O Maior de Todos os Tempos, Michael Jordan, faz 55 anos neste sábado. E em honra ao número 23, aqui vão 23 coisas que você talvez não saiba sobre "His Airness":
1. Agora que ele tem 55, é justo começar com essa lembrança. É de conhecimento comum que o jogo de 55 pontos de Jordan no Madison Square Garden em 1995 veio em apenas seu quinto jogo após sua primeira aposentadoria. Mas você sabia que 42 dos 55 pontos vieram quando ele era marcado por John Starks?
2. Em sua carreira, Jordan acertou 9 de 18 arremessos nos playoffs em jogos de potencial empate nos 24 segundos finais do último quarto ou prorrogação. Ele teve um perfeito 3 de 3 em chutes nas partidas quando sua equipe enfrentou a eliminação e 4 de 7 quando seu time teve uma oportunidade para virar.
3. Contra times de igual ou pior campanha nos playoffs, Jordan nunca foi eliminado. Suas equipes tiveram uma série perfeita de 24 vitórias e zero derrota.
4. Nas 11 temporadas que ele jogou pelo menos 20 partidas com o Chicago Bulls, Jordan terminou no top 5 na votação de MVP dez vezes. A exceção? Sua temporada como novato, quando terminou em sexto.
5. O salário de Jordan em 1995-96 era de US$ 3,85 milhões, o 25º mais bem-pago da NBA naquela temporada. Jogadores com salários maiores incluíam Benoit Benjamin, Brian Shaw, Danny Ferry e Dale Davis.
6. Durante uma sequência de 11 vitórias seguidas na primavera de 1989, Jordan teve 10 triplos-duplos. Nenhuma vez dentre os outros 1.061 jogos de sua carreira ele conseguiu triple-doubles consecutivos.
7. Jordan e Hakeem Olajuwon são os únicos na história da NBA a ganharem MVP e jogador defensivo do ano na mesma temporada.
8. Jordan foi nomeado para o melhor quinteto defensivo em nove oportunidades. Ele possui o recorde nesta estatística ao lado de Gary Payton, Kobe Brant e Kevin Garnett.
9. Jordan jogou em 35 partidas das Finais da NBA. Ele foi o cestinha de seu time em 32 deles, sendo que Scottie Pippen (duas vezes) e Toni Kukoc (uma vez) foram os outros a liderar nos Bulls em pontos.
10. Jordan é o único jogador a vencer o título da NBA, da NCAA e a ter mais de uma medalha de ouro olímpica.
11. Na final da NBA de 1993, Jordan marcou 38,4% dos pontos totais dos Bulls. Isto representa o mais alto percentual de qualquer jogador em uma única edição das Finais da NBA.
12. Jordan teve quatro jogos seguidos de 40 pontos durante a final da NBA de 1993. Nenhum outro jogador na história da liga marcou 40 ou mais pontos em mais do que dois jogos consecutivos nas Finais da NBA.
13. Jordan é o único jogador a liderar a NBA em pontos por jogo e roubadas de bola por jogo na mesma temporada em três oportunidades diferentes. Allen Iverson (duas vezes) e Stephen Curry são os únicos jogadores a fazer isso, desde que roubadas de bola tornaram-se uma estatística oficial na temporada 1973-74.
14. Jordan vestiu o número 12 por um jogo. Em 14 de fevereiro de 1990, Jordan marcou 49 pontos vestindo a camisa 12 em uma derrota para o Magic. O único jogador na história da NBA a marcar mais pontos em um único jogo usando a camisa 12 é George Yardley, membro do Hall da Fama.
15. Em sua última temporada com o Washington Wuzards, Jordan enterrou 21 vezes. Em sua última temporada com os Lakers, Bryant enterrou cinco vezes.
16. No final de sua passagem pelos Bulls, Jordan tornou-se o maior pontuador de meia distância. Em suas duas últimas temporadas em Chicago, Jordan fez 997 arremessos de meia distância, acima de 250 a mais do que qualquer outro jogador.
17. Houve cinco temporadas nas quais Jordan liderou a NBA tanto no rating de eficiência e no percentual de uso. No período da segunda aposentadoria de Jordan, David Robinson era o único outro jogador que conseguiu isso desde que turnovers individuais tornou-se oficial em 1977-78. Quatro outros - Tracy McGrady, LeBron James, Kevin Durant e Russell Westbrook – também conseguiram isso desde então, com James Harden batendo na porta nesta temporada.
18. Jordan teve uma media de 11,4 assistências por jogo na final da NBA de 1991 e liderou os Bulls em assistências em todos os cinco jogos. O único atleta a vencer o prêmio de MVP das finais com direito à melhor média de assistências por jogo é Magic Johnson em 1987.
19. Jordan teve 49,7% de arremessos de quadra em sua carreira. Ele teve dez temporadas em que teve um aproveitamento acima de 47% de arremesso de quadra, algo que Bryant nunca fez.
20. O arremesso de Jordan para cima de Byron Russell no jogo 6 da final de 1998 foi um de 17 pés do garrafão. Durante a temporada regular em 1998, Jordan arremessou 33% das vezes a 16 até 18 pés do garrafão, o que representou menos da média da liga de 37%. Ele errou 22 arremessos daquela distância na temporada regular, seguindo apenas Horace Grant e Rik Smits.
21. Em 6 de novembro de 1990, Jordan somou 33 pontos e 12 assistências em uma derrota por dois pontos para os Celtics de Larry Bird. Foi a terceira derrota seguida dos Bulls. Foi a última vez que Jordan perdeu três partidas consecutivas em uma única temporada como membro dos Bulls. Ele jogou mais 500 vezes com o Chicago em temporada regular.
22. As equipes em que Jordan ganhou título não desperdiçaram grandes vantagens no fim. Nas seis temporadas que elas ganharam o título, tiveram 42-0, nos playoffs, e 210-5, na temporada regular, quando lideraram por dez ou mais entrando no último quarto.
23. Incluindo temporada regular e playoffs, Jordan teve cinco jogos de 60 pontos. No entanto, seus times só tiveram um aproveitamento de 2-3 nestas partidas. Jordan e Wilt Chamberlain são os únicos jogadores com mais de uma derrota em partidas de 60 pontos. Seu último jogo de 60 pontos foi em janeiro de 1993, contra o Magic, que bateu os Bulls graças a 29 pontos e 24 rebotes do calouro Shaquille O’Neal.
