<
>

Copa do Brasil castiga 'favoritos' e tem menor número de grandes clubes nas oitavas desde 2012

play
Berton: 'Manutenção de Miguel Ángel Ramírez no Internacional é quase que insustentável' (2:24)

Eliminação para o Vitória na Copa do Brasil foi assunto no SportsCenter (2:24)

A terceira fase da Copa do Brasil foi cruel com o grupo dos chamados 12 grandes clubes e garantiu uma série de eliminações de algumas das camisas mais tradicionais do país.

As quedas de Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Internacional entraram também para a história do torneio, que não via tantos grandes serem eliminados antes das oitavas de final desde 2012.

Há nove anos, apenas Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e São Paulo marcaram presença nas oitavas de final. O Verdão, dirigido por Luiz Felipe Scolari, foi o campeão após final contra o Coritiba. Desde então, no mínimo oito integrantes do clube dos grandes disputaram as oitavas da Copa do Brasil.

A atual edição do torneio terá no máximo sete, caso o Flamengo confirme seu favoritismo e elimine o Coritiba na próxima semana. Os demais garantidos são Santos, São Paulo, Atlético-MG, Grêmio, Vasco e Fluminense.

Vale lembrar que isso foi possível, especialmente, pela mudança de regulamento, que colocou os clubes da Conmebol Libertadores para entrar na terceira fase, e não mais nas oitavas de final como acontecia nas edições passadas.

Assim, abriu-se uma maior possibilidade para surpresas. CRB e Juazeirense eliminaram Palmeiras e Cruzeiro nos pênaltis, o Atlético-GO segurou o Corinthians dentro e fora de casa, enquanto o Vitória tirou o Inter no Beira-Rio.

Veja abaixo os grandes nas oitavas da Copa do Brasil desde 2013:

2021 - Santos, São Paulo, Atlético-MG, Grêmio, Vasco e Fluminense (Flamengo pode entrar)

2020 - Botafogo, Grêmio, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Santos, Internacional e Corinthians

2019 - Grêmio, São Paulo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Santos, Palmeiras e Internacional

2018 - Vasco, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Corinthians e Atlético-MG

2017 - Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Santos, Grêmio, Fluminense, Palmeiras, Internacional e Cruzeiro

2016 - São Paulo, Atlético-MG, Internacional, Vasco, Santos, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro, Fluminense e Corinthians

2015 - São Paulo, Flamengo, Vasco, Atlético-MG, Santos, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras e Cruzeiro

2014 - Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Cruzeiro, Vasco, Botafogo, Grêmio e Santos

2013 - Corinthians, Grêmio, Santos, Internacional, Palmeiras, Fluminense, Vasco, Atlético-MG, Botafogo, Flamengo e Cruzeiro