<
>

Série B: Vasco bate o Goiás, emplaca segunda vitória seguida e dorme a quatro pontos do G-4

Nesta segunda-feira (27) o Vasco emplacou mais uma vitória na Série B. Jogando diante da sua torcida em São Januário, no Rio de Janeiro, o Cruz-Maltino venceu o Goiás por 2 a 0, pela rodada 27, e somou mais três pontos importantes na briga pelo acesso à Série A.

Os gols da partida foram marcados por Morato e Gabriel Pec, no 1º e 2º tempo, respectivamente, ambos provenientes de jogadas aéreas.

Diferentemente da partida contra o Cruzeiro, quando teve público inferior a 500 torcedores, nesta segunda-feira o Vasco teve um pouco mais de 3.000 ingressos emitidos para o compromisso em São Januário.

Sem Léo Matos, expulso na partida contra o Brusque, o Vasco veio a campo com algumas mudanças. Na lateral-direita, Riquelme ganhou a vaga do camisa 3, enquanto o volante Bruno Gomes foi mantido no time, formando dupla com Andrey, que voltou após suspensão.

Mantidos no time, Marquinhos Gabriel e Morato jogaram mais avançados. O camisa 10, por exemplo, foi escalado mais centralizado em campo.

O Esmeraldino foi quem levou maior perigo pela primeira vez na partida. Aos 6 minutos, o atacante Nicolas acertou bola no travessão da meta defendida por Vanderlei e deu um susto na torcida cruz-maltina.

Depois dos 10 minutos, o Vasco tomou as rédeas da partida e começou a dominar o Goiás em campo.

Foi então que, aos 29 minutos, o clube carioca inaugurou o marcador em São Januário. Após boa troca de passes com Marquinhos Gabriel pela esquerda, Riquelme deu um cruzamento milimétrico na área e encontrou a cabeça de Morato, que livre cabeceou para o fundo das redes, anotando um belo gol.

Na comemoração, Riquelme, que é joia da base e recebeu mais uma chance do técnico Fernando Diniz, se emocionou com a assistência, homenageando o seu avô, falecido há três meses por conta de complicações da COVID-19.

No fim do primeiro tempo, o Vasco teve uma baixa no seu meio-campo. Andrey sentiu, ficou caído em campo, ensaiou uma volta, mas aos 43 minutos deu lugar a Gabriel Pec, que entrou no time.

Na volta para o segundo tempo, o Cruz-Maltino não demorou a ampliar. Logo aos quatro minutos, novamente em jogada aérea, Nenê cruzoi na cabeça de Gabriel Pec, que cabeceou firme, anotando mais um gol para os cariocas.

Após o segundo gol sofrido, o Goiás cresceu no jogo e levou perigo à meta do Vasco mais de uma vez na etapa final, mas não conseguiu converter, com o placar terminando em 2 a 0.

Com o resultado, o Vasco emplacou a sua segunda vitória seguida na Série B e segue invicto sob o comando do técnico Fernando Diniz, com dois triunfos e dois empates. A última derrota foi para o Avaí, na rodada 23.

O Goiás, por sua vez, perdeu o 3º jogo consecutivo e não sabe o que é vencer desde o dia 18 de setembro, quando venceu o Brasil de Pelotas em casa por 2 a 1.

Situação do campeonato

Com a vitória, o Vasco chegou aos 40 pontos e assumiu de forma provisória a sétima colocação na tabela da Série B, dormindo a quatro pontos do G-4, já que o CRB, 4º colocado, ainda entra em campo nesta terça-feira (28), contra o Náutico.

Já o Goiás, segue em terceiro com 45 pontos, e a sete do líder Coritiba. Apesar da derrota, o Esmeraldino não corre o risco de deixar o G-4 ainda nesta rodada.

O cara: Nenê

O meia de 40 anos foi mais uma vez fundamental para o Vasco em campo. Participativo, criou jogadas, levou perigo nas finalizações - em uma delas inclusive marcou um gol olímpico -, além de ter dado assistência para o segundo gol do Vasco, anotado por Gabriel Pec.

Foi mal: Alef Manga

O ex-atacante do Volta Redonda, que foi um dos destaques do último Campeonato Carioca, não teve uma boa noite em campo. Alef teve mais de uma chance clara de gol, inclusive quando a partida ainda estava empatada em 0 a 0, mas não guardou.

Próximos Jogos

O Cruz-Maltino volta a campo, pela Série B, no próximo domingo (3) e encara o Confiança, fora de casa, pela rodada 28. Em seguida, na rodada 29, o clube carioca volta a jogar fora de casa, contra o Sampaio Corrêa, no dia 9 de outubro, no Maranhão.

O Esmeraldino, por sua vez, já tem compromisso no sábado (2), quando recebe o Vitória, que está na zona de rebaixamento, no Estádio da Serrinha, pela rodada 28.

Ficha Técnica

Vasco da Gama 2 x 0 Goiás

Gols: Vasco: Morato (29' 1T) e Gabriel Pec (4' 2T)

VASCO: Vanderlei; Riquelme (Walber), Ricardo Graça, Leandro Castan e Zeca; Andrey (Gabriel Pec) e Bruno Gomes (Romulo); Nenê, Marquinhos Gabriel e Morato (Léo Jabá); Germán Cano (Daniel Amorim). Técnico: Fernando Diniz.

GOIÁS: Tadeu; Apodi (Dadá Belmonte), Matheus Salustiano (Iago Mendonça), Reynaldo e Artur; Caio Vinícius (Ivan) e Fellipe Bastos; Dieguinho, Alef Manga (Bruno Mezenga) e Elvis (Luan Dias); Nicolas. Técnico: Marcelo Cabo.