<
>

Como começou a rivalidade entre Yankees e Red Sox e o que você precisa ver pela ESPN no Star+

Alex Rodriguez, do New York Yankees, e Jason Varitek, do Boston Red Sox, brigam durante jogo da MLB em 2004 Getty Images

A maior rivalidade dos esportes norte-americanos é entre New York Yankees e Boston Red Sox na MLB. As equipes se enfrentam com transmissão pela ESPN no Star+ a partir de 20h (de Brasília) deste domingo.

Mas de onde o torcedor dos Red Sox começou a odiar o dos Yankees e vice-versa? A rivalidade teve origem há mais de 100 anos, ainda em 1919.

Entre 1903 e 1918, os Red Sox ganharam cinco títulos da World Series, três deles com Babe Ruth como principal estrela do time. Em 1919, o dono da franquia Harry Frazee, que era produtor da Broadway, vendeu Ruth para os Yankees por US$ 125 mil para financiar o musical "No, No Nanette", apesar do jogador ter batido 29 home runs naquele ano, estabelecendo um record na MLB.

A chegada de Ruth a Nova York imediatamente catapultou os Yankees, transformando a franquia na maior potência da MLB, ganhando quatro títulos com Babe Ruth.

Ruth se tornou o maior jogador da história do beisebol e os Yankees engataram 26 títulos da World Series até 2003, enquanto os Red Sox não venceram por 86 anos no que ficou conhecido como a "Maldição do Bambino". Em 2003, os Yankees venceram os Red Sox no jogo 7 da Conferência Americana nos playoffs.

Tanto em 2003 e 2004, os duelos na temporada regular foram marcados por uma rivalidade intensa onde rolou até briga de socos entre as duas equipes. Mas nos playoffs de 2004, quando os Red Sox viram os Yankees abrirem 3 a 0 na final de conferência e os torcedores achavam que o destino deles ia ser o mesmo, Boston conseguiu até hoje a única virada após sair perdendo de 0-3 na história da pós-temporada da MLB e venceu a World Series, encerrando o jejum de 86 anos e quebrando a maldição.

Mesmo assim, de lá para cá algumas "cenas lamentáveis" ainda aconteceram nos confrontos entre os times. Mas os Red Sox de fato quebraram a maldição e venceram 4 taças desde 2004, enquanto os Yankees ganharam apenas uma.

Os documentários "Four Days in October" e "The Captain", ambos disponíveis exclusivamente no Star+, ajudam o fã de esportes e compreender melhor essa rivalidade.

CLIQUE AQUI E VEJA A PARTIDA ENTRE NEW YORK YANKEES E BOSTON RED SOX

MotoGP, final de Roland Garros e Stanley Cup

Além da MLB, o domingo de transmissões pela ESPN no Star+ ainda esquenta com a corrida do GP da Itália de MotoGP a partir de 8h30.

A partir das 10h, tem também o confronto entre Novak Djokovic e Casper Rudd, na final masculina de Roland Garros.

VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS PELA ESPN NO STAR+