<
>

Como surgiu movimento contra sintético que tem Neymar como um dos líderes e rendeu até indireta de Leila a craque do Santos

play
Palmeiras x Santos, Cruzeiro x Atlético-MG, Flamengo x Vasco e mais: veja o palpitômetro da 14ª rodada do Brasileirão (0:49)

A 14ª rodada acontece no próximo sábado (2) e domingo (3) (0:49)

Palmeiras e Santos se enfrentam neste sábado (2), às 18h30 (de Brasília), em jogo da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada na arena do Verdão, que deixará de ser Allianz Parque para ter seu naming rights atrelado ao banco Nubank.

Neymar, Gabigol e o estádio palmeirense estão no centro das atenções para o clássico deste fim de semana. O motivo está no gramado sintético da casa do Palmeiras. O camisa 10 sequer foi relacionado para o confronto.

Desde que Neymar retornou ao futebol brasileiro, cresceu no país um movimento de jogadores e dirigentes de diferentes clubes se mostrando contrários ao gramado sintético em estádios do Brasil.

Em 18 de fevereiro de 2025, nomes como Neymar, Lucas Moura Gabigol e Thiago Silva se uniram em uma campanha contra o campo artificial: “É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos”, dizia o começo do texto.

Entre os palcos mais relevantes do país, além do estádio do Palmeiras, a Ligga Arena, do Athletico-PR, o Nilton Santos, do Botafogo, a Arena MRV, do Atlético-MG, a Arena Condá, da Chapecoense, e o Pacaembu, em São Paulo, utilizam a grama sintética.

Pouco tempo depois da manifestação dos atletas, Leila Pereira, presidente do Verdão rebateu as críticas: “É muito mimimi, muito”, disse a dirigente, que também sugeriu que “deve ter um movimento político por trás disso” e ainda cutucou o craque santista.

"Tem muitos atletas daquele manifesto que não estão jogando nem no sintético, nem no natural", disse Leila, à época.

De lá para cá, Neymar segue se manifestando de maneira contrária a esse tipo de campo. Contra o Atlético-MG, por exemplo, disse: “Sintético é uma m...". Já contra o Athletico-PR, afirmou: “Praticar futebol nesse campo é quase impossível”.

Outro clube muito presente nessa discussão é o São Paulo. Lucas Moura, por exemplo, já se lesionou no estádio palmeirense e deixou de atuar no Choque-Rei por conta do piso. Júlio Casares, ex-presidente do Tricolor, fez apoio à frente dos atletas.

Por último, o Flamengo também entra em rota de colisão com os clubes que utilizam campo artificial. Recentemente, o Rubro-Negro soltou uma lista de “fatos e fakes” sobre o tema. O Palmeiras, junto dos demais times que usam tal grama, rebateram o clube carioca em nota.

No final do ano passado, a Confederação Brasileira de Futebol acatou um pedido da maioria dos clubes da Série A do Brasileiro para que a entidade não aprove a implementação de mais nenhum novo campo artificial antes de um debate maior sobre o tema.

Onde assistir a Palmeiras x Santos?

Palmeiras x Santos, neste sábado (2), às 18h30 (de Brasília), pelo Brasileirão, terá transmissão ao vivo no Premiere (pay-per-view).