<
>

Bukatsu: o incrível método para criar superatletas

Bukatsu, em tradução livre, seria como "atividades extracurriculares", algo muito difundido no Japão. Trata-se de um auxílio às crianças na decisão de ingressar em alguma atividade esportiva ou cultural e segui-la rigidamente até o final dos estudos. Seu principal conceito é baseado na disciplina e ética de trabalho, uma dedicação de 365 dias por ano.

As atividades também são uma oportunidade de fazer amizades com alunos de outras classes e séries e desenvolver o espírito de equipe e a autodisciplina. Na pior das hipóteses, os clubes escolares parecem ‘comer’ todos os momentos de lazer de uma criança, deixando pouco tempo precioso para qualquer outra coisa além da escola, trabalhos de casa e refeições. Mas o que isso tem a ver com o rugby do Japão?

Tudo indica ser esse o segredo da super-preparação física que a seleção japonesa demonstra em campo, com números impensáveis em termos de tackles, velocidade, agilidade e dinamismo.

Se você imaginar a aplicação do Bukatsu numa equipe profissional, concluirá que, após os treinamentos, as sessões de preparação e mentalização continuam. Das 9h às 22h, horas ininterruptas de preparação e rigidez podem determinar o que será de cada jogador japonês na Copa do Mundo. Ao todo, 19 dias em Miyazaki, em condições climáticas mais frias e favoráveis. “Criamos coisas em Miyazaki em termos de condicionamento físico que poderíamos continuar essa defesa dura sem perder nossa fisicalidade”, destaca o ponta japonês Kenki Fukuoka.

As performances do Japão até aqui impressionam, com vitórias sobre Rússia e Irlanda. Veremos os próximos capítulos desta saga em breve, mas a lição já está consolidada: para vencer adversários superiores, fatores como superação, ética e disciplina precisam atingir um nível absurdo, algo que poucos mortais se submetem. Super-homens? Não, mas estão bem perto de serem superatletas, um novo conceito no esporte.

Programação de jogos da Copa do Mundo de rugby

Sábado – 5/10

Austrália x Uruguai – 2h (ESPN e WatchESPN)
Inglaterra x Argentina – 4h45 (ESPN e WatchESPN)
Japão x Samoa – 7h15 (ESPN e WatchESPN)

Domingo – 6/10

Nova Zelândia x Namíbia – 1h30 (ESPN e WatchESPN)
França x Tonga – 4h30 (ESPN e WatchESPN)