<
>

Fifa 22 tem tecnologia que promete animações mais "humanizadas"

David Alaba com o uniforme do Real Madrid Divulgação/EA Sports

Em evento online transmitido nesta terça-feira (20), o Play Live, a EA detalhou novidades de Fifa 22 no campo da jogabilidade. Membros do time de desenvolvimento e comunidade do novo game de futebol falaram, principalmente, da chegada da tecnologia HyperMotion, uma das grandes apostas da EA nesta temporada.

O HyperMotion tem como função trazer maior realismo à Fifa 22. Para isso, houve um trabalho de captura de movimento de atletas reais, transformado em dados para a criação de ações mais fluídas e naturais. Dois times completos estiveram em um estádio na Espanha para a gravação destes dados, todos eles usando roupas com sensores especiais.

Além da parte visual, o HyperMotion trabalha a Inteligência Artificial relacionadas a ações em campo, como marcação e movimentação. Uma vez que este a captação de dados foi feita em um ambiente próximo a uma partida real, buscou-se a coleta de dados para a recriação de uma movimentação orgânica do time como um tudo, com e sem a bola, em Fifa 22.

MAIS HUMANO

Visualmente falando, novas animações não têm só o objetivo de tornar o jogo mais fluído, mas humano. A “humanização” dos avatares, para quem tenham reações que o tornem mais naturais em campo, engloba a adição de milhares de novas animações.

Essas novas animações fazem com que os avatares se comportem como os seus pares reais. Ações como pedir o passe quando se está livre, a expectativa de esperar a cobrança de uma falta ou perda de um gol terão novas ações para trazer mais naturalidade à IA.

MECÂNICAS

Na parte das mecânicas de jogo, o especial da EA disse que os goleiros terão mais animações quando fizerem defesas, ao dar combate a bolas divididas com o adversário e na hora de repor a bola. A física da bola também foi trabalhada, assim como a “explosão muscular”, que afeta a aceleração para lances curtos.

Por fim, a EA disse que está de “ouvido” no feedback da comunidade, feito pelos jogadores casuais, pro players, influenciadores e criadores de conteúdo, na busca por melhorias do game.

Fifa 22 terá Kylian Mbappé na capa pelo segundo ano consecutivo e já teve diversas informações confirmadas. O jogo será lançado em 01 de outubro e terá versões para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X, PC e Stadia.