<
>

Captain Tsubasa: Dicas para você se tornar um 'Super Campeão'

play
Fã de Oliver Tsubasa, do Super Campeões, Wallace relembra mundial com o Corinthians: 'Caramba, vim parar aqui' (0:49)

Nascido em Conceição do Coité, na Bahia, zagueiro disse que nunca imaginou isso (0:49)

Lançado no fim de agosto, Captain Tsubasa: Rise of New Champions chama a atenção por ter uma jogabilidade que mescla futebol e luta - obtendo, assim, o melhor possível do clássico desenho Super Campeões.

Até por conta de algumas peculiaridades, o ESPN Esports Brasil montou este guia de dicas para você se tornar um verdadeiro ‘Super Campeão’ e se destacar ao lado de Oliver Tsubasa.

São dicas mais voltadas para jogabilidade e o modo campanha, isso porque o game possui um setor de tutorial muito prático e bem eficiente para você praticar e ter domínio dos comandos no geral.

Veja no vídeo abaixo as impressões sobre Captain Tsubasa: Rise of New Champions e tire suas próprias conclusões se vale a pena comprar ou não:

JOGABILIDADE

MENOS FUTEBOL, MAIS LUTA

Captain Tsubasa: Rise of New Champions pode até ser um jogo de futebol, mas essencialmente é um game de luta. Dito isso, seu aproveitamento ficará melhor o quanto antes você largar seus vícios trazidos de Pro Evolution Soccer ou Fifa.

Por ter mecânicas que se assemelham aos simuladores de futebol, somos levados ao pensamento lógico de trabalhar a bola até o gol adversário. Isso é perder tempo no jogo de Super Campeões.

CUIDADO COM A RESPOSTA

Você começa a pegar o estilo da jogabilidade de Captain Tsubasa: Rise of New Champions a cada partida disputada. Ainda assim, a mecânica fica um pouco engessada quando tentamos responder rapidamente à algum lance. Por exemplo: querer tocar rapidamente assim que já recebemos a bola. Às vezes, o comando não acontece. Ou seja, não tenha pressa em emendar um comando no outro. Você só vai apertar o botão do controle à toa.

É PRA APELAR MESMO

Ao invés de ficar tocando a bola coletivamente à procura de uma brecha na defesa adversária, não tenha vergonha de focar no seu principal personagem e apelar com ele para que você crie exatamente essa brecha. Privilegie o jogador mais forte do seu time o colocando próximo da área ou então nas pontas pelo setor ofensivo.

Em Captain Tsubasa: Rise of New Champions, volantes e meias abertos (normalmente na formação 4-4-2 losango) tendem a sumir no jogo - mesmo que você toque para eles e tente driblar todos os inimigos.

LIMPE A DEFESA

Uma dica valiosa no game de Super Campeões é caçar os adversários em campo. De novo: é um jogo de luta, então use isso ao seu favor. Quando corremos com o personagem, ele rapidamente perderá energia (“garra”) e você facilmente fica exposto. Para otimizar sua investida, vá caçando os marcadores que estão à sua frente.

Dois dribles efetuados com sucesso aumentam a energia do seu personagem - o que te dá mais gás para continuar derrubando os adversário com sucessivas fintas. É mais seguro você chegar na cara do gol sem marcação, logo, o ideal é que você faça uma limpa na defesa antes do arremate. Faça uma fila de humilhados sem pensar duas vezes.

FATIOU, CHUTOU

Assim que você efetua dois dribles em sequência, o personagem em questão ganha energia - e ficar mais forte. Dessa forma, ele fica propenso a ser mais ágil nos comandos. Então não pense duas vezes: assim que liberar a animação por causa do combo de fintas, emende com um chute especial. Ah, dica de ouro: não espere ao término da cinematic para apertar o botão; já pressione quadrado nos instantes finais da animação.

CANSE O GOLEIRO

Todas as dicas até aqui levam para o momento máximo do futebol: o gol. Os arqueiros contam com barras de energia que vão diminuindo a cada chute bem sucedido nosso. Por isso é mais eficaz termos um jogo agudo e que canse o goleiro com mais rapidez.

Com arqueiros mais poderosos, foque em sempre dar os chutes especiais (ou seja, encher não só a barrinha, mas também aquele slot) próximo da área. Com goleiros menos fortes, arriscar de longa distância é um bom recurso caso você sinta que não conseguirá avançar para mais próximo.

No mais, sempre chute quando a marcação estiver prestes a te vencer mesmo que o arremate esteja fraco - vale mais cansar o goleiro minimamente do que ter a bola roubada.

