<
>

Só um milagre? Veja o que o Vasco precisa fazer para não ser rebaixado à Série B de novo

Com o empate sem gols contra o Corinthians neste domingo, na Neo Química Arena, o Vasco chega à última rodada do Campeonato Brasileiro praticamente rebaixado para a Série B, o que seria sua quarta queda nos últimos 12 anos.

Segundo o site FiveThirtyEight.com, parceiro da ESPN e especializado em probabilidades se baseando em algorítimos, a chance do Vasco ficar na primeira divisão é de menos de 1%.

E o que precisa para esse "milagre" do Vasco permanecer na primeira divisão acontecer?

Uma combinação simples de resultados. Na última rodada, nesta quinta-feira, o Vasco, com 38 pontos, enfrenta o Goiás em São Januário. E o Fortaleza, com 41 pontos, pega o Fluminense no Maracanã.

Vencendo o Goiás, o Vasco precisa torcer para o Fluminense bater o Fortaleza para igualar os mesmos 41 pontos do cearense.

Vasco e Fortaleza ficariam empatados em pontos (41) e vitórias (10). Mas a equipe cearense neste momento tem vantagem no próximo critério de desempate, o saldo de gols, -8 contra -20. Ou seja, o cruz-maltino precisa, além de vencer e torcer pelo seu rival perder, reverter o saldo.

Numa conta simples, o Vasco precisaria enfiar 6 a 0 no Goiás e torcer pelo Flu ganhar do Fortaleza pelo mesmo placar. O cruz-maltino e o time cearense empatariam no saldo (-14), mas a equipe carioca levaria vantagem nos gols pró, que neste momento ambos balançaram as redes 34 vezes.