Felipão aponta nome que será grande craque no futuro e revela planos sobre aposentadoria: 'Será que devo continuar?'

Scolari busca sua quarta final de Conmebol Libertadores em toda a carreira e, para isso, terá de eliminar o atual bicampeão Palmeiras


Semifinalista da Conmebol Libertadores, o Athletico-PR terá a complicada missão de tentar bater o Palmeiras, atual bicampeão da competição. A partida de ida acontecerá nesta terça-feira (30), às 21h30, na Arena da Baixada.

Dono de dois títulos da Libertadores em três finais da competição, Luiz Felipe Scolari concedeu entrevista à Conmebol antes do início da decisão diante do Palmeiras por uma vaga na final.

Aos 73 anos, Scolari deixou em aberto uma possível aposentadoria após garantir a classificação nas quartas de final contra o Estudiantes, na Argentina. À Conmebol, o experiente treinador revelou como pedidos de familiares têm tido importante peso em uma possível decisão de parar de trabalhar ao final de 2022.

“Eu sinto nesse momento que eles estão dizendo: ah, pai, tanto tempo não ficaste em casa, que trabalhaste, dedicaste ao futebol. Não que não me dedicasse aos filhos, mas deixei um pouco de lado para que a esposa cuidasse da educação destes meninos. Não está na hora de a gente viver um pouco mais, de viajar, de sair um pouco do trabalho e coisa e tal? Eles já vinham falando isso”, disse o treinador.

“Por muitas coisas que vem acontecendo na minha vida, na vida de pessoas ao meu redor, algumas estou perdendo por alguma razão, morte ou qualquer coisa, eu fico pensando: será que não vale a pena mesmo encerrar o futebol, terminar... Será que vale a pena eu me dedicar a uma nova carreira como diretor técnico? Será que devo continuar? Não sei”.

Apesar de ter a ideia de deixar o futebol no final deste ano, Scolari tem objetivos em mente. Um deles, é o de chegar à decisão da Conmebol Libertadores. Além disso, o treinador tem como opção se tornar um diretor técnico do clube em 2023. Porém, Felipão não cravou que vá assumir a função e disse que precisará estudar para o possível novo trabalho.

“Tem tanta coisa que a gente viveu e vivenciou. Mas conseguir, depois de 17 anos que o Athletico sonhava em chegar a uma semifinal, vencer uma equipe forte, competitiva e bem organizada como o Estudiantes, dá para a gente, que já vivenciou e trabalhou muitas coisas, muita alegria”.

“E ver um grupo fazer o que foi feito, fazendo o que é feito no dia a dia, como o Athletico vem fazendo, faz com que a gente se sinta bem, viva aquela emoção que pode ser maior ainda do que a gente já viveu em todos os tempos”, disse o treinador.

“Eu vou esperar essa situação do Athletico, porque quero e vou prometer aos atleticanos o melhor do meu trabalho, o melhor de tudo que eu fiz até hoje, para que a gente consiga chegar no final do ano com as metas atingidas. Depois eu posso pensar. Hoje eu não conheço o cargo de diretor técnico”.

“Eu não quero ser um “atrapalho” na vida do Athletico. Eu tenho que me inteirar de assuntos que ainda não conheço. Se eu me inteirar e achar que tenho condições, vou dialogar com minha família naturalmente. Se eu achar que não tenho condições, está bom”.

Um dos técnicos mais experientes do futebol sul-americano, Felipão, aos 73 anos, tem passado boa parte do que conhece do meio para Vitor Roque. A joia de 17 anos tem sido um dos destaques do Athletico-PR nesta temporada. Para Felipão, o garoto tem tudo para ser um dos principais nomes do futebol brasileiro dentro de três anos.

“Ele é uma joia, é espetacular, um menino puro, muito bom de trabalho. Mas ainda está em formação. Ele tem 17 anos. Aos 15 anos ele já era profissional. Não fez nenhuma formação, tem algumas valências que precisam ser trabalhadas. E o nosso torcedor já enxerga o Vitor como a solução de tudo”.

“Ele vai ser solução à medida que for evoluindo ano para ano. Imagina com o trabalho técnico que se faz no dia a dia com ele, acrescentando algumas coisas que ele não teve, por ser um jogador diferente, vai melhorando, imagina daqui a dois ou três anos? Esse é o Vitor Roque que nós queremos ver”, finalizou.