Paraguaio Carlos Amarilla revoltou corintianos com erros de arbitragem nas oitavas de final da Libertadores de 2013
Corinthians e Boca Juniors se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. A partida terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
O duelo traz no passado um personagem marcante, que não é nem argentino e nem brasileiro. Trata-se do ex-árbitro paraguaio Carlos Amarilla, responsável por erros que culminaram na eliminação do time do Parque São Jorge nas oitavas de final em 2013, e que hoje é personal trainer de uma academia na capital de seu país.
Na época, o Boca venceu na Bombonera por 1 a 0, no confronto de ida. Na volta, no Pacaembu, Amarilla não marcou dois pênaltis claros e anulou mal um gol marcado pelo Corinthians. O jogo terminou 1 a 1, com gols de Riquelme e Paulinho, e a equipe paulista, campeã da Libertadores no ano anterior, acabou eliminada precocemente.
Dois anos depois, escutas divulgadas pela emissora argentina América mostraram Julio Grondona, presidente por décadas da Associação do Futebol Argentino (AFA), apontando Amarilla como "o grande reforço do Boca".
Com o escândalo, Amarilla acabou afastado da arbitragem de todos os campeonatos organizados pela entidade. Em comunicado oficial, a AFA informou que o árbitro ficaria sem atividade até a apuração da veracidade do material. No entanto, o paraguaio retornou semanas depois, e encerrou a carreira em 2017.
Hoje, aos 51 anos, o ex-árbitro trabalha como personal trainer e dá aulas em uma academia na cidade de Ñemby, na Grande Assunção. Em sua página no Facebook, chamada "Carlos Amarilla Entrenamiento Personalizado'', Amarilla ostenta músculos e publica fotos com frequência para divulgar seu trabalho.
