Campeão do Torneio Rivadávia Corrêa Meyer em 1953, o Vasco, agora, busca o reconhecimento da competição como Mundial de Clubes.
Na última terça-feira (14), Alexandre Campello e Jorge Salgado, atual e futuro presidente do clube carioca, respectivamente, se encontraram com Rogério Caboclo, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, dentre outros assuntos, o reconhecimento do torneio como Mundial de Clubes foi uma das pautas.
Veja abaixo o comunicado emitido na última quarta-feira (13), pelo Vasco da Gama:
O Club de Regatas Vasco da Gama, por meio do Presidente da Diretoria Administrativa, Alexandre Campello, e do Vice-Presidente de Relações Especializadas, João Ernesto Ferreira, encaminhou ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitando que a entidade promova encaminhamento à Fifa no sentido de reconhecer o Torneio Internacional Rivadávia Corrêa Meyer, de 1953, como Torneio Intercontinental de Clubes.
Disputado entre os dias 7 de junho e 4 de julho de 1953, o Torneio contou com a presença, além do Vasco da Gama, do Sporting Clube, de Portugal, do Hibernian, da Escócia, do Olímpia, do Paraguai, do Botafogo, do Fluminense, do Corinthians e do São Paulo.
Na ocasião, o Vasco da Gama sagrou-se campeão invicto, com seis vitórias e um empate, tendo ainda o artilheiro da competição, Pinga, com seis gols.
Até ser organizado atualmente em 2005 pela Fifa, quando o São Paulo derrotou o Liverpool na final, a competição, chamada de Copa Intercontinental, era disputada em partida única pelo campeão da Conmebol Libertadores e Uefa Champions League. O formato durou de 1960 até 2004.
Em 2017, a Fifa considerou os campeões da Copa Intercontinental como campeões mundiais. Esse é o argumento do Vasco, campeão do Torneio Rivadávia Corrêa Meyer, que sucedeu a Copa Rio, competição que Palmeiras e Fluminense venceram e também reivindicam o reconhecimento de campeões do mundo.
O Vasco é o 15º colocado do Campeonato Brasileiro, com 32 pontos, três a mais do que o Bahia, primeiro time no Z-4. O Gigante da Colina volta a campo neste sábado, às 21h, e recebe o Coritiba, em São Januário, pela 30ª rodada.
