<
>

Como brasileiro ajudou a descobrir zagueiro do Manchester City, o mais caro da história

Josko Gvardiol saiu do RB Leipzig para o Manchester City no começo da atual temporada como o zagueiro mais caro da história. As duas equipes se enfrentam pela segunda rodada da fase de grupos da Champions League, nesta quarta-feira (04).

Considerado uma promessa desde as categorias de base do Dínamo de Zagreb, o defensor croata se destacou na campanha que levou o clube às quartas de final da Uefa Youth League (a Champions sub-19), quando foi eliminado nos pênaltis para o Chelsea.

No ano seguinte, ele jogou pelo time B antes de ser promovido à equipe profissional e estrear em outubro de 2019. Apontado como uma joia até mesmo pelo jornal inglês "The Guardian", o defensor foi monitorado durante um bom tempo por vários clubes europeus, incluindo o RB Leipzig, especialista em lapidar promessas.

O clube da Red Bull, que possui uma das melhores redes de olheiros do mundo, conta um brasileiro entre os seus profissionais. Emerson Thomé, ex-zagueiro de Internacional, Benfica e Chelsea, trabalha como um dos scouts do clube alemão e participou do processo de recrutamento do jovem defensor canhoto.

Emerson fez relatórios sobre o jogador e analisou quais eram seus pontos positivos e negativos, além de ter dado um veredito sobre o potencial da jovem promessa.

Após a análise final ter sido realizada pelo departamento de captação, a direção de futebol do RB Leipzig resolveu investir um dinheiro alto - cerca de 18,8 milhões de euros - para trazer o croata, em julho de 2021.

“Ele também recebeu uma oferta da Inglaterra e neste momento foi uma divisão. Ele me disse: 'Escolhi o Leipzig só porque acho que é um passo que preciso dar para ir para a Inglaterra, para ir para a melhor liga do mundo", disse Damir Krznar, ex-diretor da base do Dínamo Zagreb, à "Sky Sports".

Brilho na Copa do Mundo

Logo na primeira temporada no time alemão, Gvardiol se consolidou como titular e foi campeão da Copa da Alemanha. No ano passado, ele foi eleito melhor zagueiro da Copa do Mundo de 2022, quando a Croácia eliminou o Brasil nas quartas de final e ficou na terceira colocação.

Especulado em vários grandes cubes do mundo, ele foi contratado pelo Manchester City por 90 milhões de euros no meio de 2023.

Na atual temporada, ele atuou em sete jogos e arrancou elogios do técnico Pep Guardiola.

"Ele não teve tempo de treinar muito conosco, mas estamos muito impressionados. Ele pode jogar como zagueiro e meio-campo esquerdo. O impacto conosco é enorme. Estamos realmente impressionados com ele dentro e fora de campo e estou muito satisfeito que o Manchester City tenha feito o que fez com ele", disse o treinador.

Próximos jogos do Manchester City