O futebol deu uma segunda chance para Pedro brilhar no time pelo qual torcia na infância. Sete anos depois de ser dispensado nas categorias de base do Flamengo, o atacante está de volta à Gávea e poderá reescrever uma história que foi interrompida em 2013.
Após começar no futsal do River, o garoto passou no clube da empresa Light e foi reprovado em testes no Vasco e no Botafogo antes de ser aprovado no futsal do clube rubro-negro, aos oito anos.
Com a enorme quantidade de gols marcados nas quadras, ele foi transferido para o futebol de campo do clube. Aos, 15 anos, porém, o atacante foi mandado embora na Gávea.
"Ele foi dispensado no dia 1º de abril com alegação de baixa estatura. Ficou muito abalado, mas nós familiares nunca deixamos desistir, sempre demos todo o apoio para tentar conquistar o seu sonho", disse Maria Cristina Gomes de Abreu, mãe de Pedro, ao ESPN.com.br, em 2018.
Ao lado do marido, Marcos Guilherme dos Santos, ela buscou ajuda médica para o filho.
"Ele fez algumas consultas num especialista em crescimento, quando ainda era do Flamengo, mas não demos sequência no tratamento. Acho que já sabíamos que a genética era boa. Cresceu na estatura, como homem e atleta. Hoje nos enche de orgulho."
Pedro ficou quase um ano parado fazendo testes em clubes, sem sucesso. Quando tinha 16 anos o seu irmão, Victor, pediu ao seu treinador que deixasse Pedro disputar um campeonato sub-20 da Série C Carioca pelo Duque Caxiense.
"Desde os primeiros jogos ele foi fazendo muitos gols e jogadas diferenciadas. Eles foram campeões, o Pedro artilheiro do campeonato sendo o destaque nos dois jogos da final com 6 gols, sendo 4 no primeiro jogo e 2 no segundo. Após esta final, o empresário Márcio Giugni que assistia aos jogos, gostou muito do Pedro, avaliou que teria uma grande projeção no futebol, o levou para o Artsul, e logo após para o Fluminense", disse.
Ele ficou cerca de quatro meses em um período de testes antes de ser aprovado e inscrito nos torneios.
"Na sua primeira oportunidade, em um jogo oficial, entrou no segundo tempo e fez o gol do empate nos acréscimos, na semifinal do Carioca. O gol feito por ele levou a partida para os pênaltis, onde o Flu venceu. Foram campeões, sendo o primeiro titulo do Pedro na base. E a partir deste jogo ele começou a ganhar confiança da comissão e ter mais espaço no time. Foi campeão e artilheiro em diversos torneios no Brasil e no exterior", disse a mãe.
Ele passou pela categoria sub-17 antes de brilhar no sub-20 em Xerém. Foi campeão do Brasileiro de 2015 da categoria e anotou 32 gols em 2016.
Neste período foi chamado ao lado de outros meninos para completar os treinos da seleção brasileira principal na Granja Comary antes dos jogos contra a Bolívia e a Venezuela pelas Eliminatórias da Copa 2018.
Por todo este destaque, foi efetivado para o time principal. Em 2017, foi reserva imediato do artilheiro Henrique Dourado e atuou 35 partidas e fez 7 gols.
Na primeira vez que balançou as redes pelo time tricolor, contra o Criciúma, ele fez uma comemoração reverenciando os torcedores, como uma forma de apresentar-se. O gesto virou sua marca registrada.
Com a saída do Ceifador para o Flamengo, o garoto virou titular absoluto e se destacou. Chegou a ser o artilheiro do Brasileiro e tinha tudo certo para trocar o Fluminense pelo Real Madrid em 2018. A lesão no joelho, com o rompimento do ligamento cruzado anterior, porém, mudou os planos.
“Naquele momento, tínhamos chegado a um acordo com o Real Madrid. Tínhamos conversado com o Fluminense, com a família, só faltava assinar”, disse o empresário Márcio Giugni, à “TV Globo”.
Na época, o Real teria oferecido 30 milhões de euros (mais de R$ 130 milhões) pelo atacante, exatamente o valor que o Fluminense mirava para negociar um de seus maiores destaques.
Depois de passar por uma cirurgia e ficar sete meses fora dos gramados, o jovem voltou ao Fluminense, mas foi vendido em setembro de 2019 para a Fiorentina por 11 milhões de euros. Pela equipe italiana, o atacante disputou apenas quatro partidas, e não fez gols. Ao todo, ele jogou 59 minutos com a camisa do clube italiano.