<
>

Casa do Major no Rio, Jeunesse não será afetada pela interdição no Parque Olímpico

Jeunesse Arena recebeu o MSI de League of Legends em 2017 e é o local onde será realizado o Major de CS no Brasil Riot Games

Estrutura localizada no Rio de Janeiro que recebeu, nos últimos anos, a maior parte dos eventos de esportes eletrônicos sediados na cidade, a Jeunesse Arena não será afetada pela interdição no Parque Olímpico solicitada pela justiça. A informação foi confirmada pela assessoria da arena ao ESPN Esports Brasil, por telefone.

"A Jeunesse Arena é uma referência de legado esportivo bem gerido no Brasil e é administrada desde o fim dos Jogos Panamericanos de 2007 pela multinacional francesa GL events, um dos líderes do mercado de eventos no mundo. O espaço funciona de forma independente do Parque Olímpico da Barra e está em conformidade com as exigências do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura, portanto não será afetado pela decisão", afirmou os responsáveis pela Jeunesse Arena a reportagem, por email

A interdição ao Parque Olímpico foi revelada pelo jornalista Lauro Jardim, no próprio blog, nesta quarta-feira (15). De acordo com a publicação, o fechamento do local foi um pedido feito pelo Ministérido Público Federal (MPF) acatado pela Justiça Federal "até que sejam fornecidos o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros e o habite-se da Prefeitura, além de outros documentos que permitam a emissão de licenças de pânico e indêncdio" das autoridades.

Ainda de acordo com o blog, a Justiça deu o prazo de 48 horas para o fechamento das instalações localizadas que receberam competições válidas pelas Olímpiadas de 2016, localizadas na Barra da Tijuca e em Deodoro. O desembargadou que protocolou a decisão acredita que tragédias possam acontecer em ambas as estruturas.

O ESPN Esports Brasil também questionou, duas vezes, a Prefeitura do Rio de Janeiro se a interdição afetará a Jeunesse Arena. O município não foi especifico na resposta, dizendo apenas que "por meio da Procuradoria Geral vai recorrer da decisão".

Nos últimos anos diversos eventos de esportes eletrônicos foram realizados na Jeunesse Arena, como foi o caso da final da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) 2019. Ainda no MOBA desenvolvido pela Riot Games, o local recebeu também o evento principal do Mid-Season Invitational (MSI) 2017. Já em 2018, a arena foi casa da fase final da Pro League de Rainbow Six.

A revelação de que a Jeunesse Arena sediará o primeiro Major de Counter-Strike da temporada foi oficializada em dezembro passado. O torneio que levará o nome de ESL One Rio terá os confrontos válidos pelo evento principal sendo disputados na estrutura de 26 de abril a 24 de maio, enquanto a primeira fase, o Challenger Stage, terá como casa o hotel Grand Mercure, também localizado na Barra da Tijuca.