<
>

Passagens de Dorival Júnior pelo Flamengo tiveram treta com Diego Alves, demissão de Landim e mais; relembre

play
Dorival Júnior no Flamengo: duas passagens, nenhum título e polêmica com Diego Alves (2:05)

De volta, Dorival Júnior comandou o Rubro-Negro duas vezes: 2012-2013 e 2018. Relembre! (2:05)

Contratado para o lugar de Paulo Sousa, Dorival Júnior comandará o Flamengo pela terceira vez em sua carreira como treinador


O Flamengo iniciará, neste sábado (11), uma nova era. Com um novo treinador após a demissão de Paulo Sousa, o time tenta ter um recomeço em 2022. Para o lugar do português, Dorival Júnior foi o escolhido.

E, a partir do duelo contra o Internacional, o comandante terá sua terceira passagem como treinador da equipe carioca.

A primeira passagem ocorreu entre julho de 2012 e março de 2013. Em 37 jogos, foram 15 vitórias, 12 empates e dez derrotas, terminando o Campeonato Brasileiro na 11ª colocação em 2012.

Sua saída não se deu por resultados ruins, mas pelo treinador não ter aceitado o reajuste salarial proposto pela diretoria de Eduardo Bandeira de Mello. O presidente havia assumido no início daquele ano e dava início a um processo de reequilíbrio das contas do clube.

Ele voltaria no final de setembro de 2018 para tentar a conquista do Brasileirão daquele ano contra o Palmeiras. Apesar de falhar na missão, o comandante conquistou bom aproveitamento em 12 jogos, com sete vitórias, três empates e duas derrotas.

Em dezembro daquele ano, porém, o comandante foi mandado embora por Rodolfo Landim e sua diretoria para a chegada de Abel Braga. Em 2020, em entrevista ao site UOL, o treinador admitiu que não discorda de sua saída na época.

play
2:38
Diego Alves teve problemas com Dorival Júnior no Flamengo em 2018; relembre

Os dois teriam até protagonizado uma discussão em frente ao elenco rubro-negro durante uma sessão de treinamento, o que posteriormente foi negado por Dorival

"[O futuro o Flamengo] seria definido na semana seguinte após o fim do Brasileirão. Fizeram a opção correta, tanto que estão tendo muito sucesso desde a chegada do Abel [Braga] e do [Jorge] Jesus, na sequência", elogiou Dorival, último treinador da gestão Eduardo Bandeira de Mello.

"Cheguei a conversar duas vezes com o Marcos Braz [vice-presidente de futebol da gestão Landim], mas numa boa, passando tudo o que estava acontecendo dentro do clube. Ele também me mostrou que não estava nada definido ou decidido", comentou.

Na curta passagem, Dorival ainda se envolveu em uma polêmica que voltou à tona com Paulo Sousa: a não escalação de Diego Alves no gol. Em entrevista ao Bandsports, já em 2022, o treinador relembrou o fato.

“Não teve. Não existia isso (de panela). Eu tive ali uma passagem que foi muito tranquila no Flamengo. Nós tivemos realmente esse episódio (do Diego Alves). Eu comuniquei ao Diego (Alves), ele vinha voltando de uma lesão”, disse.

Ele havia ficado um bom tempo parado e o Cesar tinha entrado e eu não fui lendo bem números, mas estávamos indo para quarta ou quinta partida e o Cesar não tinha tomado gol. Foi uma coisa desse tipo mais ou menos e eu comuniquei ao Diego Alves que, ele voltando, ainda teria que trabalhar um pouco mais para que pudesse retornar“, completou.