Apesar de ter jogado melhor, a Colômbia não conseguiu sair de um 0 a 0 com a Venezuela, nesta quinta-feira (17), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa América 2020, pelo grupo B. A partida foi disputada no Estádio Olímpico, em Goiânia.
O grande responsável pelo empate foi o goleiro venezuelano Wuilker Fariñez, que fez defesas fundamentais, que garantiram o resultado para a Vinotinto.
Os colombianos chegaram ao seu quarto jogo consecutivo sem derrota e seguem invictos em 2021. Vale lembrar que, em 2020, a seleção venceu uma única vez, somando ainda duas derrotas e um empate.
Com o resultado, a equipe do técnico Reinaldo Rueda ainda aumentou a sua invencibilidade na Copa América e somou o seu sexto jogo consecutivo sem derrota na competição. E detalhe: sem sofrer um gol sequer.
Os Cafeteros também mantiveram a soberania sobre a Vinotinto e não sabem o que é perder para a seleção rival desde junho de 1972, ou seja, há 49 anos.
A Venezuela, por sua vez, ainda somou o seu quinto jogo consecutivo sem vitória e não vence desde novembro de 2020, quando bateu o Chile pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022 no Catar.
Afetada pelos mais de 10 casos de COVID-19 detectados desde antes da estreia com o Brasil na Copa América, a Venezuela voltou a campo com os mesmos titulares utilizados pelo técnico português José Peseiro na primeira rodada.
No banco de reservas, a curiosidade ficou por conta da presença do atacante Jan Hurtado, do RB Bragantino, que foi chamado às pressas para a competição após o surto de COVID-19.
O técnico Reinaldo Rueda fez o mesmo e, sem desfalques, repetiu o mesmo time que utilizou na estreia com o Equador.
Na raça, a Venezuela busca o seu primeiro título de Copa América na história, já que até o momento a sua melhor campanha até aqui foi uma quarta colocação em 2011. Já a Colômbia, que foi campeã em 2001, já chegou duas vezes na decisão e ainda tem um vice em 1975.
Situação do campeonato
Com o empate, a Colômbia foi a quatro pontos e assumiu provisoriamente a liderança do grupo B, passando o Brasil momentaneamente na classificação. A seleção de Tite ainda entra em campo nesta quinta contra o Peru, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e mesmo com um empate retoma a ponta, já que tem melhor saldo de gols que os colombianos.
Os Cafeteros, que poderiam ter encaminhado a classificação em caso de vitória, mesmo assim ainda seguem em situação tranquila na fase de grupos, já que Peru e Equador ainda não somaram um ponto sequer e, no momento, ocupam a quarta e quinta colocação, respectivamente, com os equatorianos sendo eliminados com a atual configuração.
Já a Venezuela, saltou para a terceira colocação no grupo e entrou na zona de classificação para o mata-mata da Copa América, com um único ponto somado.
Vale lembrar que os quatro primeiros colocados dos grupos A e B avançam para as quartas de final, com os dois últimos sendo eliminados.
O cara: Wuilker Fariñez
O goleiro da Venezuela foi o grande responsável pelo ponto somado pela sua equipe. Isso porque foi solicitado mais de uma vez durante os 90 minutos, uma vez que os colombianos dominaram o jogo, e fez defesas fundamentais.
Foi mal: Luis Díaz
O meia-atacante, que entrou apenas no segundo tempo, deu um pisão em um jogador da Venezuela já nos acréscimos e foi expulso de jogo. O atleta ainda desfalcará a Colômbia na partida contra o Peru.
Próximos jogos
As duas seleções voltam a campo já no próximo domingo, pela terceira rodada do grupo B da Copa América. Enquanto a Colômbia encara o Peru, mais uma vez no Olímpico, em Goiânia, a Venezuela tem pela frente o Equador, no Estádio Nilton Santos.
Os colombianos descansam apenas na quinta e última rodada, enquanto os venezuelanos na quarta rodada.
FICHA TÉCNICA
Colômbia 0 x 0 Venezuela
GOLS: a partida não teve gols.
COLÔMBIA: Ospina; Muñoz, Yerry Mina, Davinson Sánchez e Tesillo; Cuadrado, Wilmar Barrios, Uribe e Cardona (Luis Díaz); Luis Muriel (Campaz) e Duván Zapata (Miguel Borja). TÉCNICO: Reinaldo Rueda.
VENEZUELA: Fariñez; Alexander González (Ronald Hernández), La Mantía, Adrian Martínez, Mago e Cumana; José Martínez, Júnior Moreno, Manzano (Yangel Herrera) e Casseres Jr (Castillo): Aristeguieta (Córdova). TÉCNICO: José Peseiro.
