<
>

Quem veste o quê: a disputa entre Nike e Adidas pelos 30 atletas mais bem pagos do mundo

Na eterna briga pelo topo do mundo do material esportivo, a Nike vem dando uma lavada na Adidas, sua principal concorrente.

Segundo levantamento do palco23.com, a empresa alemã até possui contrato exclusivo com o atleta mais bem pago do mundo: o atacante Lionel Messi, do Barcelona.

No entanto, a companhia norte-americana detém atualmente nada menos do que 15 dos 30 atletas que mais faturam no planeta.

Entre os principais nomes que "pertencem" à Nike, aparecem atletas das mais variadas modalidades, como futebol, basquete e futebol americano.

Entre eles, destacam-se Cristiano Ronaldo, da Juventus, e Neymar, do Paris Saint-Germain, além de LeBron James, do Los Angeles Lakers, alguns dos principais quarterbacks da NFL, como Russell Wilson, Aaron Rodgers, Ben Roethlisberger e Drew Brees, e o golfista Tiger Woods.

Confira a tabela abaixo com o top 30:

A Adidas, por sua vez, tem só três atletas no grupo dos 30 mais bem pagos: além de Messi, são James Harden, do Houston Rockets, e Damian Lillard, do Portland Trail Blazers.

Para se ter uma ideia do "abismo" que a Nike abriu, a gigante alemã hoje apena empata com a Under Armour, que também tem três representantes no top 30: Stephen Curry, do Golden State Warriors, o boxeador Anthony Joshua e Bryce Harper, estrela do beisebol que defende o Philadelphia Phillies.

Logo depois do pódio das marcas, aparece a Puma, com dois representantes: o piloto Lewis Hamilton, multicampeão da Fórmula 1 com a Mercedes, e o linebacker DeMarcus Lawrence, do Dallas Cowboys.

E ainda há as marcas que fazem seus esforços individuais, como a japonese Uniqlo, que tem o tenista Roger Federer; a Callaway, parceira do golfista Phil Mickelson; e a Reebok, patrocinadora do lutador Conor McGregor, do UFC.

Vale lembrar, porém, que, nos últimos anos, a Adidas mudou um pouco sua estratégia de marketing, passando a apostar mais na ligação com estilistas da moda e com celebridades em geral do que com atletas.