<
>

13 a 0 do Ajax quebrou recorde na Holanda; veja quais foram as maiores goleadas de outras grandes ligas

O Ajax estabeleceu um novo recorde do Campeonato Holandês no último sábado, quando derrotou o VVV Venlo por 13 a 0. Assim, o clube se tornou o primeiro da história da primeira divisão da Holanda a vencer uma partida por uma dúzia de gols de diferença.

Lassina Traoré marcou cinco vezes contra o VVV - o primeiro jogador do Ajax a alcançar tantos gols em um mesmo jogo desde o grande Marco van Basten, em 1985.

Klaas-Jan Huntelaar também deixou sua marca, ajudando o Ajax a conquistar uma vitória histórica, superando devidamente o recorde anterior da Eredivisie - uma vitória por 12 a 1 sobre o Vitesse Arnhem em 1972.

Surpreendentemente, embora possa ser um recorde da liga, a vitória de 13 a 0 sobre o VVV não é a maior de todos os tempos do Ajax. Isso aconteceu na Copa da Uefa de 1984-85, com um 14 a 0 sobre o Red Boys Differdange, um extinto time de Luxemburgo.

O Ajax está agora empatado no topo da classificação do Holandês com o Vitesse com 15 pontos após seis jogos, embora não seja surpreendente que a diferença de gols do primeiro seja significativamente maior, tendo marcado um total de 18 gols em suas duas últimas partidas do campeonato.

Veja como a façanha do Ajax se compara às vitórias recordes nas cinco principais ligas da Europa e além.


Premier League: Manchester United 9 x 0 Ipswich Town, março de 1995; Southampton 0 x 9 Leicester, outubro de 2019

Desde a sua criação em 1992-93, a Premier League viu não apenas uma, mas duas goleadas por 9 a 0.

A primeira veio há um quarto de século, quando o Manchester United passou por cima do modesto Ipswich Town em Old Trafford - o atacante Andy Cole fez cinco gols.

A outra foi disputada no ano passado, quando o Leicester enfrentou o Southampton sob chuva no St Mary's. Jamie Vardy marcou um hat-trick e Ayoze Pérez fez dois gols.

No entanto, a maior vitória da história do futebol inglês aconteceu antes da Primeira Guerra Mundial, quando o West Bromwich fez 12 a 0 no Darwen FC em 1892. O Nottingham Forest também conseguiu o mesmo placar para cima do Leicester Fosse em 1909.

LaLiga: Athletic Bilbao 12 x 1 Barcelona, fevereiro de 1931

Talvez não seja chocante saber que o Barcelona está envolvido na maior goleada de todos os tempos de LaLiga, embora possa ser surpreendente descobrir que eles foram os derrotados naquela partida em fevereiro de 1931.

O Athletic também esteve envolvido no jogo com mais gols da história da primeira divisão espanhola: 9 a 5 contra o Racing Santander em 1933), bem como no empate com mais gols (6 a 6 com o Atlético Madrid em 1950).

Série A: Torino 10 x 0 US Alessandria Calcio, maio de 1948

É preciso voltar ao final da década de 1940 para encontrar a maior goleada da história da Série A, quando as ilustres estrelas do "Grande Torino" marcaram 10 gols contra o Alessandria e não sofreram um sequer.

Quase exatamente um ano depois, o clube e o futebol italiano acabaria sofrendo uma terrível tragédia quando a equipe - que havia conquistado cinco títulos consecutivos da liga - voltava a Turim depois de um amistoso contra o Benfica, e acabou sofrendo um acidente aéreo matando as 31 pessoas a bordo.

Bundesliga: Borussia Monchengladbach 12 x 0 Borussia Dortmund, abril de 1978

A maior goleada da história da Bundesliga veio na última rodada da temporada 1977-78, quando o Gladbach derrotou o Dortmund e ainda assim conseguiu perder o título por saldo de gols.

Mais três gols teriam dado o título ao Gladbach, mas eles 'só' conseguiram fazer 12 gols e o Colônia se sagrou campeão.

Ligue 1: ES Troyes 0 x 9 Paris Saint-Germain, março de 2016; Paris Saint-Germain 9 x 0 EA Guingamp, janeiro de 2019

Desde que a primeira divisão francesa foi rebatizada como Ligue 1 em 2002, duas vitórias por 9 a 0 foram registradas - as duas pelo PSG.

A primeira foi sobre o Troyes em 2016, com Zlatan Ibrahimovic marcando quatro gols, incluindo um hat-trick em 10 minutos e uma assistência de calcanhar.

A segunda foi no Parque dos Príncipes contra o Guingamp em 2019, com Kylian Mbappé e Edinson Cavani marcando um hat-trick cada um.

No entanto, a maior goleada da história da primeira divisão francesa foi um 12 a 1 do Sochaux sobre o Valenciennes durante a temporada de 1935-36.

Major League Soccer: Dallas Burn 1 x 8 Los Angeles Galaxy, junho de 1998

A maior vitória da história da MLS foi registrada pelo LA Galaxy quando enfrentou o Dallas Burn em 1998 no Cotton Bowl.

Harut Karapetyan marcou três gols para o Galaxy, com Ezra Hendrickson, Clint Mathis, Greg Vanney e Welton também balançando as redes.

Vários jogos de 7 a 0 surgiram na MLS desde então, com o mais recente sendo o do New York Red Bulls para cima do rival New York City FC em 2016, e o recém-formado Atlanta United destruindo o New England Revolution em 2017.

Liga MX: Pachuca 9 x 2 Veracruz, abril de 2019

Desde que a primeira divisão do México passou a se chamar Liga MX em 2012, a maior goleada foi do Pachuca para cima do Veracruz durante o Torneio Clausura de 2018-19.

A-League: Adelaide United 8 x 1 North Queensland Fury, janeiro de 2011

Tendo iniciado em 2005, a primeira divisão australiana é outra liga relativamente jovem.

Ainda assim, eles encontraram tempo para uma grande goleada ou duas, com o enfático 8 a 1 do Adelaide United para cima do North Queensland Fury em 2011 sendo a maior de todas.

Essa margem foi igualada pelos Reds alguns anos depois, em janeiro de 2015, quando derrotou o Newcastle Jets por 7 a 0.