<
>

Brasileirão: Gabigol estreia com hat-trick, Flamengo trucida Bahia e ganha embalo para Libertadores

Em uma tarde inspirada, principalmente do artilheiro Gabigol - autor de três gols -, o Flamengo reencontrou o bom futebol neste domingo (18) em Salvador e goleou o Bahia, por 5 a 0, no Pituaçu, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado dá embalo para o time buscar vaga nas quartas de final da Conmebol Libertadores.

O primeiro tempo foi todo do Flamengo, que abriu o placar aos 22 minutos. Nino Paraíba derrubou Arrascaeta dentro da área e o árbitro assinalou pênalti, convertido por Gabriel. Ainda antes do intervalo, Isla cruzou rasteiro e o camisa 9 rubro-negro bateu de primeira para ampliar.

Depois de pouco ser ameaçado no primeiro tempo, Diego Alves viu o Bahia voltar melhor do intervalo e fez grande defesa em chute de Matheus Galdezani. A bola ainda tocou na trave. O Flamengo respondeu em arracanda de Gabigol, mas Matheus Teixeira evitou o hat-trick do artilheiro rubro-negro. O jogo ficou aberto.

Aos 16, Everton Ribeiro passou para Gabriel, que dominou e bateu para fazer o terceiro no jogo. Com o placar construído, Renato Gaúcho tirou alguns titulares de olho no jogo decisivo das oitavas de final da Conmebol Libertadores.

O Flamengo não diminuiu o ritmo com as alterações e ainda marcou mais dois gols. Aos 22, Pedro aproveitou cruzamento de Vitinho e desviou de primeira. Depois de dar assistência, o camisa 11 deixou sua marca após receber de Arrascaeta.

Situação do campeonato

A vitória fez o Flamengo subir três colocações e assumir o sexto lugar, com 18 pontos, deixando para trás o próprio Bahia, que tem 17 e caiu para o oitavo lugar. O time rubro-negro tem duas partidas a menos.

O craque

Gabriel fez o seu primeiro jogo no Brasileirão e, mostrando oportunismo e categoria, marcou os três gols do Flamengo na vitória sobre o Bahia. Os números do camisa 9 em 2021 são impressionantes: são 18 gols em 17 partidas.

Próximos jogos

O Flamengo recebe o Defensa y Justicia na quarta-feira (21), no Mané Garrincha, em Brasília, pelas oitavas de final da Libertadores. Na Argentina, o time rubro-negro ganhou por 1 a 0 e por isso tem a vantagem do empate. Já o Bahia volta a campo no próximo domingo (25), contra o Atlético-MG, no Mineirão, pela 13ª rodada do Brasileirão.

Ficha Técnica

Bahia 0 x 5 Flamengo

GOLS: Gabriel (três), Pedro e Vitinho (FLA)

BAHIA: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Ligger e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Patrick de Lucca (Edson), Matheus Galdezani (Lucas Araújo) e Thonny Anderson (Maycon Douglas); Rossi, Rodriguinho (Pablo) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.

FLAMENGO: Diego Alves; Isla (Rodinei), Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Diego (João Gomes), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel (Pedro) e Michael (Vitinho). Técnico: Renato Gaúcho.