Quis o destino que o atacante João Pedro fosse virar carrasco justamente do clube em que foi revelado. O brasileiro de 23 anos comandou a vitória do Chelsea por 2 a 0, nesta terça-feira, no MetLife Stadium, e eliminou o Fluminense com dois golaços na semifinal.
Hoje herói do time inglês, João passou por dificuldades na infância e viu sua mãe, Flávia, abrir mão até de comida para poder vê-lo trilhar o seu sonho de jogar futebol.
"A gente estava passando necessidade. Eu tinha uma calça, um tênis... Minha mãe comia ovo todo dia e deixava o pedaço de carne para mim. Ela sempre me apoiou e dizia que era importante eu comer. Não desisti por causa dela e isso me deixa mais forte", disse o atacante, em antiga entrevista ao FOX Sports.
Filho do ex-volante Chicão, que foi vice-campeão paulista com o Botafogo-SP em 2001, João começou em uma escolinha do próprio time tricolor, aos cinco anos.
Antes de se mudar para o Rio de Janeiro, onde foi revelado pelo Fluminense, passou por franquias de Santos e Corinthians em Ribeirão Preto até ser descoberto em um torneio em Val Paraíso (SP). Um dos principais responsáveis pela vinda do jovem foi Luiz Felipe, que à época era auxiliar do sub-11 do Tricolor das Laranjeiras e trabalhava como captador de talentos.
"Eu viajava bastante para fazer captação em quase todo Brasil. O Ricardo Correa me ligou falando que tinha avaliação em cinco cidades do interior de São Paulo. Ele disse: 'O que você acha, dá para ir? Nossa verba não é de avião e você precisará ir de ônibus'. Respondi: não tem problema. Peguei 17 horas de viagem e fui para a competição", disse em 2019 ao ESPN.com.br.
A mudança para o Rio aconteceu em 2012, após João Pedro ser aprovado nos testes no Fluminense. E apesar da oportunidade, a família seguiu passando por muitas dificuldades financeiras. Sem receber o aluguel da casa que possuíam no interior de São Paulo, a ajuda de custo de R$ 300 por mês oferecida pelo clube carioca não era suficiente para as despesas.
A mãe do atacante então falou com o diretor da base do Flu à época e, depois de explicar toda a situação, o clube fez um novo contrato com o garoto, e as coisas começaram a melhorar. A gratidão pelo gesto foi tão grande que a família depois recusou ofertas de outras equipes brasileiras.
"Até hoje mantenho contato com a Flávia e com João. Você trabalhando nessa área acaba entrando na vida deles também. Digo que a Flávia é uma das grandes responsáveis por isso porque foi batalhadora. Ela pediu transferência de emprego de Ribeirão para o Rio e depois ficou desempregada. Eles passaram muito sufoco", recordou Luiz Felipe.
O gol 'contra' CR7
Na Inglaterra desde 2020, quando assinou oficialmente com o Watford, João Pedro, se consolidou como um dos atacantes mais promissores da Premier League. Dos 22 gols em 89 jogos no campeonato mais difícil do mundo, um marcou o jovem brasileiro de forma especial.
Em um dos capítulos da série "Encontros Premier League", disponível no Disney+, João lembrou de um momento para lá de emocionante em sua carreira, quando usou um gol marcado no poderoso Manchester United, de Cristiano Ronaldo, para homenagear o falecido padrasto Carlos. Naquela partida, no dia 20 de novembro de 2021, um mês após Carlão ter sido vítima de uma pancreatite aguda, o atacante começou no banco do Watford e se emocionou muito ao balançar a rede.
''Acho que nunca comentei isso, vai ser a primeira vez que vou falar isso. Meu pai jogou bola também e acabou indo para outros caminhos, então nunca tive um pai presente. Eu tinha contato com ele às vezes, então quando o Carlão (padrasto) entrou na minha vida, ocupou um espaço que faltava em mim e com ele eu aprendi muitas coisas'', disse.
''Quando a gente veio para cá, eu via que ele estava realizando um sonho. Acredito que ele foi uma pessoa que me ajudou bastante a crescer como homem. E a importância desse gol… quando eu voltei a jogar a Premier League, o Cristiano Ronaldo também voltou. O Carlão sempre quis assistir a este jogo e aí aconteceu essa fatalidade com ele'', seguiu.
João Pedro entrou no lugar de Louza aos 31 minutos do 2º tempo, quando o Watford vencia por 2 a 1. Até que aos 46, o ex-Fluminense recebeu na área e bateu cruzado, no cantinho de De Gea, para garantir a vitória de sua equipe. Na comemoração, ele não conteve o choro.
''Foi meu primeiro gol na Premier League, contra o Cristiano Ronaldo, e nesse momento que eu fiz o gol só veio ele (o padrasto) na cabeça. É complicado, a gente sai de tão longe e acredito que ele me vendo ali realizando meu sonho, chegando à Premier League, jogar contra esses jogadores. Eu acho que ele estava muito realizado e aconteceu isso com ele e ele não poder ver o jogo me marcou bastante'', lembrou.
Das férias à final do Mundial
Imagine estar de férias no Rio de Janeiro depois de disputar a temporada eupeia com o Brighton e ser chamado para o maior desafio da carreira: defender o Chelsea no Mundial de Clubes.
Apesar do pouco tempo de preparação, João Pedro deu conta do recado. Ele estreou bem na vitória por 2 a 2 sobre o Palmeiras, nas quartas, e brilhou com gols contra o Fluminense, carimbando a passagem dos Blues na decisão.
Em entrevista exclusiva à ESPN, o personal trainer e fisioterapeuta Rodrigo Gonçalves, que trabalha com João Pedro há 13 anos, deu detalhes sobre os últimos treinamentos com o jogador antes de ele embarcar rumo aos Estados Unidos.
''Nós estávamos fazendo uma preparação que é para ele voltar para uma pré-temporada. A gente sabia da negociação (com o Chelsea), mas sempre tem muitos 'nãos'. Não me surpreende ele entrar do jeito que foi, porque o João tem um lastro de atividade física, de repertório e intensidade muito grande. Ele vem com a gana dele de querer jogar, de querer ser melhor'', disse o profisisonal.
''O João é muito intenso, muito forte e muito compromissado. Ele sabe o compromisso dele. Geralmente, quando ele vem nesses períodos, ele vem de férias e eu respeito as férias, mas ele sabe do compromisso dele'', completou.
Agora, João Pedro tem pela frente a chance de ouro de conquistar o seu primeiro título pelo Chelsea. Para isso, porém, terá que passar por PSG ou Real Madrid, que se enfrentam nesta quarta na outra semi.
Onde assistir ao Mundial de Clubes?
O Mundial de Clubes tem transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+
Próximos jogos do Chelsea
PSG/Real Madrid (N) - 13/07, 16h (de Brasília) - Mundial de Clubes
