Com a chegada da data Fifa de novembro, saiba qual a situação de cada seleção na disputa por vaga na Copa do Mundo de 2022.
Falta praticamente um ano para a Copa do Mundo! O Mundial do Catar em 2022 está marcado para se iniciar no dia 21 de novembro. E esta quinta-feira traz mais uma rodada de eliminatórias pelo planeta, com apenas três equipes já matematicamente classificadas: Alemanha, Dinamarca e o próprio Catar.
A atual data Fifa será importante, podendo definir a vida de muitas seleções em todo o planeta. Por isso, o ESPN.com.br traz a situação das eliminatórias em cada continente, apontando os classificados, eliminados e também o formato de disputa.
Pelas eliminatórias asiáticas, Austrália e Arábia Saudita jogam nesta quinta, às 6h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo e exclusiva para assinantes Star+. Mais tarde, às 8h, Coreia do Sul e Emirados Árabes medem forças com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
Já nas eliminatórias africanas, às 16h, é a vez de África do Sul e Zimbábue disputarem os três pontos com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
Eliminatórias asiáticas
Na primeira e segunda fase das eliminatórias asiáticas, 34 seleções já foram eliminadas. Restaram 12 equipes para a atual terceira fase, que funciona com a divisão de dois grupos de seis times. Cada grupo se enfrenta em sistema de pontos corridos em ida e volta. Os dois primeiros de cada grupo estão classificados para a Copa do Mundo, ao passo que os terceiros lugares se enfrentam em jogo único para decidir quem representará a confederação na repescagem da Fifa.
Classificados:
Nenhuma seleção
Disputando vaga
Irã, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Austrália, Líbano, Omã, Emirados Árabes Unidos, Japão, Iraque, China, Síria e Vietnã.
Eliminatórias africanas
A primeira fase das eliminatórias africanas deixou 14 seleções eliminadas. Ainda existem 40 times na disputa da segunda fase, divididos em 10 grupos de quatro times cada. Com partidas de ida e volta, os 10 campeões de cada grupo avançam para a terceira fase, na qual se decidirão os cinco classificados para a Copa do Mundo em mata-mata de ida e volta.
Classificados para o mata-mata final:
Senegal e Marrocos.
Disputando vaga no mata-mata final:
África do Sul, Gana, Egito, Líbia, Gabão, Mali, Uganda, Costa do Marfim, Camarões, Nigéria, Cabo Verde, Tunísia, Guiné Equatorial, Zâmbia, Argélia e Burkina Faso.
Eliminados:
Níger, Djibouti, Mauritânia, Libéria, Malawi, Moçambique, Quênia, Ruanda, Angola, Etiópia, Zimbábue, Togo, Namíbia, Congo, Guiné-Bissau, Guiné, Sudão.
Eliminatórias da Concacaf
Na América do Norte e Central, 27 seleções já foram eliminadas em primeira e segunda fase. A fase decisiva é disputada em grupo único de oito seleções, com partidas de ida e volta. Os três primeiros se classificam para a Copa do Mundo, ao passo que o 4º lugar vai para a repescagem da Fifa.
Classificados:
Nenhuma seleção
Disputando vaga:
México, Estados Unidos, Canadá, Panamá, Costa Rica, Jamaica, El Salvador e Honduras.
Eliminatórias sul-americanas
Embora Tite já tenha cravado o Brasil como classificado em entrevista coletiva na última quarta-feira, ainda não há nenhuma seleção sul-americana matematicamente garantida na Copa do Mundo. O sistema é simples: 10 equipes se enfrentam no grupo único em ida e volta. As quatro primeiras vão para o Catar e a quinta segue para a repescagem da Fifa.
Classificados:
Nenhuma seleção.
Disputando vaga:
Brasil, Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Chile, Bolívia, Paraguai, Peru, Venezuela.
Eliminatórias europeias
Todas as seleções europeias foram divididas em 10 grupos de 5 ou 6 equipes. Os campeões de cada grupo estão classificados para a Copa do Mundo, ao passo que vice-campeões seguem para uma segunda rodada, a ser disputada em mata-mata (ida e volta). Os vencedores dos mata-matas também se classificam.
Para completar 12 times nos mata-matas, os 10 vice-campeões terão a companhia das duas melhores seleções que não se classificaram nas eliminatórias europeias, mas venceram seus grupos na Liga das Nações. No momento, elas seriam o País de Gales e a Áustria.
Classificados para a Copa do Mundo:
Alemanha e Dinamarca
Disputando vaga:
Sérvia, Portugal, Suécia, Espanha, Grécia, Itália, Suíça, França, Ucrânia, Finlândia, Bósnia e Herzegovina, Bélgica, República Tcheca, País de Gales, Escócia, Israel, Áustria, Holanda, Noruega, Turquia, Montenegro, Rússia, Croácia, Inglaterra, Polônia, Albânia, Hungria, Romênia, Macedônia do Norte, Armênia, Islândia.
Eliminados:
Luxemburgo, Irlanda, Azerbaijão, Georgia, Kosovo, Bulgária, Irlanda do Norte, Lituânia, Cazaquistão, Estônia, Belarus, Ilhas Faroe, Moldávia, Letônia, Gibraltar, Eslováquia, Eslovênia, Malta, Chipre, Andorra, San Marino, Liechtenstein.
Eliminatórias da Oceania
Devido à pandemia da COVID-19, a OFC (Confederação de Futebol da Oceania) não conseguiu organizar suas eliminatórias. A intenção é dar início às disputas apenas em março de 2022, com partidas sediadas no Catar. A região tem direito apenas a uma vaga na repescagem da Fifa, sem vagas diretas.
