<
>

Com São Paulo campeão depois de 8 anos, quem é o grande há mais tempo sem um título no Brasil?

Ao conquistar o Campeonato Paulista de 2021, com vitória por 2 a 0 na final sobre o Palmeiras, o São Paulo saiu da fila e encerrou um jejum de pouco mais de oito anos sem um título. O último havia sido a Copa Sul-Americana, em dezembro de 2012.

Mas e agora, qual dos chamados 12 grandes do futebol brasileiro está há mais tempo sem um troféu agora que o São Paulo foi novamente campeão? O ingrato primeiro lugar da fila é de outro Tricolor... o carioca.

O Fluminense ostenta o maior jejum de títulos entre os grandes do país. Sua última conquista foi a Primeira Liga de 2016, ganha em 20 de abril, ou seja, há 1.860 dias. O troféu da primeira edição do torneio, que nem existe mais, veio após vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, gol de Marcos Júnior.

Outros três chamados grandes não comemoram um título desde 2016, e curiosamente no mesmo dia. Em 8 de maio, Internacional, Santos e Vasco foram campeões estaduais. Dois anos depois, em 2018, foi a vez do Botafogo festejar o Campeonato Carioca, seu troféu mais recente.

Os demais times já venceram títulos recentemente. Assim, como São Paulo, Flamengo, Grêmio e Atlético-MG ganharam os estaduais de 2021 (o rubro-negro também ergueu a Supercopa do Brasil na atual temporada).

O Palmeiras, em março deste ano, levantou a Copa do Brasil, além da Libertadores, algumas semanas antes. Já Corinthians e Cruzeiro sagraram-se campeões paulista e mineiro na temporada 2019.