<
>

LaLiga anuncia que irá investigar racismo contra Vinicius Jr. em Valencia x Real e diz o que pode acontecer se provar 'delito de ódio'

Após os tristes episódios de racismo contra Vinicius Jr. ocorridos neste domingo (21), durante o jogo entre Valencia e Real Madrid, LaLiga emitiu comunicado e afirmou que iniciará investigação.

A entidade que organiza o Campeonato Espanhol informou que solicitou as imagens das câmeras de TV e do estádio.

"Após os incidentes ocorridos durante Valencia x Real Madrid, no Estádio Mestalla, LaLiga informa que solicitou as imagens disponíveis para investigar os fatos. Uma vez concluída a investigação, no caso de detectar algum delito de ódio, LaLiga procederá para tomar as ações legais oportunas", escreveu.

"LaLiga também investigará as imagens em que supostamente foram proferidos insultos racistas contra Vinicius Jr. nos exteriores do estádio", seguiu.

A organização também afirmou que "vem se mostrando proativa" em relação aos incidentes racistas contra Vini.

"LaLiga apresentou denúncia em nove ocasiões nas últimas duas temporadas ante o Comitê de Competições da RFEF, Comissão Estatal contra Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte nas seguintes situações:

  1. Barcelona – Real Madrid: 24 de outubro de 2021

  2. Mallorca – Real Madrid: 14 de março de 2022

  3. Atlético de Madrid – Real Madrid: 18 de setembro de 2022

  4. Real Valladolid – Real Madrid: 30 de dezembro de 2022

  5. Real Madrid – Atlético de Madrid: 26 de janeiro 2023

  6. Mallorca – Real Madrid: 5 de fevereiro de 2023

  7. Osasuna – Real Madrid CF: 18 de fevereiro de 2023

  8. Real Betis – Real Madrid: 5 de março de 2023

  9. Barcelona – Real Madrid: 19 de março de 2023", reportou.

"LaLiga leva anos lutando contra esse tipo de comportamento e fomentando os valores positivos no esporte, não só no terreno de jogo, como também fora dele", finalizou.

Neste domingo, a partida ficou paralisada por cinco minutos após Vinicius Jr. se chamado de "macaco" diversas vezes por torcedores do Valencia.

O brasileiro acabou sendo expulso na parte final do duelo, após acertar a mão no rosto de um rival, levando vermelho direto depois de revisão no VAR.

No fim das contas, o Valencia venceu a partida por 1 a 0.

Próximos jogos do Valencia:

Próximos jogos do Real Madrid: