<
>

Guia do Brasileirão 2021: Flamengo pau a pau com o Atlético-MG e São Paulo à frente do Palmeiras; veja a Cotação ESPN-FOX do torneio

play
Quem vai vencer o Campeonato Brasileiro? Comentaristas da ESPN dão seus palpites (1:46)

Bruno Vicari, Pedro Ivo Almeida, João Guilherme, Zé Elias, Osvaldo Pascoal, Leonardo Bertozzi e Paulo Andrade deram seus palpites para o torneio (1:46)

| VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL |

O Campeonato Brasileiro de 2021 começa neste sábado (29), mais uma vez em meio à pandemia de COVID-19. E se a bola vai rolar, é hora da já tradicional Cotação ESPN-FOX - sempre com direito, claro, a cornetas liberadas.

Ainda não conhece? A gente explica. O ESPN.com.br reuniu um time de 20 jornalistas do grupo Disney no Brasil para projetar a classificação final do certame a partir de suas avaliações de cada clube até aqui no ano, já levando em conta força de elenco, organização, desempenho em campo, etc.

Assim, foi pedido a cada um dos participantes que listasse sua ordem de favoritismo entre os 20 times do torneio.

Foram atribuídos 20 pontos para cada voto de primeiro lugar, 19 para o segundo e assim por diante, até o último colocado, que recebeu apenas um ponto por voto. A colocação final de cada equipe na Cotação ESPN-FOX é resultado da soma de pontos baseados em todos os votos. Desta forma, a pontuação máxima possível foi de 400 pontos por equipe e a mínima, de 20.

E diferentemente de 2020, quando a briga pelo título praticamente não existiu, desta vez ela aconteceu e foi acirrada! Atual bicampeão, o Flamengo de Gabigol e Rogério Ceni até ficou no topo de novo e é o principal apontado pelos jornalistas para levar a taça, mas foi seguido de muito perto pelo Atlético-MG de Hulk e Cuca - foram apenas 10 pontos de vantagem para o clube rubro-negro.

A seguir, o São Paulo, que acabou de vencer o Paulista e acabar com um jejum de mais de oito anos sem título, aparece em terceiro, à frente do Palmeiras (quarto), e a distância foi ainda menor que na briga acima: só 6 pontos.

Já lá embaixo, três das quatro agremiações que subiram à elite na última temporada - Chapecoense, Cuiabá e Juventude - estão, na soma dos votos, no grupo que seria rebaixado pela projeção.

play
1:43

Quem vai ser o Bola de Ouro do Campeonato Brasileiro? Comentaristas da ESPN dão seus palpites

Bruno Vicari, Pedro Ivo Almeida, João Guilherme, Zé Elias, Osvaldo Pascoal, Leonardo Bertozzi e Paulo Andrade deram seus palpites

Quase unanimidade

O Juventude, aliás, foi colocado na zona da degola por 19 dos 20 jornalistas participantes.

Sexto lugar e ponto

Outra curiosidade é que o Internacional foi indicado como sexto colocado por 16 profissionais.

Grupo seleto

Apenas cinco dos 20 times foram indicados como campeões: Flamengo (11 votos), Atlético-MG (6 votos), Grêmio (1 voto), Palmeiras (1 voto) e São Paulo (1 voto).

Quem votou?

Participaram da Cotação ESPN-FOX os jornalistas Abel Neto, André Plihal, Antero Greco, Antônio Strini, Fabio Chiorino, Gian Oddi, Gustavo Hofman, Igor Resende, Ivana Negrão, Jean Santos, João Guilherme, Leonardo Bertozzi, Mariana Spinelli, Mauro Naves, Murilo Borges, Osvaldo Pascoal, Pedro Ivo Almeida, Rodrigo Bueno, Ubiratan Leal e Vinicius Ribeiro.

Veja como ficou a Cotação ESPN-FOX para o Brasileirão 2021

1 – Flamengo - 388 pontos
2 – Atlético-MG - 378 pontos
3 – São Paulo - 352 pontos
4 – Palmeiras - 346 pontos

5º - Grêmio - 332 pontos
6º - Internacional - 303 pontos
7º - Fluminense - 265 pontos
8º - Red Bull Bragantino - 251 pontos
9º - Corinthians - 216 pontos
10º - Athletico-PR - 210 pontos

11º - Ceará – 194 pontos
12º - Santos - 187 pontos
13º - Bahia – 171 pontos
14º - América-MG - 151 pontos
15º - Fortaleza - 133 pontos
16º - Atlético-GO - 82 pontos

17º - Chapecoense - 77 pontos
18º - Sport - 74 pontos
19º - Cuiabá - 59 pontos
20º - Juventude - 37