<
>

Campeã do Pan recebe só uniformes masculinos para Olimpíadas e faz forte desabafo: 'Só por que sou um pouco maior?'

Izabela da SIlva durante a disputa do Mundial de Atletismo de 2023 BEN STANSALL/AFP via Getty Images

Uma das principais mulheres do atletismo brasileiro foi às redes sociais neste final de semana para um forte desabafo às vésperas das Olimpíadas. Campeã dos Jogos Pan-Americanos e finalista olímpica do lançamento de disco, Izabela da Silva gravou um vídeo dizendo ter recebido apenas uniformes masculinos para competir em Paris. A alegação seria de que a marca que produz as peças não teria tamanhos femininos maiores. Em nota conjunta, a Puma e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) disseram não se tratar disso.

“Acabei de pegar meus uniformes para as Olimpíadas. Estou bem p***, bem chateada porque eu pedi algumas peças masculinas e eles me deram todas as masculinas e não me deram nada feminino. Ganhei 19 peças, contando com a mochila, os bonés... E o feminino tinha 30 peças. Sabe como isso é triste? É demais de triste! Pegar seu uniforme da Puma para a competição e fazerem uma dessas dizendo que não tem numeração. Um top vai até o (tamanho) M. Gente, só porque eu sou um pouco maior? E daí? Pede maior!”, disse Izabela da Silva.

“Acho que é um descaso isso que eles fazem com os atletas e isso deveria ser mudado. É decepcionante acontecer umas coisas dessas. Não é possível que a Puma não consiga fazer um uniforme um pouco maior feminino! Só consegue fazer masculino. Para mim isso não tem sentido nenhum! Bom, eu vou competir com a masculina, pedi alguns números masculinos mesmo porque eu até me sinto mais confortável, mas top e as outras paradas femininas não vieram nada para mim. Eu estou muito chateada! Decepcionada, sério!”, completou.

A distribuição de uniformes de competição é responsabilidade de cada confederação de cada esporte. Cada modalidade tem a liberdade de fechar com um fornecedor esportivo diferente. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) só fornece os uniformes mais gerais (de viagem, de cerimônias e de pódio).

Por isso, CBAt e Puma emitiram a nota conjunta lamentando o caso e dizendo não se tratar de um problema de produção de peças menores para mulheres. A confederação e a marca disseram ainda que estão em contato com Izabela para resolver o caso.

"Lamentamos o ocorrido com a atleta Izabela Rodrigues da Silva na entrega dos kits de competição e, em conjunto com a Confederação Brasileira de Atletismo, estamos em contato com a atleta para solucionar o caso da melhor forma possível. Aproveitamos a oportunidade para reforçar que temos um compromisso de longo prazo com o esporte e fazemos o nosso melhor para oferecer produtos de excelência à performance dos(as) atletas. Destacamos ainda que cada prova de atletismo possui uma quantidade diferente de peças do uniforme que varia de acordo com a necessidade esportiva e essa quantidade independe do gênero do(a) atleta. Por fim, é importante destacar que desenvolvemos produtos e uniformes que atendem a corpos diversos, e especificamente em vestuário, do PP ao 4GG", diz a nota de CBAt e Puma.

Izabela é um dos grandes nomes femininos do time brasileiro de atletismo. Ela chegou a ser campeã mundial sub-20 em 2014. Desde as Olimpíadas de Tóquio, vem emplacando ótimos resultados em sequência. Foi finalista olímpica no Japão, ganhou o Sul-Americano de 2022 e depois o ouro no Pan-Americano de 2023. Neste ano, chegou a ser quarta colocada em uma etapa da Diamond League e depois conquistou o Troféu Brasil com 65,25m, sua melhor marca na carreira – e que seria suficiente para a prata em Tóquio-2020.