<
>

Premier League: Rodrigo explica por que Bielsa é tão diferente, cita influência de Jorge Jesus e aponta 'trunfo' do Leeds

play
Rodrigo diz que 'metodologia de trabalho' de Bielsa é muito diferente e explica o porquê (0:54)

O brasileiro do Leeds United explicou o estilo de trabalho do argentino e destacou a intensidade dos treinamentos (0:54)

Uma década é o que separa o promissor Rodrigo Moreno de 19/20 anos que jogou a Premier League 2010-11 pelo Bolton para o Rodrigo Moreno que retorna à Inglaterra aos 29 anos, como contratação mais cara da história do Leeds United.

"Aquela temporada foi muito importante para mim, foi minha primeira temporada como jogador profissional. Foi um ano de transição, me ajudou muito o fato de jogar na Premier League, uma liga muito competitiva e muito física. Me ajudou bastante a dar esse salto de jogador da base para o profissional", declarou o atacante em entrevista exclusiva a Natalie Gedra, repórter da ESPN Brasil.

No intervalo entre uma passagem e outra na Inglaterra, o atacante foi campeão português e duas vezes vice da Europa League pelo Benfica, virou destaque no Valencia, com o qual ganhou uma Copa do Rei no ano do centenário, e ainda somou 25 jogos e a disputa da Copa do Mundo de 2018 pela Espanha.

Se em sua primeira passagem no futebol inglês ele fez parte de um time que chegou à semifinal da Copa da Inglaterra, mesmo tendo terminado na 14ª colocação do campeonato, Rodrigo busca novamente uma campanha que surpreenda na Terra da Rainha. E que surpreenda não só pelo resultado.

“Acho que o time nestas primeiras rodadas tem demonstrado que tem a capacidade de competir contra qualquer equipe, que tem um estilo de jogo bem definido, um time que quer sempre ser protagonista, que quer levar o peso do jogo, que quer ser ofensivo, que sempre tenta ir em busca da vitória. Lógico, não de qualquer maneira, com um plano bem definido. Acho que é o caminho da nossa equipe, não acredito que o time vá mudar”, disse o atacante sobre a campanha do Leeds até o momento.

A equipe vendeu caro a derrota para o Liverpool por 4 a 3 na estreia, empatou com o Manchester City, ganhou fora do Aston Villa por 3 a 0 e, apesar do 12º lugar, soma dez pontos, três a menos do que o Everton, que fecha o G-4. Tudo isso no ano em que retorna à Premier League após 16 anos de ausência.

O bom desempenho é algo que na verdade já vinha ocorrendo desde a chegada de Marcelo Bielsa em 2018. Após flertar com o acesso em sua primeira campanha no cargo, este veio em 2019-20 com o título da Championship, graças a um futebol de vocação ofensiva e intenso.

"O fato de poder trabalhar com um grande treinador, reconhecido mundialmente, logicamente isso me atraiu muito também", disse o atleta contratado por 30 milhões de euros, que também destacou a chance de retornar à Premier League e defender um clube com a história do Leeds como outros fatores relevantes para acertar com os Whites.

play
1:53

Rodrigo diz que Bielsa influenciou na ida ao Leeds: 'Um treinador reconhecido mundialmente'

O brasileiro naturalizado espanhol elogiou o treinador argentino: 'O desafio de trabalhar com ele me atraiu'

Rodrigo ainda colocou a metodologia de trabalho do argentino como “bem diferente” em relação aos outros treinadores. Mas o que chama atenção no trabalho dele no dia a dia?

“É um trabalho muito analítico, existem poucos exercícios globais. Parece que ele separa os aspectos que constam o jogo em diferentes partes, e trabalha isso de uma maneira muito analítica. E também me chamou atenção a intensidade dos treinamentos e a intensidade que ele exige nos jogos. Acho que uma das grandes diferenças que está havendo nas nossas partidas é a nossa capacidade física em relação aos adversários, tem sido uma diferença muito alta.”

Bielsa é um dos grandes técnicos que passaram na carreira de Rodrigo, assim como Jorge Jesus, com quem trabalhou entre 2010 e 2014 no Benfica.

"Acho que na minha carreira os treinadores que mais influência tiveram foram o Jorge Jesus no Benfica e o Marcelino no Valencia. E a verdade é que todos os grandes treinadores, o que eles têm em comum, é a clareza sobre o que eles querem da sua equipe", afirmou.

play
1:23

Rodrigo coloca Jorge Jesus como um dos técnicos que mais influência tiveram em sua carreira

Hoje no Leeds United, o brasileiro naturalizado espanhol trabalhou com o técnico português no Benfica

Ao que parece, o Leeds está sabendo muito bem o que Bielsa quer. Para seguir com a boa campanha, a equipe visita o Crystal Palace no Selhurst Park, às 12h (de Brasília) deste sábado, com transmissão do Fox Sports. Desta vez, os Whites não contarão com Rodrigo, que testou positivo para COVID-19 nesta semana.