Apesar de o Real Madrid e os outros times de LaLiga terem uns dias de folga por causa das festas de fim de ano, o estádio Santiago Bernabéu está em plena atividade e assim será até a primeira quinzena de janeiro, pelo menos. O local passa por uma transformação. É o início da reforma, segundo o diário espanhol "As".
Ao todo, o clube merengue ficará 26 dias sem usar as dependências --jogou no último domingo e só retornará em 18 de janeiro, diante do Sevilla, pelo Espanhol. Ou seja, tempo que será aproveitado para a diretoria efetuar parte importante das mudanças estruturais.
Os sócios do Real receberam uma carta informando quais são as etapas da reforma e as datas em que o local ficará fechado para o público. "Começaram os trabalhos de instalação de um dos elementos mais importantes do estádio: o novo teto, que permitirá a proteção de todos os locais", comunicou o clube.
Na última segunda-feira, quem visitou o bairro onde está o estádio já pôde notar mudanças. Enormes guindastes, de mais de 60 metros de altura, começaram a desmontar o teto atual. Duas novas torres (B e C) estão sendo erguidas. Elas vão substituir as atuais, que imitam as torres do estádio italiano San Siro.
Também teve início a desmontagem dos aquecedores que estavam acima do teto, bem como o sistema de som e as antenas de Wi-fi. Já foi totalmente derrubado o antigo Centro Comercial "La Esquina del Bernabéu", que dará lugar a uma grande praça, com área verde, com aproxidamente 5.500 metros quadrados.
As obras foram aprovadas em 24 de junho e estão programadas para serem concluídas até outubro de 2022. O custo total do investimento será de 796 milhões de euros, com juros incluídos (hoje, este valor equivale a R$ 3,5 bilhões).
O clube já explicou em sua última Assembléia de Comitês que isso não causará problemas aos cofres do clube, pois financiará o trabalho com um empréstimo bancário que envolverá o pagamento de cerca de 30 milhões de euros anualmente entre 2023 e 2049.
