<
>

Corinthians é punido e perde mando de campo por cantos homofóbicos em clássico contra o São Paulo

O Corinthians foi julgado nesta quarta-feira (13) e punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) com a perda de um mando de campo com portões fechados pelos cantos homofóbicos entoados pela torcida no clássico contra o São Paulo no dia 14 de maio pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O clube infringiu o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata sobre "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência."

O próximo jogo do Corinthians em casa pelo Brasileirão será no dia 2 de julho contra o Red Bull Bragantino, pela 13ª rodada do campeonato. O Timão, porém, ainda pode entrar com um recurso contra a decisão para tentar reverter o resultado do julgamento.

Na ocasião, o clássico entre Corinthians e São Paulo chegou a ser interrompido no 2º tempo pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo por causa do canto. Logo após, o sistema de som da arena pediu para que os gritos fossem cessados, Porém, demais áreas do estádio entoaram a manifestação homofóbica. Somente após quatro minutos de paralisação, o jogo foi reiniciado.

Lúcio da Silva Blanco, administrador da Neo Quimica Arena, e o gerente de futebol Alessandro Nunes foram ouvidos durante a defesa do Corinthians. Os dois confirmaram que os gritos foram entoados, mas reiteraram que o clube seguiu a cartilha com orientações para conscientização torcida.

Próximos jogos do Corinthians