O holandês Arne Slot deu entrevista coletiva como técnico do Liverpool pela primeira vez. O novo comandante terá a missão de substituir o alemão Jürgen Klopp, que esteve à frente da equipe nas últimas nove temporadas e conquistou os principais títulos nacionais e continentais.
Como substituir um treinador tão vencedor? Slot disse saber que há duas formas para encarar: "Há grandes desafios a serem superados, mas há a herança de um elenco com cultura vencedora", afirmou.
"Você quer trabalhar em um clube com bons jogadores e com oportunidade para ganhar algo. O passado mostra que o Liverpool pode ganhar troféus. Há uma oportunidade para ganhar algo", completou.
Slot foi anunciado pela equipe em maio. Ele estava no Feyenoord, da Holanda, onde foi campeão do Campeonato Holandês no ano passado e da Copa da Holanda neste ano.
O profissional tem consciência de que vai assumir um legado de Klopp. "Quando Jürgen [Klopp] chegou, ele disse que era o "normal one", mas o que o tornou especial foi o que ele deixou ao sair. O que ele fez por esse clube foi mais do que normal", disse.
Por que Slot foi contratado?
Klopp tinha contrato com o Liverpool até 2026, mas avisou desde o início do ano que deixaria a equipe ao fim da última temporada. O clube inglês, então, precisou pensar no substituto.
O espanhol Xabi Alonso, do Bayer Leverkusen, tinha surgido como principal candidato a substituí-lo, mas optou por ficar na Alemanha. O interesse no português Rúben Amorim, do Sporting, também esfriou. E, assim, o caminho ficou aberto para Arne Slot.
O também novo diretor esportivo dos Reds, Richard Hughes, disse que o estilo de jogo de Slot foi fundamental. E o próprio treinador comemorou que esse tenha sido o motivo principal.
"Trabalhei em um clube especial como o Feyenoord, mas quando o Liverpool apareceu... é um dos clubes pelos quais eu deixaria o Feyenoord. Para mim, ainda mais importante foi quando Richard [Hughes] chegou e pude ouvir as razões pelas quais ele queria me levar. Ele queria que o Liverpool me levasse. Eu notei o quão profissional o Liverpool é e quão rápido as coisas foram depois", disse Slot.
"Mas o mais importante é, especialmente para mim, saber as razões pelas quais me queriam. Tivemos sorte o suficiente para ganhar algumas coisas, mas o estilo de jogo... Se alguém quer me convencer, deve dizer: 'Eu gosto do seu estilo de jogo'", seguiu.
"Ele (Hughes) realmente sabia muito, ele viu muitos jogos. Isso é algo que você quer ouvir, que eles não te querem só porque você ganhou a liga na temporada passada ou a copa nesta temporada. Tem de ser mais do que isso. Fiquei impressionado com isso e desde então as coisas correram bem", finalizou.
