Brasil x Bolívia já fizeram jogo de Copa América no Morumbi com polícia, vaias e 'bicho' de R$ 7 mil

A seleção brasileira fará, nesta sexta-feira, às 21h30, contra a Bolívia, seu 29º jogo no Morumbi. Será apenas o segundo, contudo, pela Copa América. No primeiro, o rival era exatamente o mesmo desta noite, em jogo que teve de vaias a confusão.

O ano era 1979, e o formato do torneio era bem diferente do atual: não havia sede fixa, e as seleções faziam jogos de ida e volta em cada país. No grupo do Brasil, o B, estavam também Argentina e Bolívia. A visita andina a São Paulo era válida pela terceira rodada.

Antes disso, o Brasil havia perdido para os bolivianos em La Paz e vencido os argentinos no Maracanã. A vitória era fundamental para os anfitriões, mas, nos jornais da época, a preocupação era outra: “o grande objetivo é a goleada”, escreveu a “Folha de S.Paulo”.

Foram quase 110 mil pessoas no Morumbi. A expectativa por uma vitória, claro, refletiu nas arquibancadas, e o empate sem gols no intervalo foi um banho de água fria. Mais do que isso: causou revolta nos presentes, que passaram a vaiar a seleção brasileira.

Nem mesmo o gol logo no início da etapa complementar, com Tita, que aproveitou cruzamento da esquerda de Júnior, em cobrança de falta, acalmou o Morumbi.

A expectativa pela goleada era tanta que, com apenas 1 a 0, a torcida seguiu vaiando a seleção, em apupos que se intensificaram contra o técnico Cláudio Coutinho, que substituiu Zenon por Palinha. O treinador se revoltou a ponto de sequer conceder entrevistas depois.

A troca controversa, no entanto, pagou seu preço: foi em cruzamento de Palinha que Zico fez 2 a 0 para o Brasil, já nos minutos finais da partida. Acabou sendo o início de grande confusão.

Quando saiu para comemorar, Zico passou na frente do boliviano Vargas e foi chutado. O ídolo não teve qualquer dúvida em retornar para revidar e foi seguido por diversos companheiros. A briga acabou se tornando generalizada, obrigando policiais a entrarem no campo.

Foram necessários alguns minutos para que tudo se acalmasse e o triunfo fosse confirmado. Um resultado que rendeu, para os brasileiros, um “bicho” que soa irrisório nos tempos atuais. Foram 25 mil cruzeiros, que representam R$ 7,6 mil em valores corrigidos pelo INPC.

Na Copa América de 79, a vitória vaiada sobre a Bolívia serviu para o Brasil ir a Buenos Aires fechar a primeira fase com a Argentina podendo empatar. Classificou-se com um 2 a 2.

A campanha, contudo, acabou logo em seguida: nas semifinais, a seleção encarou o Paraguai e foi eliminado com derrota em Assunção e empate no Maracanã. Depois de 40 anos, o Brasil de Tite – e também do Morumbi – espera um desfecho bem mais feliz.