Com uma atuação arrasadora do atacante Romelu Lukaku, a Bélgica massacrou o Azerbaijão por 5 a 0, neste domingo (19), pela última rodada do grupo F das eliminatórias da Eurocopa-2024.
O resultado garante os "Diabos Vermelhos" na liderança da chave, terminando um ponto à frente da vice-líder Áustria - as duas seleções já estavam classificadas com antecedência.
Os belgas ainda terminaram as eliminatórias invictos: foram 6 vitórias e 2 empates nas 8 partidas disputadas.
Em campo, só deu Lukaku, que mostrou que seu ótimo momento com a camisa da Roma se reflete também na seleção belga.
No 1º tempo, o matador fez um incrível poker-trick (quatro gols) em um espaço de apenas 20 minutos: os tentos saíram aos 17, 26, 30 e 37 minutos.
Seu aproveitamento de finalizações, inclusive, beirou o absurdo: todos os seus chutes na direção da meta morreram no fundo das redes.
Essa foi a 1ª vez que um jogador da Bélgica fez 4 gols em uma mesma partida desde que Josip Weber marcou 5 contra a Zâmbia, em amistoso realizado em 4 de junho de 1994.
Foi também apenas a 2ª vez que Lukaku conseguiu um poker-trick em sua carreira. A outra foi em 4 de fevereiro de 2017, quando ele realizou o mesmo feito pelo Everton contra o Bournemouth.
O artilheiro se despede das eliminatórias com incríveis 14 gols em 8 partidas, batendo o recorde que pertencia a David Healy, da Irlanda do Norte, e Robert Lewandowski, da Polônia.
No 2º tempo, o grandalhão foi substituído e só acompanhou o restante do duelo do banco de reservas.
Em ritmo de treino, os "Diabos Vermelhos" ainda fecharam em 5 a 0, com bela assistência de Doku, do Manchester City, e gol de Trossard, do Arsenal.
Agora, a Bélgica entra em férias e só volta à atividade em março do ano que vem, quando disputa amistoso contra a Inglaterra.
Classificação do grupo F
Bélgica: 20
Áustria: 19
Suécia: 10
Azerbaijão: 7
Estônia: 1
Próximos jogos da Bélgica
Inglaterra (F) - 26/03, 16h45 (de Brasília) - Amistoso