<
>

Astro do Miami Heat admite 'tonteada' com show do Boston Celtics: 'Nos golpearam na boca e não soubemos como reagir'

O Boston Celtics se recuperou da derrota, venceu o Miami Heat no jogo 2 e empatou a série nas finais da Conferência Leste da NBA


Parecia que o Boston Celtics teria alguns problemas logo nos primeiros minutos do jogo 2 das finais da Conferência Leste da NBA: deixaram arremessadores de Miami livres para três bolas de 3 pontos em sequência e permitiram que o Heat tivesse várias oportunidades outras chances com rebotes.

Robert Williams parecia desconfortável defendendo, e Miami continuou fazendo ele (e Boston) pagar por isso. Foi então que, aos 5 minutos e 14 segundos do primeiro quarto, Grant Williams entrou no jogo.

Desse ponto em diante a partida (e talvez a série) mudou fundamentalmente.

Boston destruiu completamente Miami nos 17 minutos finais do primeiro tempo, com uma corrida de 57-27 no placar. E Williams se manteve em quadra para construir a vitória por 127 a 102 na frente de uma multidão que já estava em estado de choque na lotada FTX Arena.

O resultado igualou a série no Leste em 1 a 1.

“Ele percorreu um longo caminho desde seu ano de calouro”, disse Jayson Tatum, que liderou Boston com 27 pontos, sobre Williams. “Trabalhou em seu jogo e se tornou alguém em quem acreditamos e confiamos na quadra. Ele vê a abertura e vai para o aro na jogada certa. Foi o que ele fez”.

Boston teve menos de 48 horas entre derrota para Miami no jogo 1, na noite de terça-feira, e o início do jogo 2 na quinta-feira. E passou esse tempo expressando confiança silenciosa em sua capacidade de se recuperar.

O time poderia apontar para a vitória em três dos quatro tempos no primeiro jogo, perdendo por ter cedido um terceiro quarto verdadeiramente desastroso (39-14). Os Celtics também recuperaram Marcus Smart e Al Horford, que perderam o jogo 1.

Boston já havia começado uma recuperação em quadra após um pedido de tempo do técnico Ime Udoka, mas foi a entrada de Williams que despejou combustível na fogueira e deixou em chamas a partida.

“Eles voltaram e nos acertaram na boca. Não sabíamos como responder”, disse Bam Adebayo, pivô do Heat.

De repente, os Celtics estavam voando no jogo. Estavam espaçando a quadra ofensivamente, acertando 9 de 11 arremessos de 3 pontos apenas no primeiro quarto. Avançaram de vez em busca dos arremessadores de Miami, forçando a marcarem apenas 2 de 8 nos minutos finais do primeiro e 3 de 15 nos 20 minutos finais do segundo quarto.

Quando o estrago já havia sido feito, Boston seguiu para o intervalo com 70 a 45 no placar. Os 24 minutos finais nada mais eram do que um exercício elementar necessário para garantir que a série fosse ao TD Garden empatada.

Smart voltou e teve um desempenho virtuoso em ambas as extremidades da quadra. Embora seja conhecido por sua defesa e tenha ganhado aplausos por isso ao faturar o prêmio da NBA de defensor do ano, foi seu ataque (e principalmente sua experiência) que foram sentidas no jogo 1.

Com seu armador de volta à quadra, o time passou de 19 turnovers no jogo 1 para apenas dez no jogo 2, cedendo nove pontos ao Heat. Smart, por sua vez, terminou com 24 pontos, nove rebotes e 12 assistências, com apenas um turnover em 40 minutos.

O domínio de Boston no primeiro tempo não foi apenas no lado ofensivo, e não foi coincidência que aconteceu com Smart e Horford, dois de seus homens defensivos mais versáteis, de volta à quadra.

Nesse primeiro tempo dominante, Miami ficou 0 de 4 e cedeu quatro turnovers quando Horford era o defensor principal, de acordo com dados da ESPN. Enquanto isso, Smart foi o marcador de Jimmy Butler em 28 das 46 jogadas que a estrela do Heat tentou em quadra.

Butler acumulou apenas quatro arremessos tendo Smart como rival na defesa.

Mesmo com o astro de Miami tendo outra atuação forte, terminando com 29 pontos em 11 de 18 arremessos, Butler teve apenas oito lances livres, em comparação com 18 no jogo 1.

“Jimmy é um guerreiro”, disse Smart. “Faz isso há muito tempo, entende o jogo. Ele entende seus pontos fortes, os pontos fortes de seu time. Então, quando você tem um cara que tem um QI elevado como Jimmy, sempre será um confronto difícil”.

“Para mim, a tarefa era apenas tornar tudo complicado para ele. Sabíamos que ele ia acertar alguns chutes. Se eu fizesse bem meu trabalho, Butler teria que trabalhar para a equipe. Foi aí que eu entrei”.

O resultado? Miami tentando juntar os cacos. O Heat agora venceu um único quarto nos oito primeiros nesta série e foi superado por 36 pontos nos outros sete.

Para piorar a situação, P. J. Tucker deixou o jogo no terceiro quarto por causa de uma contusão no joelho esquerdo e não retornou, enquanto Kyle Lowry ficou fora da quarta partida consecutiva por causa de uma distensão no tendão esquerdo.

Boston sabe que seu trabalho está longe de terminar. Os Celtics alternaram vitórias e derrotas com o Milwaukee Bucks nos primeiros seis jogos das semifinais da Conferência Leste antes de finalmente vencer um segundo jogo consecutivo para fechar a série no domingo no jogo 7 no TD Garden.

Mas com a série mudando para Boston na noite deste sábado, os Celtics estão plenamente conscientes de que não podem se dar ao mesmo luxo novamente, agora contra o Heat.