<
>

PES é renomeado para eFootball e é um jogo gratuito para bater de frente com Fifa

Messi como destaque em eFootball Divulgação/Konami

A Konami anunciou uma nova era para sua franquia de futebol nesta quarta-feira (21). Após “pular” a temporada 2021, a empresa japonesa traz uma série de novidades para PES, que passa a se chamar eFootball. O game terá uma nova identidade visual, será lançado em setembro (sem data) apenas digital e de forma gratuita (com compras dentro do game, como cosméticos e itens para impulsionar seu jogo).

Como anunciado em 2020, a Konami traz um novo motor gráfico para o game, a Unreal Engine 4, deixando de lado a FOX Engine e que mudará completamente sua física. Aliado a isso, eFootball vai contar com um sistema chamado Motion Matching, que trará uma nova variedade de dribles e marcação.

Com o Unreal Engine 4, eFootball abraça diversas gerações e plataformas, novos e velhos consoles, videogames de mesa e dispositivos móveis. Todas as plataformas terão a mesma base, possibilitando uma integração geral. O jogo terá versões para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC em seu lançamento.

No futuro, dispositivos móveis (tablets e celulares) que trabalham com iOS e Android entram no sistema. Ainda não se sabe como fica a condição do Nintendo Switch ou Mac. Até dezembro deste ano, as plataformas serão integradas para o chamado cross-play, no qual o jogador de um videogame, pode enfrentar um oponente de um PC ou celular (estes terão que usar um controle conectado ao seu aparelho).

A Konami seguirá um cronograma de lançamentos até março de 2022. O eFootball aparece em setembro deste ano em uma versão reduzida e receberá novidades de forma constante. Veja a programação inicial:

Entre setembro e dezembro de 2021

  • Cross-platform: partidas entre consoles e PC

  • Ligas online abertas Modo de jogo com construção de equipe nos moldes do myTeam

  • Sistema Match Pass que gera recompensas ao ser disputado

Entre dezembro de 2021 e março de 2022

  • Suporte de controle para dispositivos móveis

  • Cross-platform integrado a dispositivos móveis

  • Disputa dos esports com pro players e jogadores amadores

Times parceiros

O Option File está mantido em eFootball e disponível após o lançamento (não foi informado se finalmente os consoles da Microsoft terão a opção), assim como partidas rápidas mantidas. Nada foi falado sobre a Master League, mas a Konami promete mais novidades em agosto.

Na parte de licenças, o anúncio de eFootball traz 9 clubes parceiros:

Barcelona
Bayern de Munique
Juventus
Manchester United
Arsenal
Corinthians
Flamengo
São Paulo
River Plate

EFootball terá Lionel Messi e Neymar como embaixadores e tem o desafio de encarar Fifa 22 e suas novidades para a temporada.