<
>

Grande ídolo do país, Pandev se despede da seleção protagonizando maior momento de sua história

Campeão da Champions League com a Inter de Milão e conhecido por seu jeito trombador como atacante, Goran Pandev encerrará, nesta segunda-feira (21), sua história com a camisa da seleção da Macedônia do Norte.

Maior artilheiro da história do país, com 37 gols, e jogador com mais jogos pela seleção, com 121, o atacante, que está prestes a completar 38 anos, entrará em campo pela última vez contra a Holanda, na última rodada da fase de grupos da Eurocopa.

“Estou feliz de dizer adeus à seleção em uma competição como essa. Acho que é o melhor adeus que eu poderia ter, será emocionante, mas sei lidar com isso. Espero que esta geração consiga a classificação para a Copa e possa dar muitas alegrias ao povo da Macedônia. Esses jogadores merecem jogar uma Copa do Mundo”, disse em entrevista coletiva antes do jogo.

Pandev, que fez seu primeiro jogo pelo país há pouco mais de 20 anos, conseguiu fazer história ao ajudar a nação a se classificar, pela primeira vez, para um torneio grande como a Euro. Como um ato ainda mais simbólico, o camisa 10 foi quem marcou o primeiro gol do time na história, na derrota por 3 a 1 para a Áustria.

Pandev fez sua carreira quase toda na Itália, com rápida passagem pelo Galatasaray em 2015, sendo a Inter de Milão o clube onde mais foi vencedor, em 2010.

Atualmente, o jogador está se despedindo, também, do Genoa. E, após o fim de seu contrato, pode não mais voltar aos gramados, tornando esta partida, também, a última de sua carreira.

“Meu contrato com o Genoa está no fim, então acho que é o fim da minha carreira. Não tenho planos profissionais para o futuro. Na seleção, é 100% o fim, e espero dizer adeus da melhor maneira”, apontou.

Pandev deixa, agora, um legado para os próximos jogadores e gerações que virão. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo, a seleção está em segundo na chave da Alemanha, adversária derrotada em março com gol do veterano camisa 10, em mais uma noite épica que deixou para os torcedores. Assim como será nesta segunda, independentemente do resultado.