<
>

À ESPN, craque do United diz que assiste ao Brasileirão, revela último jogo que viu e não descarta atuar no país

O sotaque português virou comum no Campeonato Brasileiro nos últimos anos, com o sucesso de Jorge Jesus no Flamengo, Abel Ferreira no Palmeiras e os demais técnicos que atravessaram o oceano em busca do mesmo sucesso. E, do outro lado do Atlântico, há alguém que acompanha, e muito, a liga do Brasil mesmo sem nunca tê-la disputado.

Astro, craque e a partir de agora capitão do Manchester United, Bruno Fernandes é um fissurado no Brasileirão e contou, em entrevista exclusiva à ESPN, que assiste muito ao futebol jogado no país, a ponto de citar nomes de jogadores e times, além de saber, de cor, até qual foi a última partida que viu da competição.

"Agora o canal 11 de Portugal transmite muitos jogos. O último que eu vi foi São Paulo x Atlético-MG, gols do Hulk de falta e pênalti do Pavón. Assisti até porque o horário bateu certo, foi depois do jantar aqui (em Manchester). Mas, sim, quando posso eu acompanho os jogos", contou o camisa 8 do United, que estreia na Premier League nesta segunda-feira (14) contra o Wolverhampton, às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

A relação de Bruno Fernandes com o futebol brasileiro começou há tempos, muito por influência de ex-companheiros. Quando atuava na Udinese, da Itália, o meia atuou com Edenilson, ex-jogador de Corinthians, Internacional e atualmente no Galo. Outro com quem dividiu vestiário foi o meia Lucas Evangelista, revelado no São Paulo e hoje no Red Bull Bragantino.

Os amigos tiveram um papel importante para criar essa paixão em Bruno Fernandes, mas o meia hoje acompanha o Brasileirão com convicção e se mostra um fã do futebol disputado no país.

"Sempre que eu posso, acompanho, porque acho o futebol brasileiro atrativo, um futebol elétrico, com muita qualidade, alegria, muito um contra um. É um futebol puro. E acho que agora, com os treinadores que estão aí, não só os portugueses, mas também os brasileiros, cada vez mais estão a desenvolver na parte tática", explicou o português.

"Estão fazendo com que o jogador brasileiro venha para a Europa e já esteja preparado, não como no passado, em que víamos muito o brasileiro vindo para a Europa, mas tendo que esperar. Hoje chegam preparados porque os treinadores que estão no Brasileirão passam uma capacidade tática, porque a capacidade técnica já faz parte do jogador brasileiro", continuou Bruno, que, no entanto, prefere que o Brasil tenha uma abordagem menos sistemática.

"Acho que a capacidade tática não tem que ser trabalhada em exagero no Brasil, porque o futebol brasileiro é atrativo por ser o futebol de rua e é isso que faz o jogador brasileiro ser diferenciado".

Tamanha adoração pelo futebol praticado no país, somada à chegada de jogadores renomados que estavam na Europa, levanta a dúvida: seria possível um dia sonhar com Bruno Fernandes atuando em terras tupiniquins? O astro diz que não gosta de planejamentos muitos longos para a carreira, mas não fecha a porta para a possibilidade. Só uma coisa o desanima.

"Eu não gosto muito de falar de futuro longínquo, mas é como eu disse. É um futebol atrativo, muito interessante. A única coisa é que as viagens são muito longas aí no Brasil (risos). Tem muitas competições, muitos clubes que jogam Libertadores e Sul-Americana, competições muito boas. Não digo não, porque o futebol brasileiro é muito atrativo e nunca sabemos o futuro".

Onde assistir a Manchester United x Wolverhampton?

Manchester United x Wolverhampton terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ nesta segunda-feira (14), às 16h (de Brasília).