<
>

Transferências no LoL mundial: Mithy será técnico da Fnatic, Sneaky fora da C9 e mais

O atirador norte-americano Sneaky. Riot Games

Não é só no Brasil que está rolando a famosa dança das cadeiras no competitivo do League of Legends. Assim como aconteceu por aqui, grande parte dos contratos de jogadores e equipes terminou nesta segunda-feira (18), abrindo caminho para negociações para a próxima temporada das ligas regionais.

Nesta matéria, separamos as movimentações das ligas da América do Norte (LCS), China (LPL) e Coreia do Sul (LCK) e Europa (LEC) para você acompanhar as contratações e os rumores mais importantes de cada uma.

LCS

Na liga norte-americana, as notícias começaram a aparecer ainda em outubro, quando Bjergsen assinou uma extensão de contrato com a TSM e fontes informaram à ESPN que a Evil Geniuses está contratando Svenskeren e Zeyzal da Cloud9.

Nos últimos dias, foi noticiado que a 100 Thieves contratou o técnico Zikz, enquanto a Dignitas está negociando a extensão do contrato de Huni por mais dois anos, por um valor aproximado de 2,3 milhões de dólares, segundo fontes.

Já entre esta segunda e terça-feira, 18 e 19 de novembro, a ESPN norte-americana apresentou diversas contratações e rumores. As maiores são a troca de Biofrost por Smoothie pela CLG e TSM, a contratação do europeu Broxah pela Team Liquid, a contratação do europeu Kobbe pela TSM, e a contratação de Vulcan e Zven pela Cloud9 — que perde o atirador Sneaky.

LPL

Na liga chinesa, as movimentações ainda estão meio paradas. Até o momento de publicação desta matéria, a maior novidade é que o atirador Imp, da JD Gaming, anunciou sua aposentadoria.

LCK

Já na LCK, as coisas estão mais agitadas. Após acusações do ex-técnico cvMax da Griffin, o CEO da companhia, Cho, se demitiu enquanto a Riot Games investiga a situação.

Para a surpresa de ninguém, Faker renovou com a T1 até 2021, assim como Effort. Já Mata e Haru foram dispensados, e o técnico kkOma, Clid e Khan estão abertos a propostas.

Deft também renovou contrato com a DragonX, enquanto a KT Rolster dispensou Smeb, Score, Bdd e PraY. A Afreeca Freecs também dispensou os jogadores Aiming, Ucal e Jelly, e a Gen.G revelou que não renovou o contrato com os oito integrantes do time — incluindo o caçador Peanut. Todos estão abertos a propostas.

LEC

Na liga europeia, enquanto alguns jogadores vão para outras regiões, há mais investimento no cenário regional. As novidades da LEC começaram com a ida de Youngbuck para a Excel como head coach e a notícia da aposentadoria de Vizicsaci.

Já nos últimos dias, a ESPN norte-americana revelou a extensão do contrato de VandeR por dois anos e a contratação de Hans Sama pela Rogue; a negociação de Norskeren entre Splyce e Excel e a do caçador Razork e do suporte Denyk entre Misfits e Giants.

Uma das grandes surpresas, no entanto, é o rumor de que Mithy vai se aposentar para virar técnico da Fnatic, que está negociando Broxah com a Liquid e o Selfmade com a SK Gaming. Já o antigo time de Mithy, a Origen, está negociando a chegada do suporte Destiny, da Mammoth (Oceania), do caçador Xerxe da Splyce e do atirador Upset, da FC Schalke 04.

A FC Schalke 04, por sua vez, estendeu o contrato de Odoamne e está negociando a contratação do atirador Forg1ven, que passou um período fora do competitivo para o serviço militar obrigatório de seu país.