<
>

Fernandinho lembra City x United que mudou história: 'O mais próximo que conseguiu chegar, ficou 19 pontos atrás'

Grandes rivais de Manchester, City e United irão protagonizar pela primeira vez a final da Copa da Inglaterra. A partida, que será disputada em Wembley, terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, neste sábado, às 11h (de Brasília).

Se durante várias décadas os Red Devils tiveram a hegemonia do clássico e do futebol inglês, a situação se inverteu nos últimos dez anos. Após a saída de Sir Alex Ferguson de Old Trafford no meio de 2013, o United nunca mais foi o mesmo.

Enquanto isso, os Citizens venceram diversas competições e viraram a maior potência da Inglaterra, podendo terminar a atual temporada com os três principais títulos: FA Cup, Champions League e Premier League.

Um dos pilares da era vitoriosa do City foi o volante Fernandinho, que ficou no clube entre 2013 e 2022 e foi capitão do técnico Pep Guardiola.

“Em 2013 foi a última temporada do Sir Alex Ferguson e eles foram campeões da Premier League. Eu chego na temporada seguinte e somos campeões ingleses. Depois disso, começa uma virada de patamar. Até eu mencionei que nos últimos dez anos o United esteve atrás do City em vários aspectos. O mais próximo que conseguiu chegar foi em 2018, quando ficou em segundo na Premier, 19 pontos atrás do City”, disse o jogador, atualmente no Athletico-PR, ao ESPN.com.br.

O volante se deu muito bem contra o United. Em 17 jogos, foram nove vitórias, três empates e apenas cinco derrotas.

“Acho que é bacana porque o City tem um projeto de longo prazo e você tenta igualar ou passar os grandes na história e que têm camisa de peso. O City passou bem o United e está numa caminhada bacana de se ver”.

A estreia do brasileiro no dérbi foi na vitória sobre o United por 4 a 1, em duelo válido pela Premier League na temporada 2013/14. Foi contra os Red Devils sem a presença de Alex Ferguson, que foi substituto por David Moyes, comandante que durou apenas dez meses no cargo.

“Todos os confrontos foram legais para caramba, mas o primeiro, em 2013, o meu primeiro dérbi, um clássico dessa grandeza. Apesar de passar por um processo de reformulação, o United era considerado favorito. Mas nós vencemos por 4 a 1 no Etihad e foi uma atuação muito sólida e convincente. Foi um clássico especial por ser o primeiro. Depois, joguei muitos outros”.

Para o duelo que será realizado no final de semana, o ídolo do City aposta na equipe comandada por Pep Guardiola.

“Será um jogo grande, difícil e desafiador. O jogo será em um campo neutro com as torcidas divididas na final da principal copa do país. Espero que o City vença e continue nessa caminhada à frente do United por uns bons anos”, finalizou.

Fernandinho, que fez um gol somando todos os duelos contra United, foi campeão da FA Cup na temporada 2018/19.

Onde assistir a Manchester City x Manchester United?

City x United, pela final da Copa da Inglaterra, terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ neste sábado (3), às 11h (de Brasília).