃO ESPN: MEIO DE TABELA É O MÁXIMO
A tendência é que fique na parte intermediária ou inferior da tabela, como acontece desde que subiu à primeira divisão. Esperar mais do que isso é sonhar com algo que realmente não acontecerá.
𝗦𝗘𝗥𝗚𝗜💥𝗚𝗨𝗔𝗥𝗗𝗜𝗢𝗟𝗔 pic.twitter.com/0r3ckYnbuX
— Cádiz Club de Fútbol (@Cadiz_CF) August 9, 2023
Rayo Vallecano - 7 pontos
ELENCO -
Uma porção de jogadores acima de 30 anos, entre eles Radamel Falcao Garcia, que segue por lá. Tem mais opções que outros clubes, mas carece de cuidados físicos.
TÉCNICO -
Francisco Rodríguez tem pouquíssima experiência. Foi nomeado treinador da equipe ao fim da temporada passada e tem apenas um ano de contrato. Vai precisar se mostrar.
MERCADO -
Florian Lejeune, zagueiro que era do Alavés, foi o único que custou dinheiro aos cofres do clube, que vai tentar aproveitar o restante da janela para buscar alternativas.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Vai para o terceiro ano na primeira divisão, onde passou as duas últimas temporadas em 12º lugar. Não termina no top 10 desde 2012/13.
TIME-BASE
Dimitrievski; Balliu, Aridane, Lejeune e Pacha Espino; Óscar Valentín, Unai López e Trejo; Isi, Raúl de Tomás e Álvaro García. Técnico: Francisco Rodríguez.
COTAÇÃO ESPN: MEIO DE TABELA
Em um campeonato que promete briga forte contra o rebaixamento, terminar no meio da tabela já estaria no lucro. Essa é a meta realista do clube antes de pensar em qualquer coisa mais otimista.
📸 XI ⚡️ pic.twitter.com/jeQZNv0p32
— Rayo Vallecano (@RayoVallecano) August 6, 2023
Granada - 6 pontos
ELENCO -
Time fez sucesso na segunda divisão e não se reforçou o suficiente para almejar nada além da permanência. Veterano José Callejón é o principal nome.
TÉCNICO -
Paco López chegou em novembro de 2022 e conseguiu subir para a primeira divisão. Costuma operar alguns "milagres" na carreira, em equipes mais modestas, então merece um pouco mais de destaque em relação a outros.
MERCADO -
Jesús Vallejo, ex-Real Madrid, e Shon Weissman, que era do Valladolid, são os principais nomes buscados pelo Granada para a temporada que se inicia agora.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Chegou a ser 6º colocado, depois ficou em 9º, mas acabou rebaixado em 2021/22. Foi campeão da segunda divisão na temporada passada e retorna à elite com moral.
TIME-BASE
Ferreira; Ricard, Vallejo, Miquel e Carlos Neva; Gumbau, Sergio Ruiz e Melendo; Antonio Puertas, Uzuni e Callejón. Técnico: Paco López.
COTAÇÃO ESPN: SONHA COM MEIO DA TABELA
Parece estar em vantagem em relação aos times que subiram com ele para a primeira divisão. Pode almejar algo mais do que apenas lutar contra o rebaixamento, mas, para isso, precisará de um esforço imenso coletivo.
👍🏼❤️🆕
— Granada CF ❤️⚪️ (@GranadaCF) August 9, 2023
¡Bienvenido, Manafá! #𝙀𝙩𝙚𝙧𝙣𝙖𝙇𝙪𝙘𝙝𝙖 🇦🇹 pic.twitter.com/eU5exDAXni
Valencia - 6 pontos
ELENCO -
O Valencia tem um grupo de jogadores restrito, em que é difícil enxergar uma qualidade extra para resolver partidas individualmente. Precisa de um coletivo forte e bom ambiente para sonhar com voos maiores.
TÉCNICO -
Rubén Baraja tem poucos meses de clube como técnico, pois chegou em fevereiro. Até agora não fez nenhum trabalho marcante. A seu favor, apenas a mística de ter atuado como jogador da equipe, entre 2000 e 2010.
MERCADO -
Só duas contratações (zagueiro Ozkacar e volante Pepelu), mais as saídas de Yunus Musah e Edinson Cavani. Bem pouco para um time que precisava colocar quantidade e, sobretudo, qualidade.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Sempre uma força sólida da liga, não à toa foi campeão em 2003/04 e chegou a duas finais de Champions League há duas décadas. Mas não faz boa campanha desde o 4º lugar de 2018/19. A 14ª posição da temporada passada foi bem aquém da expectativa.
TIME-BASE
Mamardashvili; Thierry Correia, Gabriel Paulista, Diahaby e Gayá; Pepelu, Javi Guerra e Almeida; Diego López, Hugo Duro e Jesús Vázquez. Técnico: Rubén Baraja.
COTAÇÃO ESPN: BRIGA LÁ EMBAIXO
Tem um problema gravíssimo para resolver, que é a falta de investimentos na proporção que a tradição da equipe exige. Já fez uma temporada passada abaixo do potencial, mexeu pouco no elenco e entra pressionado inclusive por protestos de torcida.
