<
>

Haaland veste camisa do Corinthians, e a explicação tem a ver com um ex-companheiro

play
Haaland de Corinthians? Sensação do Dortmund manda recado no Instagram vestindo uniforme do clube paulista (0:19)

Atacante agradeceu mensagens de feliz aniversário | via @erling.haaland (0:19)

Sensação na Europa, Erling Haaland, atacante do Borussia Dortmund, vestiu a camisa do Corinthians para agradecer as mensagens que recebeu de aniversário, depois de completar 20 anos nesta semana. O vídeo foi postado em suas redes sociais e causou sucesso entre os torcedores alvinegros, que deixaram vários comentários na publicação.

Não é a primeira vez que a sensação do futebol europeu mostra carinho pelo futebol brasileiro. No último ano, em entrevista ao "Esporte Interativo", disse conhecer equipes do país e citou Santos, São Paulo e Fluminense.

A explicação tem a ver com o goleiro Neydson da Silva, primeiro jogador brasileiro a atuar com o atacante na carreira profissional. Ambos foram colegas no Molde, da Noruega, em 2017. Em entrevista ao ESPN.com.br, ele revelou a influência para fazer Haaland gostar da equipe paulista.

"Eu tentei apresentar o Corinthians para ele (risos). Eu sou corintiano e quando perguntam qual é o melhor time do Brasil eu nunca falo que é o Palmeiras (risos). Eu falava que o Corinthians era o maior time do Brasil e que ele deveria torcer (risos). Eu falava para ele que o Ronaldo Fenômeno jogou lá e que o Corinthians venceu o Chelsea na final do Mundial de Clubes", explicou.

O arqueiro acredita que a ligação do norueguês com o Brasil se estreitou por causa do famoso jogo Football Manager.

"A gente tinha um turma, que o Haaland fazia parte, que jogava muito, e às vezes aparecia um time do Brasil. Eles me perguntavam quais eram os grandes e falei de São Paulo, Corinthians, Flamengo, Santos...", explicou Neydson.

Neydson lembra que se impressionou com o norueguês que chegou com status de promessa.

"No primeiro ano ele não fez tantos gols e saía do banco de reservas, mas no segundo virou titular foi um absurdo. Ele fez 7 ou 8 gols em apenas dois jogos! Mesmo tão jovem, conseguiu fazer coisas impressionantes que pegaram muitos de surpresa", contou Neydson.

O Molde era comandado por Ole Gunnar Solskjær, atualmente no Manchester United.

"Teve um dia que nosso treinador o desafiou no treino. Ele levou de boa e deu a resposta. Nisso, começamos reparar que ele era muito diferenciado nas finalizações e no posicionamento em campo. Estava sempre no lugar certo e na hora certa, era difícil conseguir pará-lo".

Neydson se recorda que o jogador com apenas 16 anos já era letal dentro da área. Em 50 jogos, ele fez 20 gols pelo time norueguês.

"Era um matador e já impressionava. O Haaland não era de confronto ou duelos com os zagueiros. Ele era um camisa 9 que sabe finalizar, se posicionar e o homem do último toque na bola".

"Acho que foi por isso que o Solskjaer foi buscá-lo mesmo tão jovem. É um cara que tem a visão de achar os jogadores certos para evoluírem. Solskjær tinha um carinho especial pelo Haaland e conversava bastante com ele".

O goleiro, que saiu do Brasil aos 12 anos junto com a mãe para morar na Noruega, não demonstrou surpresa com o sucesso do antigo colega.

"O clube trabalha muito bem com jogadores jovens. Se você quer aprender o jeito de jogar da Europa, te ajuda demais. Acho que isso o ajudou nesta evolução rápida".

Se dentro das quatro linhas Haaland já demonstrava ter personalidade, fora de campo era mais reservado

"Era um garoto tranquilo e meio tímido por causa da idade. Quando estava com os amigos mais próximos ele era de conversar, batia papo sobre os treinos e jogos".

"Uma vez ele quebrou meu celular sem querer e ficou maluco! A gente estava andando perto do estádio e saindo numa resenha e sem querer ele bateu na minha mão. O celular caiu no chão e quebrou. Esse dia ele ficou com medo e estava com uma cara de nervoso. Não precisou me pagar um novo porque eu tinha seguro e foi de boa", divertiu-se o goleiro de 23 anos, que atualmente joga no Brattvag IL, da Noruega.

Na atual temporada, Haaland tem a incrível marca de 44 gols em 40 jogos.