<
>

Jorge Jesus usa artilharia pesada, mas para em má pontaria, cai para o Gil Vicente e pode reviver 'pesadelo' na Champions League

A boa sequência de sete partidas sem derrotas virou pó. Neste sábado (17), o Benfica caiu em casa para o Gil Vicente, por 2 a 1, pela 27ª rodada da Liga Nos e deve ver mais de longe uma vaga direta para a próxima edição da Uefa Champions League 2021/22.

Com uma partida a mais do que o Porto, o Benfica pode ver o arquirrival abrir seis pontos na tabela de classificação. Apenas os dois primeiros da Liga Nos se garante diretamente na fase de grupos. o Benfica pode ter que ir novamente aos playoffs da Champions, onde caiu para o PAOK de Abel Ferreira na competição atual.

Apesar de contar com um time melhor do que o Gil Vicente, o Benfica praticamente não criou nada na primeira etapa. Jorge Jesus apostou em um esquema com três zagueiros e sofreu com o time visitante, que dominava as ações ofensivas.

Foi nos minutos finais do primeiro tempo que o Gil Vicente abriu o placar. Leautey acertou forte chute de fora da área, sem chances para Helton Leite. No segundo tempo, Jesus mexeu no intervalo, abriu mão de Veríssimo e apostou em Everton Cebolinha.

A partir daí, Jorge Jesus usou quase tudo o que tinha à disposição. Pizzi e Dárwin Núñez entraram no decorrer do segundo tempo, e o Benfica conseguiu encurralar o Gil Vicente, mas sem criar grandes oportunidades ou sequer ameaçar o goleiro Dênis.

E foi no contra-ataque que o Gil Vicente matou a partida. Referência no ataque, Laurency venceu a batalha homem a homem com Otamendi e anotou o segundo. O time da casa ainda 'ganhou' um gol de presente do Gil Vicente. Dênis espalmou finalização para o meio da área, e a bola bateu em Victor Carvalho e entrou.

Todo pressão, o Benfica ainda lutou pelo empate nos últimos minutos. O brasileiro Pedrinho conseguiu bom chute de pé esquerdo, que passou com perigo perto da trave de Dênis. A última chance caiu nos pés de Otamendi, que bateu forte da entrada da área, mas por cima do gol.

Ficha técnica

Benfica 1 x 2 Gil Vicente

GOLS: Benfica (Victor Carvalho OG); Gil Vicente (Leautey e Lourency).

BENFICA: Helton Leite; Lucas Veríssimo, Otamendi, Vertonghen; Taarabt (Darwin Núnez), Weigl (Cervi), Gonçalves, Grimaldo (Pedrinho); Rafa Silva, Waldschmidt (Pizzi), Seferovic. Técnico: Jorge Jesus.

GIL VICENTE: Dênis; Vieira Pereira, De Souza, Fernandes, Talocha (Henrique Gomes), Victor Carvalho, Lucas Mineiro, Pedrinho (Claude Gonçalves), Leautey (Fujimoto), Marques (Samuel Lino), Lourency (Diogo). Técnico: Ricardo Soares.

Estatísticas

- Benfica finalizou 18 vezes, mas apenas uma no gol

- Benfica não perdia há sete partidas

- Foram cinco escanteios para cada lado

- Gil Vicente teve apenas 30% de posse de bola no segundo tempo


Classificação

- Benfica: 3º lugar, com 57 pontos
- Gil Vicente: 9º lugar, com 31 pontos


Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo apenas no próximo fim de semana.

  • Quinta-feira, 22/04, 15h*, Portimonense x Benfica - Liga NOS

  • Quinta-feira, 22/04, 13h*, Gil Vicente x Famalicão - Liga NOS

*horário de Brasília