Por conta da dívida do Corinthians com a Caixa de aproximadamente R$ 700 milhões envolvendo a construção da Neo Química Arena, a principal organizada do clube, a Gaviões da Fiel, se movimenta em busca de recursos para pagar esse débito envolvendo o estádio.
Em entrevista exclusiva à ESPN, Alexandre Domênico Pereira, o Alê, presidente da Gaviões da Fiel, comentou sobre o plano que pretende colocar em ação para ajudar o clube - na última sexta-feira, membros da organizada se encontraram com representantes da Caixa. Uma espécie de vaquinha virtual seria realizada para levantar dinheiro e amenizar esse 'buraco' no orçamento alvinegro nos últimos anos.
Ainda sem um mecanismo escolhido para essa campanha de arrecadação, Alê revelou as situações que estão definidas neste pontapé inicial: a presença de embaixadores influentes e transparência. Segundo ele, dirigentes do clube não conseguirão movimentar a quantia a ser levantada pelos torcedores, e a presença de quem quiser ajudar sem ter a necessidade de estar ligado a alguma organizada. Um fiscalização forte é prometida pelo grupo.
"Até o momento, a diretoria do Corinthians tem ciência da ideia de quitação da Arena por meio do Gaviões e em breve deveremos nos reunir com o presidente Augusto Melo".
No entanto, toda boa ação virtual traz riscos. E com essa não será diferente. Os famosos 'golpes do PIX' estão no alerta de Alê, que pede para que o torcedor não caia em golpes de pessoas de má fé que tentem se aproveitar da situação.
"Ainda não está definido qual será o mecanismo da campanha de arrecadação. É importante reforçar o pedido para que os torcedores não caiam em golpes de PIX que estão sendo abertos por pessoas de má fé. Aguardem as orientações que serão divulgadas em nossos canais oficiais".
Confira abaixo a entrevista exclusiva feita com o presidente da Gaviões da Fiel:
Tem ideia de qual seria o valor médio para conseguir o dinheiro necessário?
Esse valor será verificado com o clube. Até o momento, a diretoria do Corinthians tem ciência da ideia de quitação da Arena por meio do Gaviões e em breve deveremos nos reunir com o presidente Augusto Melo.
Como o torcedor faria a contribuição? Via PIX, boleto ou em dinheiro mesmo?
Ainda não está definido qual será o mecanismo da campanha de arrecadação. É importante reforçar o pedido para que os torcedores não caiam em golpes de pix que estão sendo abertos por pessoas de má fé. Aguardem as orientações que serão divulgadas em nossos canais oficiais.
A ideia é que apenas sócios da Gaviões contribuam ou torcedores comuns?
A ideia será apresentada à Fiel Torcida no geral, para que possam entender os termos e colaborem com a quitação da arena.
Outras campanhas dessas fracassaram. Por que acham que agora será diferente?
São modelos de campanhas totalmente diferentes. É importante analisar os motivos da época e entender porque não foram adiante. Estamos trabalhando em uma iniciativa que demanda ações estruturantes para que ocorra da melhor forma possível. A ideia do projeto de quitar a Arena surgiu em 2020 e só não avançou porque infelizmente logo depois veio a pandemia da Covid-19. A gestão anterior do Gaviões não deu andamento ao projeto. Nós, assim que assumimos a gestão em abril de 2024, colocamos o assunto em pauta e já estamos trabalhando na identificação de possíveis embaixadores influentes que tenham uma conexão com a mística corinthiana para atingirmos um grande alcance da torcida. Nossa ideia é garantir que os embaixadores compreendam bem o projeto e estejam comprometidos em promovê-lo ativamente.
Quem faria a fiscalização?
A ideia é contarmos com um conselho de fiscalização qualificado e um site em tempo real, onde a fiel poderá acompanhar todas as fases e os valores arrecadados, e não haverá a possibilidade de nenhum dirigente do clube movimentar o valor arrecadado. A ideia é simples: o corintiano vai ajudar o Corinthians, independente de quem quer que seja.
A torcida vai exigir alguma contrapartida caso tenha sucesso?
Ainda não temos todas as frentes do projeto de forma detalhada.
Como foi a recepção da ideia por parte da Caixa Econômica Federal?
Foi positiva. As conversas estão apenas começando e ainda há um longo caminho a ser percorrido para termos o projeto final em mãos.
A Caixa fez alguma recomendação sobre o projeto?
A Caixa também está avaliando a ideia. Estamos em fase de levantamento das informações para viabilizar o projeto.
Próximos jogos do Corinthians
Athletico-PR (F): 23/6, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Cuiabá (C): 26/6, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Palmeiras (F) - 01/07, 20h (de Brasília) - Brasileirão
