<
>

'Pelé foi extraordinário, mas...': ex-Napoli explica por que Maradona foi 'maior jogador do século'

Maradona (à direita) e Carnevale durante jogo do Napoli Alessandro Sabattini/Getty Images

Campeão italiano depois de 33 anos, o Napoli entra em campo contra o Monza, neste domingo, às 10h (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+. Da última vez que levantou a taça da Serie A, o clube napolitano contava com o talento de Diego Armando Maradona. A fase do argentino era tão boa entre o meio dos anos 80 e o começo dos 90, que o antigo camisa 10 foi comparado até mesmo a Pelé, considerado o maior jogador de todos os tempos.

"Diego era um monstro sagrado. Eu tenho enorme estima por Pelé. Eu era criança quando ele jogava, mas via Pelé fazendo tudo o que fazia. Era extraordinário, um jogador extraclasse absoluto. Na minha época, éramos todos enamorados de Pelé. Mas, devo dizer uma coisa... Pelé foi extraordinário, três vezes campeão do mundo, mas tenho a impressão que Diego era o extraclasse absoluto. Na minha visão, Diego foi o maior jogador do século, junto com Pelé", disse Andrea Carnevale, ex-atacante do Napoli, ao ESPN.com.br.

O ex-jogador foi colega de equipe do argentino entre 1986 e 1990 no clube napolitano, sendo bicampeão italiano e vencendo uma Copa da Itália e uma Copa da Uefa.

"Foi belíssimo poder jogar ao lado dele e ser seu companheiro. Ele era meu amigo querido do coração, um rapaz generoso, o motor do nosso time, de personalidade maravilhosa. Era um jogador que sempre queria o melhor para o Napoli e para Nápoles. Ele amava o povo napolitano, queria dar vitórias e glórias ao povo napolitano. E sendo totalmente honesto: se nosso time não tivesse Maradona, não teríamos vencido o que vencemos, no meu ponto de vista", admitiu Carnevale, que lamentou a morte do amigo, em novembro de 2020.

"Tive a honra de jogar com o maior do universo. E, no futebol de hoje, não há mais Maradona, não há mais Pelé. Nunca mais nascerão jogadores iguais a Maradona e Pelé. É por isso que tenho um orgulho tão grande de ter jogado com um dos maiores da história do futebol. Sinto muita saudade dele e é alguém que faz muita falta. Agora faz dois anos que o perdemos o grande Diego Armando Maradona".

Além do camisa 10, Carnevale jogou ao lado de outros dois craques da América do Sul: os brasileiros Alemão e Careca.

"Alemão era um jogador fantástico, extraordinário. Era um meio-campista moderno, que jogaria facilmente no futebol de hoje. Tinha físico, tinha drible, tinha técnica. Um atleta fantástico, de grande dinamismo. Foi muito útil ao Napoli, pois era um meio-campista completo. Careca, então, era um extraclasse absoluto. Antônio é meu amigo até hoje. Nos encontramos em Nápoles há cerca de um mês. É um cara extraordinário e foi um colega de equipe incrível, de grande coração. Quando vi Careca jogar pela 1ª vez no Napoli, vi que era um extraclasse absoluto".

O italiano chegou a ficar na reserva do matador antes de formar o tridente de ataque ao lado do brasileiro e de Maradona.

"Ele chegou quando eu estava no meu 2º ano no time e me colocou no banco (risos). Eu pensei: ‘Que maldição, não vou jogar nunca mais’ (risos). Mas quando chega um jogador extraclasse ao time, como era o caso de Careca, é a sorte para todo o time, porque a dupla Careca-Maradona era extraordinária. Careca tinha tudo o que o futebol brasileiro tem de melhor: velocidade, drible, a calma na frente do gol... Extraclasse absoluto!", garantiu.

Onde assistir a Monza x Napoli ?

Monza x Napoli, válido pelo Campeonato Italiano, terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, neste domingo, às 10h (de Brasília).