<
>

Valorant: Tudo o que você precisa saber sobre o game que mistura CS e Overwatch

Valorant, o game de tiro da Riot Games Divulgação/Riot Games

A Riot Games, responsável por League of Legends, finalmente resolveu deixar o conforto de ter apenas um game sob suas asas. Em outubro de 2019, a empresa anunciou que faria games de outros gêneros, incluindo um jogo de tiro em primeira pessoa. Batizado originalmente de “Project A”, aos poucos a Riot foi revelando mais até o que sabemos hoje.

Project A se tornou então Valorant, um FPS tático composto por dois esquadrões de cinco personagens que contam com armas, habilidades especiais e Ultimates. Trata-se de um game que terá elementos de outros jogos já estabelecidos como os poderes do Overwatch, a estratégia de Rainbow Six Siege e a precisão e tiroteios de Counter-Strike.

O ESPN Esports Brasil reuniu o que há de divulgado para você estar pronto para quando Valorant estiver entre nós.

HISTÓRIA

A história não é o forte de jogos do gênero, mas Valorant possui um certo contexto. Ambientado em uma versão futura do planeta Terra, afetada por um evento chamado “First Light”. Este evento transformou a vida, a tecnologia e governos em todo globo, fazendo com que pessoas tenham habilidades especiais. Estas pessoas foram chamadas de “Agents”.

Em contrapartida, uma organização chamada Valorant Protocol, usa estas pessoas com dons para objetivos próprios. O resultado é o enfrentamento destes dois lados.

HABILIDADE

Uma vez nas arenas de combate, os personagens de Valorant terão um arsenal e até quatro habilidades a disposição. Destas habilidades, duas são adquiridas a cada início de round. Após o uso, estes movimentos comprados possui um tempo de recarga para voltarem a ser usados – além de haver um limite de vezes.

Já o arsenal é composto por armas e armadura e, a cada início de rodada , você possui um tempo para compra. Você pode usar as mais variadas combinações

ARSENAL

Dentro das opções do arsenal em relação a armas, o game terá as seguintes categorias:

Pistolas (automáticas e revólveres)
SMGs
Shotguns (automáticas ou Manuais)
Rifles (explosivos e AK)
Precisão (Sniper)
Metralhadoras pesadas
Facas

MAPAS E MODOS DE JOGO

Valorant terá partidas com 24 rodadas. Quem vencer mais leva a série, que pode ter prorrogação. Você manterá o mesmo personagem ao longo da disputa, que terá alta letalidade de Counter-Strike, além de não haver a possibilidade de voltar ao round se for abatido.

A princípio, o game terá quatro mapas, sendo dois já divulgados: Bind (com pontos de teletransporte) e Haven (com três pontos para explosão da bomba).

O único modo de jogo conhecido até o momento é um semelhante ao desarme de explosivos de Counter-Strike: um time tenta explodir o artefato enquanto o outro tenta evitar a ação do inimigo.

MICROTRANSAÇÕES

Valorant será grátis, ou Free-to-Play, mas terá um mercado para compras. O jogo terá microtransações com itens cosméticos como sprays personalizados e skins para personagens e armas. Até o momento, a Riot diz que o FPS não terá os famigerados loot boxes, itens comprados com dinheiro real e que rendem itens de acordo com a probabilidade de raridade.

PERSONAGENS

A Riot trabalha com 10 personagens quando Valorant for lançado. A lista completa não deve estar disponível desde o início (a ideia é que sejam5 personagens liberados), cabendo ao jogador desbloquear as outras opções. Dentre os combates divulgados, estão:

Brimstone: Norte-americano, trabalha com granadas incendiárias e ataques aéreos que podem punir os inimigos e aprimorar aliados;
Cypher: Personagem vindo do Marrocos, possui diversos meios para conseguir informações, como a movimentação inimiga;
Jett: Lutadora sul-coreana, trabalha com bombas de fumaça e movimentos que aumentam sua velocidade;
Omen: Sem origem conhecida, pode cegar os adversários e usar o teletransporte para se movimentar pelo mapa;
Phoenix: Britânico, possui a capacidade de usar granadas de flash que dobram esquinas e diversas habilidades que trabalham com fogo, tanto para causar dano como para curar a si próprio;
Sage: Médico chinês, Sage é a essência do suporte, capaz de curar e reviver personagens;
Sova: A arqueira russa dispara flechas mágicas que atravessam paredes e possui um drone capaz de analisar o mapa de jogo;
Viper: Vindo dos EUA, Viper é capaz de controlar nuvens de veneno impedem a passagem do adversário além de atirar projéteis explosivos;

LANÇAMENTO

A Riot ainda não divulgou uma data de lançamento oficial do game, mas os planos da empresa é que seja ainda no primeiro semestre de 2020. Até o lançamentos, uma versão beta será disponibilizada. Resta saber ser a crise do coronavírus afetará de alguma maneira este calendário.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Por fim, Valorant requer um computador com as seguintes configurações, para ser executado:

Recomendadas (60 quadros por segundo)
CPU: Intel i3-4150 ou superior
Placa de vídeo: Geforce GT730 Intel i3-4150 ou superior
4GB RAM
1GB VRAM

Recomendadas
CPU: Intel Core i5-4460 3.2GHz ou superior
Placa de vídeo: GTX 1050 Ti ou superior
4GB RAM
1GB VRAM

Mínimas (30 quadros por segundo)
CPU: Intel i3-370M ou superior
Placa de vídeo: Intel HD 3000 ou superior
4GB RAM
1GB VRAM