Assunto do dia na imprensa espanhola, a iminente saída de Luiz Suárez do Barcelona foi contada em detalhes pelas reportagens da rádio COPE e do jornal Sport, ambos da capital da Catalunha. Os veículos relataram a chateação do atacante, um dos símbolos do clube nos últimos seis anos e tratado de forma fria por Ronald Koeman.
Segundo a imprensa de Barcelona, o treinador ligou para Suárez para dizer que não contava com ele para a próxima temporada. A ligação teria durado apenas um minuto, o que mexeu com o artilheiro. No clube desde 2014, ele teria reclamado, segundo a rádio COPE, que este não é o tratamento adequado a quem, como ele, faz parte da história vencedora do Barça.
Também teria irritado Suárez o fato que nenhum dirigente do clube o procurou para explicar a situação, desde que seu nome passou a ser ventilado como um dos possíveis dispensados. Coube a Koeman, anunciado na semana passada, informar a decisão.
O diário Sport contou detalhes do papo. Koeman teria dito a Suárez, de forma direta, que ele não estava nos seus planos para o trabalho no Camp Nou. O atacante simplesmente aceitou a decisão do técnico, sem pedir explicações, e garantiu que não seria um problema para o Barcelona.
Agora, a negociação é entre os advogados do jogador e a diretoria culé, uma vez que Suárez quer ser livre para escolher o próximo clube da carreira. Por isso, o contrato válido até junho de 2021 deve ser rescindido. O uruguaio, garante a imprensa de Barcelona, não pretende polemizar em sua saída.
Suárez é o terceiro maior artilheiro da história do Barcelona, com 198 gols e 97 assistências em 283 partidas (na temporada passada, anotou 11 vezes em 36 jogos). Em seis anos de clube, conquistou 13 títulos, entre eles um Mundial de Clubes, uma Champions League e quatro vezes o Campeonato Espanhol.
O uruguaio não será o único dispensado, garantem os jornais locais. O zagueiro Samuel Umtiti, o volante Arturo Vidal e o meia Ivan Rakitic também estão fora dos planos de Ronald Koeman.
