<
>

League of Legends | Times não precisam mais ter elencos no CBLOL Academy, que terá formato de circuito semiaberto em 2024

play
CBLOL 2023: Veja tudo que aconteceu na Grande Final entre LOUD e paiN em Recife (3:23)

LOUD foi a campeã do campeonato, vencendo a paiN Gaming de 3x1 na capital pernambucana; veja a reportagem completa do ESPN Esports Brasil (3:23)

Criado com o objetivo de desenvolver novos talentos, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) Academy receberá mudanças para o próximo ano. A partir de 2024, o CBLOL Academy funcionará no formato de circuito semiaberto, passando a integrar 12 equipes e contando com classificatórias abertas para que os novos times sejam escolhidos.

As mudanças propostas pela Riot Games busca fomentar a liga de desenvolvimento, assim como dar oportunidade para que as equipes de Tier 3 que sonham em alcançar o profissional possam dar seus primeiros passos em direção a esse objetivo. Para isso, a desenvolvedora aproveitará alguns campeonatos já existentes como formas de alcançar um lugar em meio às organizações do Academy.

Outra novidade com as mudanças é a não obrigatoriedade das organizações presentes no CBLOL de terem um time Academy. De acordo com o comunicado da empresa, a decisão dá oportunidade para outras organizações de chegarem ao Tier 2 do League of Legends nacional.

A decisão se assemelha a levantada pela gestão da liga norte-americana, que desobrigou as equipes de terem um time de base. Na época, a medida foi rechaçada pela comunidade causando uma paralisação na LCS.

No cenário brasileiro, as equipes que optarem por não manter seus projetos de base ainda assim deverão continuar apoiando o desenvolvimento da liga por meio de incentivos financeiros usados para o fortalecimento da base do League of Legends nacional.

“Caso alguma organização já participante do campeonato opte por não dar sequência ao projeto, ainda assim vai estar desenvolvendo a base do cenário, com contribuições financeiras com o fundo de desenvolvimento da liga, que contempla também o projeto Academy”, diz o comunicado enviado à imprensa.

Outra novidade já divulgada durante o ano de 2023 é a criação de um torneio inter-regional a partir de 2024. As melhores equipes do CBLOL Academy enfrentarão os melhores times das ligas de desenvolvimento do LATAM e também da América do Norte.

“Continuaremos em 2024 a olhar para o futuro do cenário competitivo de League, trazendo mais oportunidades, estrutura e todo suporte necessário para que a experiência dos jogadores seja elevada e que o desenvolvimento dos talentos - de todos os níveis - naturalmente se propague. Sabemos que o ecossistema desta modalidade competitiva no Brasil é amplo e enxergamos o Tier 3 como uma parte fundamental dele, por isso vamos começar a conectar esta camada ainda mais com nosso ecossistema competitivo”, afirma Igor Correa, Líder de LoL Esports da Riot Games Brasil.

“Estamos muito animados com as mudanças que estão por vir e ansiosos para ver as revelações e a formação de novas estrelas do cenário brasileiro de League of Legends”, adiciona.