ZONAS-V

A cada ação realizada com sucesso, como dribles ou desarmes, a barra de energia do seu time intitulada Zona-V aumenta. Assim que ela ficar cheia, não espere por um melhor momento para usá-la. Quanto mais cedo você ativa uma Zona-V, mais rápido você pode habilitar o especial outra vez.

Ah, claro: só não use esse especial no final do primeiro tempo. O cronômetro da partida fica acelerado enquanto a Zona-V está ativada. Logo, nos acréscimos, o tempo se encerra antes mesmo de você usufruir do especial. E caso você esteja em vantagem no placar, é interessante ativar a Zona-V mais para o final da partida e não deixar que o inimigo pegue na bola. Assim o jogo acaba mais rápido e você evita que seja vazado.

TUDO JUNTO E MISTURADO

Em Captain Tsubasa: Rise of New Champions, não existe diferenciação entre zagueiros e laterais, entre volantes e meias, e entre pontas ou centroavantes. Nos setores de defesa e meio de campo, principalmente, não se preocupe tanto em encontrar quem é o volantão ou espere laterais rápidos para avançar (os laterais nesse jogo são bem coadjuvantes). Remeta à dica lá de cima: arme o seu time para otimizar o melhor personagem do elenco.

DUPLA DE OURO

Verifique se no seu time existe uma dupla de ouro: aqueles jogadores que juntos liberam um chute especial em conjunto. Tsubasa e Huyga/Misaki (Japão), e Alberto e Carlos Santana (Brasil) são exemplos. Use a tática especial “Combo” para manter os atletas em questão jogando próximos, facilitando, assim, o arremate especial próximo da área.

CAMPANHA

SÃO FASES, NÃO PARTIDAS

Outra vez: Captain Tsubasa: Rise of New Champions até pode ser um jogo de futebol, mas essencialmente é um game de luta. Com isso, o modo campanha é composto por fases - que, como qualquer jogo que se preze, você só avança em caso de vitória.

Ao longo dos acontecimentos de Episódio do Tsubasa e Episódio do Novo Herói, pela Jornada, você só perderá em uma única fase - o jogo-treino contra a Alemanha às vésperas do Desafio Mundial Juvenil é feito para que você perca.

No mais, nem empates salvam: você terá que vencer todas as partidas. Tenha isso em mente sempre. Inclusive, no terceiro confronto do Desafio Mundial Juvenil, quando enfrentamos Senegal - mesmo com o Japão classificado para o mata-mata, você é obrigado a vencer esse duelo.

Essa dica vale ouro já que boa parte dos jogadores são da escolinha Fifa ou PES, logo, está acostumada a se classificar contando com derrotas ou empates como tropeços durante uma etapa classificatória. Não tem tropeço no Super Campeões - e é muito frustrante você perder tempo outra vez naquela mesma partida.

REI DA ESCOLA

Toque a bola para o melhor personagem quando você estiver jogando partidas válidas pelos torneios escolares. Mesmo à longa distância, os protagonistas fatalmente vão vencer o goleiro - pelo menos ou cansá-lo mais do que o normal.

Dessa forma, toque a bola para Tsubasa (Nankatsu), Matsuyama (Furano), Misugi (Musashi) ou Hyuga (Toho) e afunde o botão de arremate. Um chute especial é praticamente um gol feito.

MOMENTOS-CHAVE

Fique ligado nos acontecimentos da Jornada, pois em determinadas partidas a fase será voltada para um personagem em específico - existe enredo além de Tsubasa. Dessa forma, um evento é gerado se a bola chegar naquele personagem. Contra a Itália, por exemplo, tocar a bola para Hyuga é garantir um gol porque é a partida-chave na qual o personagem terá destravado o “Novo Chute do Tigre”. Cuidado que o mesmo vale para o time adversário.

QUÍMICA ENTRE JOGADORES

Dê atenção aos Vínculos de Amizade que o jogo te permite ter ao longo da Jornada. As cartas dos atletas permite que o seu personagem criado ganhe poderes básicos e especiais à medida que a química com aqueles determinados cards aumente. Sempre valorize um deck com jogadores que você atuará junto em algum momento da campanha.

PULE A HISTÓRIA

Um dos pontos negativos de Captain Tsubasa: Rise of New Champions é que a campanha conta com diálogos extensos em diversos momentos, o que quebra totalmente com o ritmo em meio às partidas. É possível pular essas conversas.

Para isso, vá nas Opções e, dentro de Outras Configurações, troque para “Pular tudo” em “Pular História”. Você pode fazer o mesmo para “Eventos de Ligação”, mas aí você deixará de somar pontos de experiência importantes para o seu personagem.

SELEÇÃO BRASILEIRA

A seleção brasileira é um dos times secretos no jogo de Super Campeões, assim como os EUA. Veja como desbloquear aqui.