<
>

Brasileirão: Atlético-MG com 'mão na taça', Fla distante, e Santos e Grêmio com alto risco de queda; veja projeções

FiveThirtyEight, site parceiro da ESPN, a partir de combinações matemáticas, calcula a chance de cada clube no Brasileirão


O Campeonato Brasileiro vai caminhando para o fim e os clubes vão conhecendo pelo que lutarão até o final. A 10 rodadas do fim, o Atlético-MG se aproxima da taça, enquanto o Flamengo a enxerga mais distante. Na parte de baixo da tabela, Santos e Grêmionlutam contra a degola.

E o FiveThirtyEight, site parceiro da ESPN que usa uma série de combinações matemáticas para calcular as probabilidades jogo a jogo e no Brasileirão como um todo, calculou as chances de cada um dos times, seja para ficar com ou título ou fugir da Série B.

Com a vitória de virada para cima do Cuiabá, o Galo chegou a 82% de chance de faturar o bicampeonato brasileiro. Já o Flamengo, que foi derrotado pelo Fluminense no clássico, tem apenas 16% de chance.

Na parte inferior da tabela de classificação, Santos e Grêmio lutam rodada a rodada para fugir da zona de rebaixamento. O Peixe, que perdeu para o América-MG na Vila Belmiro, tem 35% de risco de queda.

Por outro lado, o Tricolor, que encara o Atlético-GO na rodada, tem 42% de chance de cair para a segunda divisão.

O Atlético-MG lidera o Brasileirão com 59 pontos e um jogo a menos. O Flamengo, que está em 3º, com 46, tem três jogos a menos.

Já o Grêmio está em 19º, com 26 pontos e pode deixar a zona de rebaixamento caso vença o Dragão. O Santos abre o Z-4, com 29 pontos.