🦇 @RubenBaraja #ADNVCF pic.twitter.com/wx8P5TbKza
— Valencia CF (@valenciacf) August 8, 2023
Alavés - 4 pontos
ELENCO -
Possui um plantel pequeno, pelas limitações orçamentárias de um clube que acaba de voltar à elite, mas ainda tem alguns dias de janela para tentar se fortalecer mais para a temporada.
TÉCNICO -
Luis García passou por equipes como Elche, Levante, Getafe, Villarreal e Mallorca, mas sem deixar um trabalho marcante. Caberá a ele encontrar soluções para salvar o Alavés.
MERCADO -
Dez novos jogadores chegaram, com maior destaque para Antonio Blanco, volante que pertence ao Real Madrid, e Ander Guevara, da Real Sociedad. Giuliano Simeone, emprestado, é aposta.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Passou seis temporadas seguidas em LaLiga, com no máximo um 9º lugar, e subiu via playoffs. Pouco destaque.
TIME-BASE
Sivera; Joseda, Sedlar, Aboar e Rubén Duarte; Antonio Blanco, Guevara e Guridi; Alkain, De La Fuente e Luis Rioja. Técnico: Luis García.
COTAÇÃO ESPN: CANDIDATO À REBAIXAMENTO
Jogará basicamente com a base da segunda divisão na primeira, um campeonato bem mais disputado e de nível elevado. Precisa de contratações urgentes para aliviar uma situação que é preocupante. De cara, entra somente para tentar a salvação, que será bem difícil.
©️ 𝙆𝙖𝙥𝙞 👊💙#PróximaParadaPrimera pic.twitter.com/90GzJno38w
— Deportivo Alavés (@Alaves) August 9, 2023
Almería - 4 pontos
ELENCO -
Plantel limitado e com poucas opções para uma campanha que almeje algo mais do que se salvar do rebaixamento. Brasileiros Lázaro e Kaiky são esperanças.
TÉCNICO -
Vicente Moreno é um treinador que rodou bastante, foi parar até na Arábia Saudita e foi o escolhido para comandar a modesta equipe do Almería. Terá que se provar em meio à disputa pelo rebaixamento.
MERCADO -
Principal reforço é o atacante Luis Suárez, ex-Olympique de Marselha, que custou 8 milhões de euros. Mercado modesto e sem muitos motivos para ânimo da torcida.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Passou raspando do perigo de rebaixamento ao acabar em 17º lugar na temporada passada. Ficou seis anos afastado da elite, então pouco brilhou recentemente.
TIME-BASE
Fernando; Pubill, Edgar, Babic e Akieme; Robertone, Melero e Arribas; Lázaro, Luis Suárez e Embarba. Técnico: Vicente Moreno.
COTAÇÃO ESPN: CANDIDATO À REBAIXAMENTO
Assim como os times que acabaram de subir, o Almería também começa a temporada como candidato ao rebaixamento. Vai precisar mostrar algo diferente para seguir na elite, o que é difícil em meio a um elenco limitado. Se encontrar rapidamente uma maneira de atuar com o novo técnico e aproveitar os jogos em casa, a esperança aumenta.
🤩 L U I S S U Á R E Z 🤩 pic.twitter.com/aq9s9YVEBb
— UD Almería (@U_D_Almeria) August 6, 2023
Las Palmas - 4 pontos
ELENCO -
Um elenco limitado, com alto número de contratações (11) e maior ainda de saídas (14), mas mantendo a promessa de uma equipe "humilde" do presidente Miguel Ángel Ramírez.
TÉCNICO -
Francisco Pimienta se formou como treinador na base do Barcelona e carece de mais experiência na primeira divisão. Subiu como vice-campeão da segunda divisão, mas com um porém: seus times costumam empatar muito.
MERCADO -
Fechou com alguns reforços, basicamente ligados à Liga espanhola, mas só pagou por um (o atacante Sandro Ramírez, ex-Huesca). Pelas restrições financeiras, impossível imaginar que possa fazer algo diferente até o fim da janela.
ÚLTIMAS CAMPANHAS -
Volta à elite espanhola depois de cinco anos na segunda divisão. Desde 1978/79, quando foi 6º colocado da primeira divisão, não consegue ir acima do 11º lugar.
TIME-BASE
Vallés; Araujo, Alex Suárez, Saúl Coco e Sinkgraven; Loiodice, Jonathan Viera e Javi Muñoz; Moleiro, Sandro e Munir. Técnico: Francisco Pimienta.
COTAÇÃO ESPN: CANDIDATO À REBAIXAMENTO
Além da imensa dificuldade que todo time que sobe para a primeira divisão enfrenta naturalmente, o Las Palmas tem a restrição financeira como mais um problema a enfrentar. É difícil imaginar uma temporada em que Los Canariones terão que lutar a cada rodada pela sobrevivência. E, possivelmente, caírem mesmo com os esforços.
👋🏽 ¡Buenas noches, afición!#LasPalmasEsDePrimera 💛💙#LaUniónHaceLasPalmas pic.twitter.com/BEuynFvQVh
— UD Las Palmas (@UDLP_Oficial) August 5, 2023