<
>

Manchester United: como declarações de Pogba e Bruno Fernandes aumentaram pressão sobre Solskjaer

play
Cristiano Ronaldo contra o Liverpool: os números da estrela do Manchester United no North West Derby (1:46)

O clássico acontece no domingo (24/10), às 12h30 | Até o fim do domingo (24) tem Star+ Acesso Livre! Esporte AO VIVO, séries e filmes. Clique aqui e aproveite de graça toda a programação. (1:46)

Meias do Manchester United criticaram publicamente o futebol do time nas últimas partidas e deixaram Solskjaer em posição desconfortável, apesar do apoio da diretoria ao treinador


Nunca é um bom sinal para um técnico quando seus principais jogadores começam a falar abertamente sobre uma necessidade de melhora. Portanto, para Ole Gunnar Solskjaer no Manchester United, não existe um 'lado bom' com Paul Pogba seguindo Bruno Fernandes e falando publicamente em mudanças em Old Trafford.

Claro, Solskjaer provavelmente vai colocar panos quentes esta semana comentando sobre o quanto os jogadores se importam quando eles expressam suas frustrações, mas ele já esteve em vestiários suficientes durante sua carreira como jogador para ler nas entrelinhas quando se trata de jogadores questionando a tática ou a mentalidade.

Os jogos do Manchester United pela Premier League têm transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Pergunte a si mesmo quando foi a última vez que o técnico do Manchester City, Pep Guardiola, ou o técnico do Liverpool, Jürgen Klopp, tiveram que lidar com jogadores experientes falando sobre a necessidade de 'mudanças' ou dizendo ao mundo que 'não podemos mais fazer isso' após um resultado negativo.

Da mesma forma, lembre-se, se é que houve alguma vez, de quando Sir Alex Ferguson teve de ler ou ouvir comentários de seus jogadores parecidos com os de Pogba após a derrota por 4 a 2 para o Leicester City no último sábado (16).

"Estamos tendo esses tipos de jogos por muito tempo e não encontramos o problema", disse Pogba após a partida no King Power Stadium. "Concedemos gols fáceis e estúpidos".

"Sabemos que os torcedores iriam nos apoiar e pressionar e precisamos ser mais maduros, jogar com mais experiência e arrogância, no bom sentido, pegando a bola e jogando nosso futebol".

"Precisamos encontrar a chave para essa mudança porque merecemos perder. Eu não sei se é a mentalidade dos jogadores. Precisamos mudar alguma coisa. Precisamos encontrar a mentalidade e a tática para vencer. Precisamos olhar individualmente e como um time para consertar isso".

Há muito a tirar da fala pós-jogo de Pogba. Ele fala sobre problemas antigos, a necessidade dos jogadores serem mais maduros – ele até questiona a mentalidade do time. Mas ao falar sobre encontrar 'mentalidade e tática' para vencer, ele deixou tudo na conta de Solskjaer.

Mas não foi somente Pogba. Depois do empate em casa com o Everton por 1 a 1, no início do mês, Bruno Fernandes também fez uma avaliação irritada do progresso do United, ou falta de progresso, nesta temporada.

"Precisamos aprender e a hora é agora", disse Fernandes. "Não podemos mais fazer isso. Fizemos tantas vezes, não podemos diminuir o ritmo quando estamos ganhando".

"Precisamos acelerar o jogo, marcar mais uma vez, fazer mais um ou dois gols e aí talvez você pode diminuir o ritmo e fazer o adversário correr um pouco mais".

Nem Pogba, nem Bruno Fernandes direcionaram seus comentários a Solskjaer. Criticar seu treinador de forma tão clara teria sido um desafio a sua autoridade, mas mesmo de forma sutil, ambos os jogadores diminuíram a posição de Solskjaer.

Para muitos, exigir melhoras será considerado uma jogada ousada de Pogba uma vez que ele tem falhado constantemente em jogar seu melhor futebol desde que retornou ao United da Juventus em uma negociação recorde. Pogba teve cinco anos para ajudar a levar o time ao patamar que ele, e outros, esperam do clube, mas ele é um dos que Solskjaer poderia acusar de tê-lo decepcionado mais de uma vez.

Fernandes tem sido um jogador mais consistente desde que chegou ao Old Trafford vindo do Sporting em janeiro de 2020, mas o meia português caiu de produção nesta temporada e seu desempenho tem sido abaixo do padrão que ele mesmo estabeleceu.

No entanto, fale com pessoas do meio do futebol – jogadores, ex-jogadores e técnicos – e eles geralmente vão falar sobre como os jogadores sempre buscam desculpas nos outros antes de se culparem.

Técnicos têm que lidar com isso há anos, e as temporadas recentes estão cheias de exemplos de alguns dos maiores treinadores perdendo seus empregos porque grandes jogadores permitiram que o técnico levasse a culpa por maus resultados.

Porém, apesar de fontes do United tenham deixado claro que o cargo de Solskjaer não está ameaçado e que o norueguês tem o apoio dos donos do clube, a família Glazer, os comentários de Pogba e Bruno Fernandes mostram que o clima começa a mudar.

Independentemente de quem eles culpem pelos problemas que levaram o United a vencer apenas um dos últimos cinco jogos, ser eliminado da Copa da Liga Inglesa na primeira fase e cair para a 6ª posição na Premier League, Pogba e Bruno Fernandes admitiram publicamente que as coisas não estão bem em Old Trafford e que os jogadores não estão felizes.

Se foram mensagens sutis para Solskjaer e seus auxiliares melhorarem o futebol do United e tornarem o time melhor, elas agora devem ser colocadas em prática, já que Pogba e Fernandes expuseram as brechas.

O Manchester United enfrenta Atalanta e Liverpool em dois jogos cruciais em Old Trafford nesta semana, e uma derrota em qualquer dos jogos deixará o time com grandes dificuldades na Champions League ou na Premier League.

Solskjaer precisa que seus jogadores deem o recado em campo em ambos os jogos em vez de falar abertamente depois. Porém ele sabe que, se os mesmos velhos problemas surgirem novamente, ele não vai conseguir colocar o gênio de volta na lâmpada.

play
1:46

Cristiano Ronaldo contra o Liverpool: os números da estrela do Manchester United no North West Derby

O clássico acontece no domingo (24/10), às 12h30 | Até o fim do domingo (24) tem Star+ Acesso Livre! Esporte AO VIVO, séries e filmes. Clique aqui e aproveite de graça toda a programação.